Para entender o que é ser Scrum Master, devemos perceber primeiramente, nosso contexto atual, onde, o uso de métodos ágeis tem crescido muito nas empresas, pensando não só na rapidez com que os projetos, produtos ou serviços são desenvolvidos, mas também na facilidade com que os envolvidos nesse processo têm para que isso aconteça.
O Scrum Master, então, entende e preza por essa facilidade, e é o responsável para que ela aconteça na empresa em que está inserido. Ele, mais do que qualquer outro, está diretamente ligado às regras e valores do Scrum. Portanto não há como entender o Scrum Master sem entender o próprio Scrum.
O Scrum é um framework usado para gerenciar projetos complexos de forma ágil. Com os valores de comprometimento, coragem, foco, transparência e respeito, faz com que o time desenvolva o projeto de forma mais eficiente.
Uma das coisas mais interessantes sobre os times que adotam o Scrum como metodologia é que eles entregam produtos de forma iterativa e incremental, o que maximiza oportunidades para feedbacks, tanto do cliente quanto do próprio time. Entregas incrementais de um produto “pronto” garantem que uma versão potencialmente funcional do produto esteja sempre disponível.
Suas regras consistem, basicamente, em artefatos, eventos e papéis, que integram-se diretamente entre si: os artefatos são basicamente todo o trabalho a ser desenvolvido distribuído em uma lista chamada backlog, que é ordenada por prioridade e valor mais alto para o cliente; os eventos que giram em torno da Sprint, que é o coração do Scrum. Tanto a mesma, quanto os seus eventos sempre são time-boxed, ou seja, sempre têm um tempo limite pré-estabelecido para a sua conclusão. Os eventos do Scrum são:
Os papéis do Scrum são as pessoas que executam e ajudam o trabalho a ser concluído. Eles não têm hierarquia, ou seja, ninguém manda em ninguém, já que uma das bases do Scrum é ter uma equipe auto-gerenciável e organizada. Os papéis do Scrum são:
O Scrum Master é extremamente importante no processo do Scrum, por garantir que ele aconteça da forma como ele é. Além disso ele é o responsável por remover os impedimentos do time para que o progresso do projeto continue.
O Scrum serve para o desenvolvimento de vários tipos de produtos, e o Scrum Master tem o papel de maximizar a eficiência do processo. Porém, dentro de uma agência digital essa tarefa ganha uma importância ainda maior, sabendo que o tempo é um fator decisivo para os clientes que adquirem esse tipo de produto. Por exemplo, se você é um cliente e tem uma ótima ideia para a criação de um aplicativo que ainda não existe e contrata uma agência digital para desenvolvê-lo, caso o processo de desenvolvimento dessa agência não seja otimizado, e acabe demorando muito para ser concluído, há a possibilidade de outra pessoa com a mesma ideia criar um aplicativo similar e lançá-lo no mercado antes do seu.
Outro exemplo seria o desenvolvimento de um e-commerce, que a cada dia a mais em que o projeto não é entregue, é um dia a mais em que esse e-commerce poderia estar funcionando e gerando vendas.
O sucesso dos clientes é o que garante o sucesso de uma agência, sendo ela digital ou não. Quando um cliente fica satisfeito com um produto as chances dele contratar outro serviço e até mesmo indicar a agência para outras pessoas são muito maiores.
Outra função do Scrum Master em uma agência é manter a transparência das informações entre os setores. Normalmente um produto digital começa pelo setor comercial que entende o que o cliente deseja e fecha o contrato, depois pelo atendimento que faz o briefing e detalha as especificações do projeto. Em seguida a parte de prototipagem e criação define o layout do produto, aí então, o time de desenvolvimento desenvolve o produto, e por fim, são feitos os testes. Com tantas fases e setores envolvidos, é muito fácil que as informações e valores do produto se percam. Quando essas informações se perdem no caminho, acontece de o produto estar quase sendo entregue e aparecer uma funcionalidade que é indispensável e foi requisitada desde o começo. Para que isso não ocorra, o Scrum Master deve ajudar a equipe a ter acesso às informações e falar a mesma língua.
O papel de Scrum Master pode ser feito por qualquer um dentro de uma agência ou outro tipo de empresa, normalmente ele é assumido por um líder técnico ou por um gerente de projetos. Mas acima de tudo o Scrum Master deve ser alguém disposto a ser um facilitador. Alguém que se importa com o time e com a empresa, destruindo barreiras e criando conexões. O Scrum Master deve tornar-se aquele que extrai da equipe o máximo potencial, buscando entregar o trabalho da maneira que o cliente imaginou, e visando sempre fazer com que a equipe entregue cada vez mais valor.
Preparado para ser um grande Scrum Master? Assine nossa newsletter e receba as maiores novidades para agregar seu conhecimento sobre negócios e o mundo digital! Até a próxima!
Nada melhor que começar o ano bem informado! Parece bobeira, mas estar por dentro das tendências do maior mercado...
O UX User Experience, que significa Experiência do Usuário em português, está relacionada ao conjunto de medidas e/ou adequações dos websites...
Empregar um uso adequado de SEO em seu site pode trazer uma série de benefícios. O principal deles, sem dúvidas,...
© Mentores Digital 2021 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Mentores