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Saiba como Elaborar um Planejamento de Sucesso

Para um ano recheado de campanhas de sucesso, é indispensável pensar com antecedência em todas as ações de sua empresa, fazendo, assim, um planejamento assertivo. A proposta vem da necessidade de acompanhar as atividades, rever as estratégias, facilitar o processo de marketing digital e saber investir onde realmente há resultado!

Não existe uma fórmula mágica, ou um padrão de planejamento a ser seguido, pois todas as ações devem encaixar-se ao seu modelo de negócio e posicionamento de marca. Porém há algumas táticas que são comuns e que, com otimização de tempo e dedicação, são garantia de campanhas brilhantes! Acompanhe a seguir nosso checklist de planejamento:

Foco na empresa

É muito importante fazer, antes de tudo, um diagnóstico do cenário de seu negócio, ver o panorama de todas as etapas e se elas estão funcionando como esperado. É preciso também estar atento às novidades do mercado, assim como o orçamento ou budget que a empresa tem disponível.

Entender os hábitos e em que fase do funil de vendas seu cliente está é outra tarefa significativa para realizar.

Com a visão completa do que está acontecendo na sua empresa, poderá então fazer o planejamento de quais os próximos passos que sua equipe de marketing dará, mudando as estratégias ou propondo melhorias. Para isso, preste bastante atenção nos itens abaixo:

Orçamento

Para manter seu negócio sempre funcionando, longe “do vermelho”, é bom analisar todos os custos e controles financeiros, e pensar em o que e quanto vai investir em promoções, segundo o seu fluxo de caixa.

Estes números devem ser analisados mensalmente. Existe ainda uma técnica chamada “demonstrativo de resultados do exercício” (DRE), que é muito interessante ser feita para encontrar o ponto de equilíbrio de suas finanças e saber qual valor de vendas precisa alcançar para cobrir todos os gastos de sua empresa.

Estude também como fazer as cobranças aos devedores e sua taxa de inadimplência. Com toda essa investigação computada, receitas, saídas e gastos, fica mais fácil definir novas metas para o próximo ano.

Saídas

Analise seus preços, sua taxa de conversão  nos meses que mais tem movimento e, assim, descubra quanto terá que vender para alcançar suas metas.
Perceba também como está o estoque de seus produtos. Tem algo encalhado? Não é a hora de oferecer um diferencial para se destacar? Sempre é!
E como está a jornada de compra dos leads? Os processos de marketing estão funcionando e gerando vendas? E o das próprias vendas? Definidos esses dados, você já consegue planejar suas ações de marketing, promoções e objetivos do grupo de vendas.

Equipe

Falando em pessoas, certifique-se que os funcionários estão dando conta do trabalho. Se for necessário e possível, reforce sua equipe! Calcule os custos com os colaboradores e perceba também se não está na hora de remanejar alguns deles.

Defina as condutas necessárias em cada função para assegurar o desempenho de cada um. Se for necessário novas admissões, elabore um protocolo das normas e procedimentos, ou ainda uma apresentação institucional, que devem ser seguidos e aproveite para compor os próximos treinamentos de equipe para engajar e passar confiança aos mesmos e consequentemente aos clientes. Essa é a melhor época para este tipo de prática.

Um ambiente de trabalho aconchegante também traz benefícios e rendimentos para os colaboradores. Como está o seu?

Cliente

Experiência do usuário sempre em primeiro lugar! Lembre-se disso. É o seu cliente quem poderá falar de sua marca e de sua empresa para os amigos, família, etc. Surpreenda, encante e fidelize-os.

Observe as dores dos usuários do seu site e perceba se precisa de alguma alteração ou otimização. Não tem problema nenhum mudar ou realizar algum teste, o que é super recomendável!

Planejamento de Marketing de Sucesso

Agora com todos os dados coletados, sua empresa está preparada para planejar suas estratégias de marketing! São estas táticas que:

  • Atraem novos negócios;
  • Criam o relacionamento com seu lead;
  • Fortalecem a identidade da sua marca;
  • Tornam referência no mercado.

Primeiramente, conheça a sua personaAssim você saberá oferecer os conteúdos e os produtos certos, sabendo também em que canais de divulgação suas táticas terão mais resultados.

Os métodos mais utilizados para a conversão de clientes são:

E-mail Marketing

Resumindo, o e-mail marketing é ainda o canal que mais gera vendas, por incrível que pareça. Sem as distrações das redes sociais, as campanhas por e-mail engajam mais o cliente e demonstram melhores resultados.

Para isso é necessário, por exemplo, ter em seu site um formulário de preenchimento dos dados do visitante. Capturado o seu lead, use essa ferramenta com sabedoria, mandando suas promoções e conteúdo do seu blog, gerando tráfego novamente para seu Ecommerce e engajamento ao consumidor.

Se sua empresa já é experiente no assunto, perceba como está a sua taxa de conversão. Além do uso do e-mail marketing, as landing pages, os banners, os ctas e as mídias pagas estão funcionando?

Blog

O marketing de conteúdo é hoje uma das melhores estratégias de alcance. Por isso, crie agora o blog do seu Ecommerce, pois é uma excelente forma de manter um relacionamento com o cliente, divulgando conteúdos. Mostre soluções criativas que o usuário só encontrará no seu blog.

Se seu comércio eletrônico já está habituado com essa tática, perceba qual a frequência das postagens. Talvez seja melhor aumentar o número de posts para aumentar o tráfego e geração de leads.

Falando nisso, seus leads vem organicamente, dos compartilhamentos nas redes sociais ou das mídias pagas? Como está sua posição nas buscas do Google? Otimizar o blog e o site com as técnicas de SEO ajudam muito nos alcances orgânicos e sua empresa economiza publicidade.

Mídias

Ter presença online também nas redes sociais é importantíssimo, porque seu cliente com certeza está lá, além de ser um ótimo recurso para feedbacks! Então é importante conhecer sua persona e saber qual rede social seu cliente ideal costuma usar.

Seu blog integrado com as redes fortalece o engajamento entre empresa e consumidor. E falando em engajamento, o relacionamento nestes canais está sendo satisfatório? Alinhe o tom de voz da empresa e número de publicações.

Algumas empresas também apostam em canais no Youtube, construindo conteúdos em vídeos, tornando-os referência também dentro desta mídia. É legal também incorporar seus vídeos nas landing pages

Outros preferem campanhas através de influenciadores digitais. Apostar em microinfluenciadores é a nova tendência do mercado. Você já escolheu o seu e alinhou as informações que serão divulgadas?

Além de canal de compartilhamento, as mídias sociais são uma excelente forma de divulgação de sua marca. Os anúncios nas mídias são ótimas maneiras de alcançar seu público – sabendo segmentar certinho -, como também para tráfego em seu site.

Automação

Como está o processo de nutrição de seus leads? A automação no marketing é como uma mão na roda e otimiza nosso tempo. Seus e-mails marketing precisam dessa melhoria? Perceba como está seu lead scoring através da nutrição já feita pela entrega de venda. Vai anotando tudo aí!

Os chatbots facilitam tanto para a equipe de atendimento quanto para o cliente nos procedimentos dos chats online do seu Ecommerce. Tá tudo ok aqui também? Pense em criar novos scripts se for necessário.

Alinhamento

Alinhe todas as técnicas do marketing com as inside sales. Veja se não está na hora de levar alguns leads para o processo de vendas. Faça um script de alinhamento do que deve ser apresentado pro lead para gerar vendas.

Faça de tudo para cumprir suas metas, mas não esqueça de ser flexível. Não abaixe seu preço, porém, facilite o processo para não perder o cliente, nem o time.

Preste atenção no seu growth hacking, analise estatísticas e seu crescimento para trazer cada vez mais resultados!

 

Bom, agora com o diagnóstico do que deve ser melhorado em mãos e definidos os próximos objetivos é hora de organizar o planejamento dos seus projetos.

A melhor maneira de deixar tudo bem sistematizado é criar um cronograma do que será feito ao longo dos dias, como uma ordem cronológica das atividades.

É, por isso, que com muito prazer disponibilizamos, especialmente para você e sua empresa, nosso “CALENDÁRIO PARA PLANEJAMENTOS DE SUCESSO Edição 2019”!!!

Além da marcação de várias datas comemorativas que você poderá aproveitar no planejamento das suas ações de marketing, organizamos as melhores dicas de marketing ao longo dos meses para suas estratégias alcançarem resultados brilhantes! Baixe agora nosso calendário, clicando aqui!

Até o próximo post!

Avatar Ingrid Marina postou 11/01/2019
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