Você já se deu conta da importância do funil de vendas para o sucesso de uma boa campanha de marketing digital? Se você está desatualizado em relação ao conceito, trata-se de um conjunto de gatilhos e etapas que têm o objetivo de dar subsídio à jornada de compra dos clientes de uma determinada empresa.
Um bom funil faz com que todo o processo da jornada seja escalável e previsível. Isso quer dizer que ele facilita a tomada de decisões relacionadas à aquisição de consumidores. Geralmente, o funil é compartilhado entre as áreas de marketing e vendas nas empresas, sendo que elas respondem por etapas diferentes.
Para que o entendimento sobre o assunto fique ainda mais claro, é válido destacar as etapas do funil de vendas. Elas estão intimamente relacionadas ao caminho que o consumidor percorre até adquirir o produto. Veja só!
Nesse momento, o possível cliente ainda não sabe muito bem se tem uma oportunidade de negócio ou problema. O objetivo é despertar o interesse do visitante por algum assunto, de forma que ele descubra que possui um problema ou oportunidade.
Nessa situação, o provável comprador identifica que tem uma oportunidade de negócio ou um problema. Dessa maneira, ele começa a fazer pesquisas sobre o assunto, com o intuito de encontrar soluções.
Nessa etapa, o potencial cliente já identificou prováveis soluções para resolver sua pendência. Por isso, ele começa a avaliar a melhor alternativa. É o momento em que a empresa deve criar um senso de urgência em relação a esse comprador. Se isso não acontecer, ele vai pensar que você pode resolver o problema dele, mas não está tão empenhado para isso.
O possível comprador está fazendo comparações das soluções disponíveis no mercado, ou seja, ele está pesquisando qual a melhor alternativa para ele. Nesse caso, é essencial que a empresa destaque seus diferenciais competitivos e, assim, tenha sucesso na venda.
Para mover seus potenciais clientes ou personas no funil de vendas, é muito importante investir para que ele não volte atrás. Nesse sentido, você precisa das informações mais adequadas de cada cliente para avançá-lo em sua jornada de compras. Nas primeiras etapas, por exemplo, ofereça iscas digitais, como e-books, newsletter e vídeos.
Com isso, você terá acesso a dados dos clientes, como e-mail e telefone, e assim poderá estabelecer uma relação cada vez mais próxima. Nesse momento, a ideia é nutrir esse contato, de forma que ele saiba cada vez mais sobre os seus produtos e serviços. Nesse contexto, você estará preparando o seu visitante para receber uma oferta do produto.
Em outras palavras, os primeiros passos — de aprendizado, reconhecimento dos problemas e consideração — representam o início e o meio do funil. Já a decisão de compra está relacionada ao fundo do funil. É nesse momento que você, além de fazer uma oferta e conquistar o cliente, deve continuar trabalhando para retê-lo.
Durante e no fim do processo, é essencial mensurar os dados para entender as falhas e sucessos nas ações realizadas no funil de vendas, que é essencial para o sucesso da estratégia de marketing digital. Vale dizer que esse assunto é um pouco complexo, que exige estudos, testes e comprometimento.
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