logo Blog Mentores

logo Blog – Mentores

Filtre por categoria
Todos Design E-Commerce Ensino à Distância Ensino a Distância Indicações Lab Marketing Digital Mentores Tecnologia
Pesquisa
Funil de vendas: Qual a relação com o marketing digital?

Marketing Digital

Funil de vendas: Qual a relação com o marketing digital?

Você já se deu conta da importância do funil de vendas para o sucesso de uma boa campanha de marketing digital? Se você está desatualizado em relação ao conceito, trata-se de um conjunto de gatilhos e etapas que têm o objetivo de dar subsídio à jornada de compra dos clientes de uma determinada empresa.

Um bom funil faz com que todo o processo da jornada seja escalável e previsível. Isso quer dizer que ele facilita a tomada de decisões relacionadas à aquisição de consumidores. Geralmente, o funil é compartilhado entre as áreas de marketing e vendas nas empresas, sendo que elas respondem por etapas diferentes.

Para que o entendimento sobre o assunto fique ainda mais claro, é válido destacar as etapas do funil de vendas. Elas estão intimamente relacionadas ao caminho que o consumidor percorre até adquirir o produto. Veja só!

Etapa 1: Aprendizado e descoberta

Nesse momento, o possível cliente ainda não sabe muito bem se tem uma oportunidade de negócio ou problema. O objetivo é despertar o interesse do visitante por algum assunto, de forma que ele descubra que possui um problema ou oportunidade.

Etapa 2: Reconhecimento do problema

Nessa situação, o provável comprador identifica que tem uma oportunidade de negócio ou um problema. Dessa maneira, ele começa a fazer pesquisas sobre o assunto, com o intuito de encontrar soluções.

Etapa 3: Consideração da solução

Nessa etapa, o potencial cliente já identificou prováveis soluções para resolver sua pendência. Por isso, ele começa a avaliar a melhor alternativa. É o momento em que a empresa deve criar um senso de urgência em relação a esse comprador. Se isso não acontecer, ele vai pensar que você pode resolver o problema dele, mas não está tão empenhado para isso.

Etapa 4: Decisão de compra

O possível comprador está fazendo comparações das soluções disponíveis no mercado, ou seja, ele está pesquisando qual a melhor alternativa para ele. Nesse caso, é essencial que a empresa destaque seus diferenciais competitivos e, assim, tenha sucesso na venda.

Transição no funil de vendas

Para mover seus potenciais clientes ou personas no funil de vendas, é muito importante investir para que ele não volte atrás. Nesse sentido, você precisa das informações mais adequadas de cada cliente para avançá-lo em sua jornada de compras. Nas primeiras etapas, por exemplo, ofereça iscas digitais, como e-books, newsletter e vídeos.

Com isso, você terá acesso a dados dos clientes, como e-mail e telefone, e assim poderá estabelecer uma relação cada vez mais próxima. Nesse momento, a ideia é nutrir esse contato, de forma que ele saiba cada vez mais sobre os seus produtos e serviços. Nesse contexto, você estará preparando o seu visitante para receber uma oferta do produto.

Em outras palavras, os primeiros passos — de aprendizado, reconhecimento dos problemas e consideração — representam o início e o meio do funil. Já a decisão de compra está relacionada ao fundo do funil. É nesse momento que você, além de fazer uma oferta e conquistar o cliente, deve continuar trabalhando para retê-lo.

Durante e no fim do processo, é essencial mensurar os dados para entender as falhas e sucessos nas ações realizadas no funil de vendas, que é essencial para o sucesso da estratégia de marketing digital. Vale dizer que esse assunto é um pouco complexo, que exige estudos, testes e comprometimento.

Por isso, recomendamos que você assine a nossa newsletter e fique por dentro das nossas atualizações, que podem ser essenciais para o sucesso da sua empresa.

Delvair Raul Macedo
postou 13/04/2018
Continue lendo conteúdos bacanas da Mentores

Marketing Digital

Por que o endomarketing pode ser a base para o sucesso de uma empresa?

Já parou para pensar que o seu colaborador pode ser considerado um cliente interno? Por meio desse olhar trabalha o...

Por que o endomarketing pode ser a base para o sucesso de uma empresa?

Marketing Digital

Anunciar no Facebook: Qual a melhor forma?

Estamos todos conectados no Facebook, certo? Pelo menos, segundo a ITU (International Telecommunication Union) mais de 90% dos 1 bilhão...

Anunciar no Facebook: Qual a melhor forma?

Marketing Digital

Autoridade e visibilidade: como ter mais presença online?

Com a internet, um mundo de possibilidades surgiu para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Se um negócio quer...

Autoridade e visibilidade: como ter mais presença online?

logo Blog – Mentores

Desenvolvemos projetos digitais como e-commerces, EaDs, Aplicativos e Sites, além de prestar serviços e consultorias em UX, SEO e Marketing Digital.

Blog
  • Todos
  • Marketing Digital
  • Tecnologia
  • E-Commerce
  • Ensino à Distância
  • Lab
  • Indicações
Sobre
  • Quem somos
  • Contato
Serviços
  • E-commerce
  • Plataforma EaD
  • Marketing Digital
  • Loja Integrada

© Mentores Digital 2021 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Mentores