Blog Mentores

Blog Mentores Blog Mentores

blog blog
Pesquisa

Transformação Digital: agora é a hora!

Estamos passando pela transformação digital. Sim! É algo que está acontecendo agora! E, quando falamos no assunto, logo nos vem à cabeça robôs ou coisas que julgamos “absurdas”. Mas, na verdade, estamos falando da necessidade das empresas usarem a tecnologia para melhorar o desempenho dentro dos negócios.

A boa notícia é que existem empresas que oferecem treinamentos corporativos com várias estratégias e soluções para tornar as organizações mais produtivas e com melhores resultados.

 

O que é Transformação Digital

Vamos contextualizar melhor? Não podemos falar de transformação digital, sem falar da Indústria 4.0, que consiste basicamente em inovações tecnológicas dos ramos de automação, controle e tecnologia da informação, ou seja, processos que ficarão cada vez mais eficientes.

Nesta era, não se aplica mais a dependência de ferramentas materiais, os processos passam a ser digitalizados e os custos são reduzidos, tornando as empresas disruptivas. O processo também consiste em:

  • Desmaterialização;
  • Desmonetização;
  • Democratização.

Mesmo não sendo do ramo de tecnologia, as empresas buscam se adaptar, pois são conhecidas e julgadas através dela. E o mais importante: precisam ser capazes de se conectar aos clientes e satisfazê-los através de experiências digitais.

Estar nas redes sociais ou fazer um armazenamento de arquivos em nuvem não quer dizer que sua empresa já tenha passado pela transformação digital. Isso requer uma mudança maior e envolve não só a área de TI, mas, é também um investimento de tempo e gestão.

 

Impactos

É fácil entendermos o impacto causado quando analisamos de forma geral. A tecnologia tem mudado todas as áreas das nossas vidas. Um exemplo disso é a facilidade que hoje temos de pedir comida por um aplicativo e podermos acompanhar todo o processo pelo celular.

E, se tratando de negócios, os impactos vão além de aumentar o volume de vendas. Existem vários outros pontos a serem encarados, por exemplo, a influência na comunicação interna, onde os colaboradores alinhados com os novos processos aumentam o desempenho e trabalham mais motivados.

Quando implementada, além da produtividade, também gera o aumento da competitividade, pois a empresa terá uma estrutura e posicionamento melhor no mercado.

 

Como se preparar e os seus desafios

A mudança de métodos é sempre um desafio. Dificuldades técnicas aparecem, falta iniciativa dos líderes. Fora isso, é necessário também pensar em como garantir o retorno financeiro, resolver os problemas de TI, entre outros.

E, para que os processos digitais funcionem de forma correta, o primeiro passo é oferecer os recursos e as ferramentas certas para os colaboradores. Não só investir em tecnologia, mas prepará-los e incentivá-los a se capacitarem para as mudanças.

Inovação é a palavra-chave. A transformação é constante, e é necessário pensar em novas estratégias, lembrando sempre de oferecer a melhor experiência para o usuário.

Se a sua empresa ainda não passou pela transformação digital, é hora de buscar recursos e inovar. Não precisa se assustar! Como falamos lá no início: existem especialistas que podem ajudar no processo.

Gostou deste texto? Tem algum assunto que gostaria que falássemos aqui? Compartilhe suas ideias com a gente!

Avatar Ingrid Marina postou 14/09/2018
toasty