Qual é a hora de renovar meu ecommerce? Confira 4 indicativos!

E-Commerce

Qual é a hora de renovar meu ecommerce? Confira 4 indicativos!

Faz quanto tempo que você criou a sua loja virtual? De lá pra cá, você já fez alguma mudança significativa no seu layout? Não? Então, talvez esteja na hora de pensar “é hora de renovar meu ecommerce“!

design do seu negócio pode tanto atrair quanto expulsar os consumidores — afinal, a primeira impressão é a que fica. Não importa se você tem bons produtos e preços acessíveis se a aparência do seu site estiver ultrapassada. Por isso, renovar o e-commerce de periodicamente é uma necessidade.

Isso é ainda mais importante quando a usabilidade dos sistemas é prejudicada. Se as páginas, links ou imagens começarem a apresentar problemas, mesmo que esporadicamente, considere que sua loja precisa de consertos.

Seu negócio ainda não está no digital? Confira dicas para transferir seu negócio e acelerar suas vendas.

Neste artigo, vamos responder 4 perguntas que devem estar surgindo para você. Continue a leitura e confira!

“O que atualizar no layout na hora de renovar meu ecommerce?”

Para começar, é preciso compreender que a cada dia surgem novos recursos e ferramentas para ecommerce. Embora nem toda novidade valha a pena ser considerada, algumas se tornam uma tendência a ser seguida.

Assim, se você ainda mantém o mesmo layout de dois anos atrás sem ter atualizado absolutamente nada, já está na hora de providenciar um redesign, pois é provável que seus concorrentes já estejam à sua frente nesse quesito!

Uma dica é conferir os principais ecommerces do país, como grandes marketplaces, e identificar quais novos elementos ou funções seriam interessantes para você.

“O layout do meu ecommerce é responsivo?”

Por incrível que pareça, esse é um ponto em que muitos ecommerces ainda deixam a desejar, o que é um erro tremendo! Não ter um layout responsivo, ou seja, bem adaptável a dispositivos mobile, pode mandar muitos clientes embora da sua loja virtual. Para que você tenha uma ideia, em 2016, a navegação mobile no e-commerce registrou um crescimento de 170%.

Um dos motivos disso são as tecnologias de segurança, que garantem a proteção dos compradores. Portanto, certifique-se de que seu layout seja totalmente responsivo. Imagens e elementos mal encaixados, assim como uma usabilidade deficiente, fazem com que você perca a credibilidade.

Pensando em mobile, já considerou ter sua loja em um app?

“Será que tenhos problemas de navegação?”

Engana-se quem pensa que um bom design se resume apenas à estética. Embora essa seja sua principal característica, é essencial que ela esteja em sincronia com uma experiência de navegação agradável.

Não adianta ter um site visualmente bem elaborado se sua navegabilidade tem problemas. Faça alguns testes e observe se há defeitos em relação às funcionalidades. Caso tenha, considere renovar o e-commerce.

Alguns indicativos de uma navegabilidade ruim são

  • Links quebrados ou fora do ar
  • Páginas lentas, com muitos elementos
  • Menus e campos de pesquisa confusos ou difíceis de encontrar

Uma boa navegação pode te ajudar em uma estratégia omnichannel. Veja como aplicar no seu negócio!

“Preciso renovar meu ecommerce para aumentar os acessos?”

Quedas na quantidade de acessos podem ser ocasionadas por uma série de razões. Em vista disso, a hipótese de que o layout é o “agente” responsável por esse problema não pode ser descartada, especialmente se já faz tempo que você não o atualiza. Muitas vezes, essa redução do número de visitantes ocorre pelo simples fato de que o design da sua loja não os agradou, acredite.

Para concluir, compreenda que a parte visual do seu site funciona como uma vitrine. Os clientes só entrarão para conhecê-lo se ela estiver atrativa, não concorda? Por isso, renovar o e-commerce de vez em quando pode lhe trazer ótimos resultados!

Uma boa experiência digital irá aumentar seu sucesso e, com certeza, trará uma mudança positiva nas suas vendas. Quer se inspirar com um case de sucesso?

Se tiver alguma dúvida ou quiser mais sobre o que podemos fazer com a sua loja virtual, não deixe de entrar em contato com a gente!

Letícia
postou 22/06/2021

© Mentores Digital 2021 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Mentores