Onde aprender mais sobre design? Confira 10 Filmes para assistir nas férias

Indicações

Onde aprender mais sobre design? Confira 10 Filmes para assistir nas férias

Após um longo e produtivo ano, as desejadas férias finalmente chegaram! E com ela, aquela vontade de ver muitos filmes e comer muita besteira é protagonista desses dias preguiçosos… Contudo, apesar de algumas pessoas não pegarem férias nesta época do ano, certamente todo mundo tem uma folguinha ou sente o clima (e as demandas) mais leve! Com isso, sempre sobra um tempinho dedicado ao lazer, certo?!

Pensando nisso, decidimos recolher e juntar algumas dicas de filmes que todo designer (e pessoas amantes de arte) precisa assistir pelo menos uma vez na vida. Nada melhor do que aproveitar o tempinho extra para se dedicar às boas programações, e que ainda acrescentam um conhecimento legal, você não acha?!

Pois bem, segue a lista de filmes incríveis para nossos arteiros pegarem a pipoca:

1- Walt antes de Mickey (2015)

O filme mostra todo o trajeto de Walter Elias Disney, desde o começo da sua carreira até a fama de Mickey e toda a sua turma. A produção é fascinante e prende a atenção do começo ao fim, ele mostra a persistência e a criatividade de Walter como nunca vista e mostra a importância de acreditar nos próprios sonhos e na própria capacidade.

2- Cidade Cinza (2013)

Nessa produção, a importância do grafite e da arte urbana é tema de discussão quando a prefeitura de São Paulo decide “limpar” os muros da cidade. Um grupo lidera uma ação de trazer de volta as cores e a alegria da arte para as paredes paulistanas e toda a experiência é registrada em filme, proporcionando muita inspiração. 

 

3- Avatar (2009)

Provavelmente todo mundo já viu, mas esse é um protagonista do “vale a pena ver de novo” das melhores produções da década. Com boatos de uma sequência em 2020, vale a pena rever essa esplêndida produção que levou 10 anos para ser feita. Com muita graça e magia, Avatar conta uma história fascinante envolvendo humanos e aliens, tecnologia, encanto e muita emoção.

 

4- Animais Noturnos (2016)

Nesse enredo, a personagem principal se envolve na trama de um manuscrito recebido de seu ex-marido. Nele, ela presencia muitas tensões, revelações e segredos da história e da própria vida. O que se destaca aqui é a combinação da estética, uma selecionada paleta de cores, luz e sombras, com a narrativa vibrante e peculiar. 

 

5- O Menino e o Mundo (2013)

Uma animação brasileira que explora o universo 2D e foge das grandes produções tecnológicas, explorando a simplicidade de criação com a contemporaneidade do mundo. É um exemplo de misturas de técnicas, criatividade e expressão, que leva ao espectador entretenimento e sensibilização com a narrativa da história.

 

6- O Grande Hotel Budapeste (2014)

Dentre as façanhas, aventuras e enrascadas do filme, vividas pelo gerente do grande Hotel Budapeste e um jovem empregado aprendiz, a trama lida com vários fatores históricos e sociais. Os pontos principais para serem observados são os enquadramentos, a paleta cromática única, a movimentação em treveling e o equilíbrio visual pela proporção áurea. 

 

7- Ela (2014)

Apesar da história pitoresca em que um homem se apaixona pelo seu novo sistema operacional, o filme explora de forma única as cores, a fotografia, interface e o uso tipográfico. O visual reforça a ideia de solidão proposta pelo roteiro. A produção mistura a inovação tecnológica e a sua relação com uma humanidade individualista e melancólica, em um conjunto de fatores que permite julgar a perfeição idealizada e as relações interpessoais do presente e do futuro. 

 

8- Objectfied (2009)

Um documentário que mostra diversos designers e seus processos de criação, e como eles afetam a vida das pessoas por meio de objetos e da criatividade. Cheio de inspiração, expressividade e inovação, pode-se entender e analisar a própria identidade por meio dos objetos que convivemos. 

 

9- Interestelar (2014)

Uma mistura entre altas emoções e um incrível design de produção, envolvendo uma busca pela salvação humana. O filme mostra a trajetória de um escolhido para explorar outros planetas e tentar salvar a população, além de explorar questões sobre o individualismo humano, o desperdício, o abandono, a solidão e o desespero. Emocionante e ambicioso, se transforma em um marco da ficção científica do século. 

 

10- Coraline (2009)

Apesar de ser um clássico que você provavelmente já viu, essa animação sempre tem um detalhe que você só percebe quando assiste novamente. O incrível stop-motion narra uma história pitoresca que envolve MUITOS detalhes, e talvez por esse motivo sempre encontramos uma coisa nova toda vez. O design de criaturas é planejado e aplicado perfeita e diferenciadamente, além da composição cromática sombria que dá um toque único na produção e a caracteriza. A animação envolve muitas curiosidades, desde ser o primeiro stop-motion em 3D, desde os segredos e teorias sobre a história em si. É um review que merece um melhor aprofundamento dos detalhes que proporciona uma incrível inspiração de produção.

Muito conhecimento e diversão sobrando nessa seleção, vamos concordar?! Mas, se você tiver outras recomendações para adicionarmos nessa lista, é só deixar nos comentários o título do filme e o ano de lançamento! 

Vamos fazer uma maratona? Quanto mais filmes, melhor!

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando os nossos artigos sobre design aqui no site e nos siga no Instagram para mais dicas!

Delvair Raul Macedo
postou 17/12/2019

© Mentores Digital 2022 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Mentores