O que as contas mais seguidas do Instagram têm a ver com os tipos de personas

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O que as contas mais seguidas do Instagram têm a ver com os tipos de personas

É de se esperar que todo mundo já entenda a importância de saber o tipo de perfil do seu público ou cliente. Se você é uma dessas pessoas e já está perito em saber sobre o seu público, este post vai te ajudar a conhecer ainda mais detalhes sobre alguns tipos de personas e com qual conta famosa do Instagram elas mais se parecem! Agora, se você não lembra nada sobre isso, pode relembrar com esse nosso texto. Mas, não se preocupe, vamos te apresentar alguns tipos de personas que podem ser o tipo do seu público e, o melhor, qual @ elas se parecem.

Saber qual é o perfil do seu cliente te ajuda a seguir um caminho com foco em aumentar ainda mais o sucesso da sua marca ou empresa. Pense comigo: se você sabe como seu cliente se comporta, sente e age, fica muito mais fácil conquistá-lo e convencê-lo a adquirir sua marca, certo?! E não há coisa melhor que encontrar um produto ou um serviço que é a sua cara!

Por isso, dá um olhada nesses 5 tipos de personas e veja se elas têm alguma coisa a ver com o seu tipo de público:

O Fã

  • Tem lealdade com a marca;
  • Compra mais e gera mais upsell;
  • Promove a marca;
  • Gosta de conversar com a marca e dar feedbacks;
  • Gosta de evoluir e caminhar junto com a marca;
  • É merecedor de atenção e atendimento privilegiado.

Em resumo, essa persona sempre estará satisfeita com a marca e com o que ela propõe, assim como os filmes do Dwayne Johnson (175 milhões de seguidores – @therock) que são sempre de agrado ao público, abrangendo diversas faixas etárias.

O Cuponeiro

  • Está sempre de olho em cupons e descontos das marcas;
  • Só compra se tiver um descontinho, mínimo que seja;
  • Consome mais produtos de baixo valor agregado;
  • Prefere a marca que sabe que dá desconto;
  • Merece atenção diferenciada por ser um comprador recorrente, apesar do “descontinho”.

Um jogo entre Brasil e Argentina sempre tem tamanha repercussão e agitamento, mas apesar dessa rixa entre os países, quando Lionel Messi (145 milhões de seguidores –  @leomessi) entra em campo, sempre damos um “descontinho” para torcer pelo craque, assim como o Cuponeiro abre a carteira para descontinhos marotos das marcas. 

Você disse “promoção”?

O Curioso

  • Procura por um produto para resolver um problema, mas nunca tem certeza de comprar;
  • É difícil de convencer a comprar sem muita conversa e demonstração do produto;
  • Precisa saber 100% o que o produto faz;
  • Viu alguém usando e veio ver como funciona pra ver se é bom mesmo para ele;
  • Quanto mais efetivo e rápido o serviço ou produto, mais atrativo é;
  • Merece atenção diferenciada, pois precisa estar sempre nutrindo o laço com a marca pelo produto.

Assim como o Curioso sempre está procurando um produto para resolver um problema, os álbuns da Taylor Swift (128 milhões de seguidores – @taylorswift) sempre estão contando um problema pessoal ou social, ou uma fase da vida da cantora, como é de praxe saber que ela usa a música para abordar diferentes updates de sua carreira. 

O Decidido

  • Sabe o que quer e para que quer;
  • Já possui opiniões e explica o que está procurando;
  • É prático;
  • Tende a se tornar fã da marca;
  • Raramente precisam de suporte com o produto, mas quando solicitam, esperam ganhar atenção que merecem e construir uma relação de confiança;
  • Gosta de produtos que tenham possibilidades de configurações e personalização.

Há tempos que Beyoncé (142 milhões de seguidores – @beyonce) faz sucesso na carreira musical e, com isso, sabemos sempre o que esperar de suas produções: talento e satisfação. Da mesma forma que o Decidido sempre sabe o que esperar dos produtos que busca e qual a melhor forma para a usabilidade do mesmo. 

O Indeciso 

  • Aquele que está sempre “dando uma olhadinha”;
  • Não sabe o que quer ou não tem certeza do que quer;
  • Quer apenas conhecer o produto;
  • Gosta de procurar e pesquisar sobre o mesmo produto de diferentes marcas;
  • Não gosta de insistência na hora da compra ou da procura;
  • Apenas quer saber as informações do produto;
  • Para convencer a comprar, é preciso estar claro as informações e benefícios do produto ao ponto de despertar interesse e/ou uma necessidade.

Quem tem ou já teve TV por assinatura, ou já experimentou na casa de algum conhecido ou em algum estabelecimento, já deu aquela olhadinha no canal do National Geographic (132 milhões de seguidores – @natgeo), certo?! Quem nunca ficou passando de canal em canal como quem não quer nada, tentando encontrar algo interessante para assistir e acabou parando no National Geographic para ver os bichinhos e documentários? Ou não tinha mais nada interessante para fazer aguardando a chamada do médico no consultório e assistiu uma interação de gafanhotos? Do mesmo jeito que o Indeciso entra na loja para dar aquela espiada nos produtos, fazer uma consulta de preço ou conhecer os novos produtos, a sua visita é mais para se entreter e conhecer a marca, mas se ele se interessar muito pelo produto, pode vir a efetivar a compra sem maiores dificuldades. 

Espero esse texto que tenha facilitado a sua compreensão sobre os tipos de personas e o porquê personalizar diferentes comportamentos para o seu público, além de te ajudar a perceber que há outros olhares para compreender os comportamentos dos usuários da sua marca. Aposto que você nunca pensou em relacionar o seu público alvo com quem assiste National Geographic, né?!

Se você tem alguma dúvida ou um comentário, ou quer ficar sabendo de mais conteúdos como esse, é só ficar de olho nas nossas redes sociais!

 

Delvair Raul Macedo
postou 16/03/2020

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