Mercado digital: 4 dicas para transferir seu negócio

E-Commerce

Mercado digital: 4 dicas para transferir seu negócio

Não dá para negar: estar online e fazer parte do mercado digital tem se tornado a principal estratégia para a maioria dos negócios de varejo. Para se ter uma ideia, 47% dos consumidores com acesso à rede realizam pesquisas online antes de comprar em uma loja física, de acordo com o levantamento feito pela SPC Brasil em parceria com a CDL.

Isso quer dizer que a empresa que não investe no mercado digital está deixando de atingir um potencial consumidor final e, consequentemente, de vender mais.

É verdade que para quem sempre trabalhou apenas com o mercado offline, inserir-se nas vendas online pode ser um pouco mais complicado, mas não há por que se desesperar, pois a migração pode ser simples! Pensando nisso, listamos algumas dicas de como transferir seu produto ou serviço para o mercado digital. Confira!

Comece pelo marketing digital

Em contramão à crise econômica brasileira, as ações de marketing digital vêm crescendo cada vez mais. Recentemente o setor cresceu 26% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando um faturamento de R$ 11,8 bilhões segundo o estudo ADigital AdSpend 2017, do Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), em parceria com a comScore.

Isso não é à toa, visto que as estratégias de marketing digital têm mostrado bons resultados para quem investe nesse tipo de divulgação. Muito além de estar presente em alguma rede social, estas ações têm um baixo custo em comparação a outros meios de comunicação tradicionais como a televisão e o rádio. Além disso, o marketing digital possui um alto poder de segmentação e a possibilidade da mensuração de resultados exatos.

Isso sem contar que há centenas de oportunidades que podem ser exploradas pelo marketing digital, como:

Monte um e-commerce

Seguindo a mesma tendência do marketing digital, o ecommerce é mais um mercado online que tem obtido crescimento. Nos últimos anos, as lojas virtuais cresceream 11% e faturaram R$ 59,9 bilhões segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Diferentemente do comércio tradicional, o e-commerce possibilita que um negócio local expanda barreiras e torne-se nacional, por exemplo, aumentando o alcance das vendas. Além disso, com uma plataforma de e-commerce, é como se sua loja funcionasse a todo momento sem a necessidade de gastos com tantos funcionários, com locação de espaço físico, entre outros aspectos que fazem parte de um escopo que é necessário para o bom funcionamento de uma loja física.

Considerando as ferramentas disponíveis atualmente, vários processos físicos podem ser trazidos para o digital e renovar a forma como compramos e vendemos produtos. Com a realidade virtual, por exemplo, é possível criar um provador digital para lojas de vestuário, ou uma simulação de ambientes para lojas de decoração.

Transfira os processos para o digital

O armazenamento e o gerenciamento de processos internos para a nuvem já têm sido muito utilizados pelas grandes empresas, e um dos principais motivos se deve à economia gerada. Quando tratamos de processos digitais, as palavras chave são praticidade e corte de gastos.

Imagine a quantidade de reuniões entre as equipes que podem ser evitadas com a gestão de processos na nuvem? Isso impacta diretamente em custos, como hospedagem e deslocamento para esses encontros.

Há também o aumento da eficiência, pois transferir algumas atividades para a nuvem, como meios de pagamento, pode tornar os processos mais acessíveis de qualquer lugar, e não somente no endereço físico do seu negócio. As informações podem ser atualizadas a qualquer momento, de forma simples e rápida, e você pode contar com a inteligência artificial para tornar processos diários mais simples.

Caderno e computador ilustrando um planejamento de marketing digital

Se especialize no mercado digital

Falamos no início do post sobre a dificuldade natural quando há um processo de grandes mudanças. Nessas horas pode faltar conhecimento, já que o mercado digital é uma novidade para você, além de estar em constante renovação.

Como este é um mercado dinâmico, é essencial estar em contato com novidades e informações pertinentes à area. Se quiser uma dica de onde começar, nosso blog está cheio de informações valiosas e vários artigos sobre este assunto, que vão ajudar experts e iniciantes. Boa leitura!

Para quem precisa encontrar uma consultoria, a boa notícia é que existem agências especializadas em tecnologia e que podem lhe ajudar no processo de inclusão do seu negócio na internet, do início ao fim. O conhecimento do mercado, os profissionais qualificados e o foco em resultados de uma consultoria podem fazer toda a diferença nesse momento.

Quer auxílio para transferir sua empresa para o mercado digital? Nós podemos lhe ajudar, entre em contato e nos apresente seu negócio! E se quiser se inspirar com um case de sucesso que produzimos por aqui, confira o material que preparamos:

Letícia
postou 08/04/2021

© Mentores Digital 2021 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Mentores