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Pesquisa

Tendências de 2019 que seu Ecommerce ainda não possui

Antes de saber quais são as tendências de 2019, pense que esse será um ano promissor para o comércio eletrônico! Estamos juntos torcendo para esquecer a crise econômica sofrida nos últimos anos e pela recuperação econômica de todo país.

Positivamente, devido às mudanças do comportamento do consumidor, o cenário do mercado virtual está constantemente evoluindo. Segundo o EcommerceNews, “no Brasil, por exemplo, os serviços relacionados a esta tecnologia devem crescer 18% em relação à 2017, conseguindo um faturamento de US$ 3,2 bilhões no país em 2018”. Imagine para 2019!

Muitas outras lojas migrarão para o sistema online, e os consumidores estarão cada vez mais exigentes. Assim, os responsáveis por Ecommerces devem pensar em maneiras de manterem-se atualizados para não serem engolidos, ou simplesmente esquecidos, em meio a um mercado tão vasto e que está constantemente passando por mudanças.

Mas fique tranquilo, pois preparamos a seguir alguns aprimoramentos e melhorias que serão tendências nesse ano que apenas começou, e que servirão como dicas para as otimizações para  seu Ecommerce. Confira!

Mobile Friendly

Ter um site amigável aos dispositivos móveis, além das versões em aplicativos, nem é mais novidade. Porém é indispensável citar a responsividade como otimização, tendo em vista o grande número de acessos e, inclusive, de compras realizadas por usuários de tablets e smartphones.

Segundo a própria Anatel, “dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informam que o Brasil possuía 233,35 milhões de linhas móveis em operação no mês de outubro de 2018”.

São milhões de pessoas acessando a internet pelo celular. Em muitos casos, as compras por dispositivos móveis já superam  as por desktops. Aproveite a oportunidade de melhorar a experiência do seu cliente dentro do seu site.

Segmentações

Temos observado em nossas experiências que quanto ao surgimento de novos Ecommerces neste ano, a tendência será destaque para Ecommerces segmentados em nichos específicos. As novas empresas estão aproveitando a cauda longa e construindo marcas com características particulares para fugir da concorrência.

Outra moda para as segmentações de 2019 será quanto aos e-mails marketing enviados aos clientes. Quem já usa essa técnica sabe que eles preferem e-mails personalizados. Esta aproximação com o cliente, além de reter, engaja muito mais o relacionamento com a sua empresa. Você pode seguir essa onda observando o histórico de compras, as páginas navegadas e as listas de desejos dos seus clientes cadastrados.

Marketing Digital

Além de planejar  seus investimentos, produtos, público, fornecedores, estoque, etc, os planejamentos de comunicação, como os das ações de marketing, são estratégias que devem estar prontinhas para seguir o fluxo em 2019.

O marketing de conteúdo e inbound marketing continuam à toda nesse ano! Aproveite para observar se seu Ecommerce está compatível com as técnicas de melhorias em SEO para dar um upgrade em seu tráfego orgânico.

Observe sua persona e confira quais plataformas ela utiliza. Marque presença nas  redes sociais que seu público está e interaja com ele.

Inclusive, o que está em voga agora é a extensão total dos Ecommerces dentro das redes sociais. Como isso? Bom, já faz um tempo que é possível habilitar compras de seu Ecommerce dentro do Facebook, e o redirecionamento direto para seu produto através do Instagram, por exemplo. Agora que os usuários já estão habituados a esse tipo de compra, não perca essa oportunidade de venda!

Machine Learning

Vinda da Inteligência Artificial, a Machine Learning, ou o “aprendizado das máquinas”, é uma das propensões para o novo ano. A técnica permite PCs ou robôs, aprendam (programadamente) a realizar tarefas que antes apenas humanos poderiam fazer.

Algumas pessoas até ficam preocupadas achando que perderão seus empregos por máquinas, mas o que é importante ressaltar aqui é que essa modalidade abrirá também vagas para profissionais supercapacitados a trabalhar com as mesmas.

Um exemplo de Machine Learning que pode facilmente ser incorporado em seu Ecommerce é o uso de chatbots no atendimento online. As perguntas e respostas automáticas facilitam e agilizam todo o processo, além de não deixar seu cliente na mão nunquinha!

Realidades Aumentadas e Virtuais

Essas são as grandes tendências de 2019! Nas lojas do exterior as taxas de conversões estão aumentando com essas novas tecnologias.

A realidade aumentada possibilita visualizar elementos virtuais integrados no mundo real mesmo, a partir do uso de uma câmera, e a realidade virtual permite que o usuário interaja com uma interface programada com recursos gráficos ou imagens 360°, dando a ele a impressão de estar em uma outra realidade.

Os usuários, assim, poderão ter uma nova experiência com sua loja, podendo testar roupas, verificar se os móveis vão combinar com sua sala, entre infinitas possibilidades.

Tendências em Features

O uso de pesquisas por voz é uma  funcionalidade que está ganhando popularidade no exterior, porém as tecnologias de reconhecimento da língua portuguesa ainda não são comuns nos processos de alguns Ecommerces brasileiros. Mas cá entre nós: a gente sabe que é questão de tempo, né!?

Apostar em novos modelos de entregas também são diferenciais para se pensar e deixar sua empresa à frente da competitividade do mercado. As entregas no mesmo dia da compra já são algo que está acontecendo e ganhando espaço nos Ecommerces. Nos EUA, por exemplo, já se usam drones para isso. No Brasil, ainda se está sendo estudada a regulamentação dessa atividade.

As moedas alternativas são também tendências de 2019 e dos próximos anos. As criptomoedas, como a Bitcoin, são aquelas moedas compradas virtualmente. Comece a pensar a respeito.

Os conteúdos em vídeos são a promessa para esse ano e principalmente 2020! Segundo a Cisco, o percentual de tráfego na internet para o ano que vem será 82% vindos exclusivamente através de vídeos. Além disso, a eMarketer diz que no Brasil, 86% dos usuários já costumam acessar esse formato de conteúdo. Tá esperando o que?

Para mais informações sobre Ecommerces, fale com a gente! Tem alguma ideia? Vamos conversar! Aproveite para interagir conosco nos comentários e assine nossa newsletter para não perder nenhuma novidade! Nos vemos logo.

Avatar Ingrid Marina postou 14/01/2019
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