A maioria dos internautas percebe diferenças na aparência e nos recursos dos browsers (interface). O que nem todos sabem é que existem diferenças em como os navegadores “interpretam” uma página (renderização).
O grande pesadelo dos desenvolvedores é fazer com que um site seja cross-browser, ou seja, funcione e tenha a mesma aparência em todos os principais browsers do mercado.
O percentual de utilização dos navegadores, segundo estatísticas do mês de fevereiro, foi:
Para desespero dos desenvolvedores, o Microsoft Internet Explorer continua líder de mercado, com 56,77% de utilização, sendo que sua versão 8.0 possui 34.95% de utilização, a versão 6.0 possui 11.33% e a 7.0 conta com 8.05%.
O Firefox é, quase sempre, utilizado em suas últimas versões, pois exibe alertas para o usuário baixar a versão mais recente. O Chrome também é utilizado quase que totalmente na sua última versão, devido ao recurso que lhe permite se atualizar de maneira oculta.
Depende do público alvo. Por exemplo: um site que trate de web design, que tem desenvolvedores como público alvo, dificilmente será acessado via Internet Explorer, visto que esse navegador é considerado, por esse público, obsoleto e pobre em recursos. As versões muito antigas de outros navegadores também podem ser desconsideradas, haja vista os profissionais da área de tecnologia estarem constantemente atualizados.
O ideal é que o foco seja a maioria, mas que o conteúdo seja acessível aos demais usuários. Isto vale não só para o tipo de browser, mas para a versão do Flash Player, da resolução da tela e etc…
Uma excelente ferramenta para se fazer um controle estatístico dos acessos do site e, assim, definir o perfil dos visitantes é o Google Analytics, que apresenta dados extremamente úteis de forma bem detalhada.
Qualquer um, menos o Internet Explorer. Depende da sua necessidade. Aqui na Mentores todos tem um comportamento comum: usamos o Firefox na etapa de desenvolvimento e o Chrome para navegar em todas as demais situações, inclusive fora da empresa. Todos aqui concordam que o Chrome é o navegador mais rápido e com a interface mais amigável, o que proporciona uma ótima experiência ao usuário. Porém, o browser em questão ainda não possui algumas extensões (plugins) absolutamente úteis para desenvolvedores, as quais estão disponíveis para o Firefox.
Uma das essências de um Design Sprint é a imersão, e ter todos os participantes em uma mesma sala colabora...
O que observar ao contratar uma empresa para criar o seu site Não simplesmente ter um site, mas, ter presença...
Hoje, há diferentes opções em plataformas para cursos online, exemplos disso são o Moodle e o Sensei. O primeiro é...
© Mentores Digital 2021 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Mentores