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Tendências do Instagram para 2020

Como sabemos, o Instagram está sempre modificando suas funções, lançando novas ferramentas e novas formas do usuário se relacionar com os conteúdos da plataforma. E, para este ano, já apostamos em algumas tendências que estão por vir dentro do APP.

Essas modificações acontecem para atender tanto perfis de usuários físicos como perfis empresariais, mas ao fim todos são impactados pelas mudanças. Você já deve ter ficado surpreso ao entrar no aplicativo e ver modificações significativas, não é? Para não ser tão surpresa assim, vamos juntos conhecer algumas tendências para o aplicativo em 2020:

Vender e comprar de forma ainda mais fácil

Já faz algum tempo que o Instagram se tornou uma ferramenta atrativa para vender e comprar produtos, principalmente após o lançamento, em 2019, do Checkout e o Shopping For Creators, duas ferramentas que possibilitam a compra de itens sem que o usuário saia do aplicativo.

Segundo o Instagram, mais de 130 milhões de pessoas interagem com publicações comerciais todos os meses. E, pensando nessas empresas que patrocinam suas publicações, a plataforma deve lançar novas ferramentas para transformar a rede social em não só uma rede de relacionamentos, mas sim uma importante ferramenta de marketing.

Informações rápidas, temporárias e mais chamativas

Devido ao grande número de publicações nos Stories, algumas postagens acabam passando batido. Para resolver esse problema, o Instagram pensa em lançar novos recursos para os Stories, principalmente para perfis empresariais.

Uma grande aposta são Stories com realidade aumentada, criando um destaque muito maior através desse recurso, muito além dos filtros já disponibilizados. Porém, as informações deverão ficar ainda mais rápidas e objetivas, atraindo interesse logo no primeiro contato.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, segura um celular com um suporte, fazendo um movimento e sorrindo para tirar uma foto dele mesmo (selfie).

Barack Obama faz selfie para alimentar seu posto como Digital Influencer.

Conteúdos mais autênticos com o IGTV Series

O recurso do IGTV existe desde 2018, quando foi lançado com o intuito de ser uma extensão dos vídeos mais longos, já que a plataforma não permite vídeos maiores de 1 minuto na timeline.

Agora o IGTV poderá evoluir, principalmente para criadores de conteúdo. Poderá ser contada histórias fragmentadas, no formato de séries ou conteúdos mais aprofundados que não funcionam bem nos Stories, por exemplo. É um ponto a favor para os digital influencers que poderão transformar o IGTV em uma espécie canal.

Links abrem espaço para o engajamento

Links não funcionam em postagens no Instagram desde sempre, porém, agora, o desafio é fazer com que o usuário não precise sair do APP para nada, uma forma em que é possível encontrar o que é relevante para cada usuário dentro da própria plataforma.

Assim, conteúdos serão mais importantes do que links externos, fazendo que publicações ganhem ainda mais engajamento. Outro ponto relevante, é o crescimento da importância das legendas que provavelmente ficarão maiores, com conteúdos específicos e direcionados.

Uma ilustração exibe três mãos segurando celulares que mostram fotos de objetos. Há ícones de corações em cima dos celulares que mostram a quantidade crescente de curtidas de cada imagem.

Use e abuse das ferramentas do Instagram

Uma tendência que nunca vai sair de moda é a experiência do usuário e a valorização de suas ideias. Por isso, é importante conhecer a fundo as ferramentas da plataforma para fornecer conteúdos que criam engajamento.

O fato é que o Instagram se tornou uma grande ferramenta do marketing e saber usá-lo é fundamental para o sucesso de sua marca.

E aí, animado para vivenciar todas essas tendências? Quer ler mais sobre o assunto? Que tal sobre tecnologia?!

Delvair Raul Macedo
postou 07/02/2020

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