Blog Mentores

Blog Mentores Blog Mentores

blog blog
Pesquisa

Por que criar um eBook é vantajoso para sua empresa?

Os nossos meios de comunicação já estão seguindo os passos da transformação digital. As empresas, consequentemente, devem seguir o mesmo ritmo e, uma das estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo que acompanham esse meio de informação é a criação de um eBook ou mais, além de ser um grande instrumento para gerar leads.

Segundo uma pesquisa da B2B Content Marketing Benchmarks de 2015, dos empresários que aproveitam de estratégias de marketing digital, 37% utilizam este meio como sua principal ferramenta.

Aproveite o conteúdo das próximas linhas e, saiba o que é um eBook e porque ele é tão importante para sua empresa.

eBook, O Livro Eletrônico

Ebook é uma abreviação para electronic book. Trata-se de um livro digital, feito para ser lido em dispositivos como computadores, smartphones, tablets, entre outros, e que pode ser baixado gratuitamente ou comprado. Ideal para conteúdos extensos e de qualidade, geralmente são oferecidos escaneados ou escritos eletronicamente nos formatos PDF, HTML ou ePub.

Em uma estratégia de marketing, é necessário ser interativo, dinâmico, fácil de ler e ainda atrativo, oferecendo assuntos relevantes à persona da sua empresa. De acordo com seu segmento, ele deve despertar o interesse do público em realizar o download. Uma dica é fazer com que ele seja, também, compartilhável, para aumentar as visualizações de sua marca e a posição de seu site nos rankings do Google. Otimizando popularidade e alcance, sua empresa atrai potenciais clientes e, ainda, instrui seus leads.

Nas estatísticas de marketing da RockContent, está escrito que segundo EduTrends, 2016, “instituições que utilizam o Marketing de Conteúdo como estratégia, produzindo e publicando ebooks, geram 7x mais leads em relação àquelas que não têm prática.” (grifo nosso). Confira mais vantagens a seguir.

Introdução

O principal objetivo da distribuição deste conteúdo é a geração de leads, por meio de um sistema de recompensa digital, que pode funcionar, por exemplo, assim:

 

  1. Você escreve um conteúdo interessante para seu target entrar no blog da sua empresa e prepara uma Landing Page otimizada com SEO;
  2. Produz um eBook que fortaleça a ideia de seu conteúdo e que aprofunde ainda mais conhecimento sobre o tema;
  3. Disponibiliza o arquivo de seu livro eletrônico para download grátis, após o preenchimento de alguns dados na LP, como e-mail, cargo, área de atuação e etc.
  4. Pronto! Preenchidas as informações em troca do eBook, o leitor tem acesso imediato à leitura do livro e passa a ser um efetivo lead da sua empresa.

 

Conquistados estes leads, a empresa adquire um aumento da sua lista de contatos, criando um mailing e um relacionamento concreto com o cliente e, ainda, consegue entender em que fase da jornada de vendas seu cliente está – o que facilita no desenvolvimento de novos conteúdos pensados no perfil do seu público consumidor.

Além disso, com tanta informação compartilhada, sua empresa passa a ser vista com credibilidade e torna-se referência no assunto. Por isso é tão importante que a produção do material seja conveniente para seu negócio.

Desenvolvimento

  • Primeiramente, pense na persona a qual sua empresa quer se comunicar, como por exemplo, qual gênero, idade, interesses, grau de instrução entre outras qualidades que tem mais chances de baixar o conteúdo.

 

  • Qual nível do funil de vendas se encontra? Analise seu mercado e defina um tipo de oferta para cada etapa, ou seja, se o target, agora, já baixou um eBook, está no topo do funil, já os leads que estão lendo seu blog, ainda estão no meio. Pensar no target certo, trará oportunidades de vendas mais assertivas.

 

  • Reflita, também, sobre o propósito desse eBook. Será para os leads entrar em contato, ou para apenas consumirem conteúdo? Qual o problema que posso ajudar meu lead a solucionar? Para ajudar a criar o tema, procure no Google Analytics os assuntos mais acessados no seu site ou blog.

 

  • É possível fazer um brainstorming com todas estas informações coletadas e, em seguida, planejar seu briefing. Uma dica é fazer um outline, descrevendo em tópicos a estrutura que seguirá seu eBook, para, assim, começar a escrever sobre um conteúdo específico.

 

  • A leitura do livro digital deve ser leve, fluida e não excessivamente longa, por isso, escreva com criatividade. É legal dividir em capítulos e subtítulos, deixar os parágrafos curtos, abusar dos bolds e bullets points, a fim de deixar o texto o mais escaneável possível.

 

 

  • Revise todo o conteúdo quantas vezes for necessário. Valide todos os conceitos e informações dispostas. Não esqueça de adequar à ortografia padrão e já pense em um título claro, tanto do próprio material quanto da Landing Page.

 

  • O design deve ser feito seguindo a identidade visual da sua empresa. Toda a diagramação e layout, tem de ser moderna e atraente, com suas cores e a sua logo, para ficar na memória do leitor.

 

  • Escreva também a redação de sua LP, adicionando aquele título já estabelecido, o por quê o leitor deve fazer o download, os principais pontos do tema e aquele Call to Action superatrativo.

 

  • E, claro, cumpra sua promessa! Se o lead preencheu os dados, garanta o melhor conteúdo que ele espera sobre aquele assunto e que ele consiga baixar o pdf. Uma “Thank you page(TYP), é também uma forma criativa de satisfazer o cliente.

Próximo capítulo

Agora que você já tem o contato do lead, mande um e-mail marketing para seu cliente. Ofereça outros materiais, preservando o fluxo de informação e respeitando as fases do funil, como artigos, infográficos, e outros, mantendo o acesso ao seu blog e amadurecendo a decisão do cliente. Ligue se for possível. Seu cliente já sabe o que quer!

Compartilhe nas mídias sociais, inclusive com seus colegas de trabalho para aumentar o compartilhamento, a atração e o engajamento para futura conversão em leads.

É legal ter uma frequência de produção de eBook e por ser um conteúdo extenso, essa periodicidade pode ser dada a cada mês, ou a cada bimestre. Isto serve, também, para analisar e comparar resultados, e melhorar com os erros.

Quer um exemplo bem legal de Ebook? Baixe agora gratuitamente nosso guia “Eleve suas vendas para a Indústria 4.0” que preparamos especialmente para você alavancar seus resultados!

Existem, ainda, empresas que produzem livros eletrônicos para outras empresas. Para mais informações sobre E-books fale com a gente! Aproveite e assine a newsletter do nosso blog para receber em primeira mão os melhores conteúdos para sua empresa.

Avatar Ingrid Marina postou 04/10/2018
toasty