Mentores 10 anos: como crescer e manter a identidade?

Marketing Digital

Mentores 10 anos: como crescer e manter a identidade?

O personagem Mentor, em He-Man e os Defensores do Universo, é o responsável por desenvolver ferramentas tecnológicas para a sua equipe. Por coincidência, essa é, também, uma das funções da Mentores. Entretanto, a tecnologia por si só não basta.

Por esse motivo, além da alta tecnologia disponível naquele ano de 2009, e um notebook Sony Vaio rosa emprestado, a Mentores começou, sobretudo, com um propósito: usar o design e a tecnologia para fazer a diferença na vida das pessoas e nos resultados das empresas.

Até chegar a esse ponto, o fundador da empresa, Raul Macedo, trabalhava como único designer de uma empresa de T.I. com mais de 300 desenvolvedores. De lá, além da experiência, saiu com a percepção de que as áreas de design e desenvolvimento pouco se conversavam. Por isso, criou a empresa com o intuito de promover esse diálogo.

Design e Desenvolvimento: um equilíbrio possível

“A forma deve seguir a função, não é a função que deve seguir a forma”.

Esse foi o raciocínio que guiou o designer Raul Macedo até o caminho do empreendedorismo. A sua ideia foi se concretizando e, com ela, surgiu a necessidade de contratar um primeiro estagiário, um primeiro desenvolvedor e também alugar a primeira sede da Mentores: um escritório compartilhado no centro da cidade.

O compartilhamento se deu também com relação aos ideais desses primeiros colaboradores, que anteriormente tinham tido experiências nas quais uma área se sobressaia à outra. Esse mesmo pensamento, mas vindo de pessoas diferentes, está diretamente relacionado ao nome dado para a agência: Mentores.

“Muitas empresas buscavam criar um nome em inglês que remetesse à criatividade, mas a criatividade não é o todo. É só um passo da caminhada. Por isso, criamos um nome que remete a consultoria, a uma orientação estratégica. “Mentores” é racional, é funcional e é plural. Isso para mostrar que a nossa empresa não é um prédio, não é um CNPJ, é um coletivo de pessoas”.

Mais uma pessoa e mais um importante passo

A pluralidade, desde o início, se tornou uma das marcas da Mentores e se tornou ainda maior a partir do seu segundo ano de existência com a chegada de um novo sócio, Fernando Capone, que tinha sido colega de faculdade de Raul.

Na bagagem, Capone trouxe ferramentas para tornar a Mentores ainda maior. A sua consistente experiência somada ao perfil complementar com relação ao primeiro sócio vieram a somar com o time de Mentores.

Essa mudança estrutural ocorreu também em confluência com a primeira mudança de sede, uma edificação térrea que definiu o caminho que levaria a agência até a sua sede atual e ajudou a construir parte da sua identidade. 

DNA, identidade e identificação: a Mentores sendo Mentores

A identificação trouxe para a carteira de clientes um dos principais parceiros em 2015.

Em um projeto apresentado para O Boticário, a Mentores não só atendia às solicitações do cliente como também repensava o escopo do projeto, colocando o usuário no centro e dividindo o projeto em entregáveis: “Era uma proposta muito mais Mentores”, afirma Raul.

Essa química surgida entre a agência e o seu cliente se desenvolveu naturalmente e se enraizou partindo das crenças do seu fundador, que reuniu diversas pessoas que seguem a mesma linha de raciocínio: “A tradução de design para o português seria ‘projética’, não ‘desenho’. E para projetar é preciso planejar, bolar estratégias, é muito mais do que fazer uma coisa bonita. Sempre me identifiquei mais com essa essência do design do que como ele é visto habitualmente. Eu acreditava nisso, contratava pessoas que acreditavam nisso e os clientes passaram a nos procurar pensando nisso. Não foi uma decisão, eu não saberia ser diferente”.

O Marketing Digital antes do Marketing ser Digital

Embora a essência do He-man esteja presente na nobreza do Príncipe Adam, as invenções do Mentor são fundamentais para que ele defenda o seu reino. Por isso, as duas características precisam estar bastante alinhadas para que funcionem.

Da mesma maneira, a Mentores aplicou as suas ferramentas com o objetivo de aperfeiçoar a experiência do usuário desde os seus primeiros anos de existência e vida. Assim, quando as redes sociais ainda engatinhavam, o acesso à internet por meio do celular ainda era escasso e o mais próximo de tecnologia que se tinha era um iPhone 2, a Mentores já fazia o design responsivo que hoje em dia é visto como obrigatório.

Além disso, o WordPress, plataforma hoje bastante popularizada, era aplicada pela Mentores desde a sua versão 2.7. Já o React Native, biblioteca Javascript criada pelo Facebook para desenvolver aplicativos nativos Android e iOS, que até hoje é usado por poucos, já é usado pela Mentores há dois anos.

Essa parte da essência sempre esteve mais ligada, na visão de Raul, ao design do que à publicidade. Isso porque, na visão dele, enquanto a publicidade na maioria das vezes atinge seu público alvo, o design busca atender ao usuário da melhor forma quando ele faz uma busca. “O digital tem muito mais de design do que de publicidade. Ele fala muito mais de usuário do que de público-alvo. Nesse meio, você precisa ser relevante e para ser relevante é preciso pensar no usuário e em maneiras de ser importante para ele”.

Design Sprint: a forma de conquistar relevância antes de chegar ao usuário

A partir de um curso realizado por Raul em São Paulo, a Mentores teve conhecimento do Design Sprint, prática que usa o design thinking e outras metodologias para proporcionar uma melhor experiência do usuário.

Da teoria à prática, a ocasião para tornar o design sprint uma realidade veio por meio de uma nova divisão do Grupo Boticário chamada BotiLabs, na qual seriam adotados modelos de entrega rápidos, baseados na experimentação. A experiência aplicada pela Mentores se tornou um case no Grupo e foi adotada em definitivo pela empresa.

Isso porque a experiência de desenvolver uma ideia, ir ao mercado aplicar e errar, passou a se tornar a prototipagem e, se necessário, errar primeiro para aplicar as correções e, então, ir ao mercado.

A experiência do usuário melhora quanto maior a experiência do fornecedor

Partindo para outra realidade, o CEO da Mentores fez um curso de liderança em Seattle e, depois disso, no Vale do Silício, onde trabalhou em uma startup. Lá, percebeu que as práticas desenvolvidas pela Mentores como UX e UI não eram muito diferentes daquilo que as Startups faziam no coração mundial do empreendedorismo. De lá, a Mentores voltou transformada e com o seu primeiro cliente internacional.

Conquistar e dividir

Depois de conquistar o território, a Mentores se dividiu para chegar ainda mais longe.

Primeiro ao perceber que seria necessário uma nova cabeça para pensar nos negócios e na operação. Assim, Homero Garcia passou a ser o mais um novo sócio da agência. Além disso, a agência se dividiu em duas unidades de negócios, marketing e projetos.

Com isso, a agência definitivamente se colocou no mercado e conquistou clientes importantes como FIEP, SESI, SENAI, BBM e Vindi, mostrando que a maneira Mentores mais uma vez fez a diferença.

No dia 31 de Janeiro de 2020, completamos 10 anos de uma história de autenticidade: “Ser assim não foi uma decisão, eu não saberia ser diferente”, diz o seu fundador Raul Macedo.

A jornada trilhada até aqui continuará sendo escrita. Para acompanhá-la, siga nossas redes sociais!

Mas e o mundo?

Agora que você já conheceu a história da Mentores e leu a retrospectiva dos fatos, que tal fazer um rewind do que aconteceu no Brasil e no mundo? Muita coisa mudou e aposto que você não lembra de tudo! Dá uma olhada e, se você lembrar de mais acontecimentos ou quiser compartilhar o que aconteceu na sua empresa ou com você, sinta-se a vontade para fazer o rewind da sua vida profissional ou empresária nos comentários. Nada melhor do que compartilhar histórias e inspirações!

2010

  • A chegada do iPad;
  • É inaugurado em Dubai, nos Emirados Árabes, o edifício Burj Khalifa. Tido como o mais alto do mundo, o arranha-céu mede 828 metros de altura;
  • A animação Avatar, do diretor James Cameron, assume a primeira posição em bilheteria no cinema, superando o longa Titanic;
  • A NASA divulga imagens da superfície do sol;
  • É lançada pelo Japão, a sonda Ikaros para estudar a superfície de Vênus;
  • A Espanha vence a XIX Copa do Mundo, na África;
  • A Apple lança o Iphone 4;
  • Marck Zuckerberg, o criador da rede social Facebook, foi eleito pela revista “Time” como a personalidade do ano de 2010;
  • Enquanto o Facebook e o Google duelam pelos dados dos usuários na internet, a Alemanha criou um mecanismo que permite armazenar essas informações em microchips, naquilo que batizou de “e-IDs” (uma espécie de “e-identidades”);
  • Dados divulgados pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) apontam que, em 2010, 79% dos internautas brasileiros estão no site de relacionamentos Orkut, enquanto 11% utilizam o Facebook;
  • A Microsoft do Brasil apresenta seu novo acessório para Xbox 360, o Kinect, controle de videogame que funciona por meio de sensores de movimentos e voz;
  • O iPhone superou o BlackBerry em vendas no mundo, segundo uma pesquisa divulgada pela Strategy Analytics;
  • A linha de televisões da Sony com o sistema de navegação em internet do Google começa a ser vendida nos Estados Unidos, a fim de testar o quanto os consumidores estão dispostos a pagar pela combinação do acesso entre internet com a programação normal de TV;
  • A Samsung anunciou, em agosto, o lançamento do aparelho que se tornaria um dos principais concorrentes do iPad no mundo, o Galaxy Tab, que acabou chegando ao mercado brasileiro antes mesmo do tablet da Apple;
  • Facebook é eleita a companhia mais inovadora do mundo segundo um ranking anual publicado pela revista “Fast Company”;
  • Netflix anunciou que lançaria o seu serviço de streaming para o Canadá.

2011

  • “A Rede Social” vence o Globo de Ouro;
  • Steve Jobs renuncia na Apple. Em seu lugar, é escolhido Tim Cook;
  • Apple Inc. lança o iPad 2, a segunda geração de seu tablet;
  • A sonda MESSENGER chega à órbita de Mercúrio;
  • Microsoft compra o Skype de grupo de investidores por US$ 8,5 bilhões;
  • Nasa lança 2 satélites idênticos para estudar a Lua;
  • Rede social Facebook ultrapassa o Orkut, rede social do Google, em número de usuários registrados no Brasil;
  • Microsoft apresenta a nova versão de seu sistema operacional, o Windows 8, que terá suporte para computadores e tablets;
  • Apple lança o iPhone 4S, quinta geração de seu smartphone;
  • De acordo com a ONU, o mundo passou a ter 7 bilhões de habitantes;
  • A NASA lançou o Mars Science Laboratory, a missão têm como objetivo estudar a existência de vida em Marte no passado e presente e irá durar 2 anos terrestres;
  • Abertura da Mac App Store, a loja de aplicativos para o Mac;
  • Apple lança o iPad 2 em todo o mundo;
  • Lançamento do iOS 5 e o iCloud;
  • Google lança sua rede social Google+;
  • Netflix expande seu serviço de streaming para a América Latina.

2012

  • Sonda Curiosity pousa em Marte;
  • Apple Inc. anuncia a nova versão de seu tablet, o iPad 3;
  • A IUPAC, aprova oficialmente o elemento 114 e 116 da tabela periódica como Fleróvio e Livermório respectivamente;
  • Novo protocolo de internet, o IPv6, é ativado e permitirá que a rede de computadores continue crescendo ao oferecer endereços com 128 bits somando um total de 3,4×1038= (340.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000) endereços;
  • Psy envia pro YouTube a música Gangnam Style, que seria o primeiro vídeo do YouTube a atingir 1 bilhão de acessos;
  • Apple lança o iPhone 5, nova versão de seu telefone celular;
  • Facebook atinge um bilhão de usuários cadastrados;
  • Microsoft lança o Windows 8 e promove a maior transformação do software em 17 anos, além dos produtos Windows Phone 8 e o seu primeiro tablet, o Surface RT;
  • Nintendo lança o Wii U;
  • Inauguração do Estádio Castelão, primeiro estádio concluído para a Copa do mundo de 2014, em Fortaleza;
  • Final do Calendário Maia de Contagem Longa, com o ciclo de 5125 anos, o que alguns interpretavam como o fim do mundo;
  • A primeira versão brasileira do festival de música Lollapalooza é realizada no Jockey Club, em São Paulo;
  • O Facebook compra a rede social Instagram por US$1 bilhão;
  • Depois de 14 anos de liderança da Nokia, o mercado de celulares passou a ter um novo líder: a Samsung;
  • A Microsoft muda o Hotmail para Outlook;
  • Lançamento do iPad mini;
  • Chegada da Amazon ao Brasil (mas apenas livros digitais);
  • Netflix inicia sua expansão para a Europa.

2013

  • Sony anuncia seu novo console, PlayStation 4;
  • Volta à Terra, após cinco meses no espaço, a equipe do astronauta Chris Hadfield, que ficou conhecido como o “astronauta pop”;
  • Vitória da Seleção Brasileira de Futebol na Copa das Confederações FIFA de 2013;
  • É lançado o jogo Grand Theft Auto V, para as plataformas de PlayStation 3 e Xbox 360;
  • Sony Xperia Z: A Sony lançou seu primeiro celular a prova d’água;
  • Lançamento do Vine: Aplicativo criado pelo Twitter para compartilhamento de vídeos curtos na internet;
  • Google Glass: A primeira leva dos óculos inteligentes do Google começa a ser vendida por US$ 1.500,00 somente no EUA. Apenas 2.000 unidades foram comercializadas em caráter de teste;
  • Tumblr: O sistema de blog que faz enorme sucesso entre o público mais jovem foi vendido para o Yahoo! pelo preço de US$ 1 bilhão;
  • Em Junho de 2013, o Google comprou o Waze para integrar essas informações no seu sistema de mapas;
  • Para lançar sua nova televisão Ultra HD de 84”, a LG produziu uma pegadinha inusitada;
  • Galaxy Gear: A Samsung entrou no mercado de dispositivos vestíveis com o relógio inteligente Galaxy Gear;
  • O seriado House of Cards, uma produção original da Netflix, levou um troféu na maior premiação da TV americana;
  • iPhone 5S e 5C: agora o device possui duas versões, uma especial e outra mais barata;
  • Snapchat viraliza nos EUA;
  • Pela primeira vez, o aplicativo WhatsApp se torna líder de mercado no Brasil, superando Messenger do Facebook.

2014

  • Facebook anuncia a compra do WhatsApp por 19 bilhões de dólares;
  • Sony anuncia o Archival Disc tecnologia sucessora do Disco blu-ray;
  • Cristiano Ronaldo ganha o prêmio da FIFA de melhor jogador de futebol do mundo em 2013;
  • Fim do suporte ao Windows XP e ao Office 2003 da Microsoft;
  • A NASA descobre Kepler-186f, o primeiro planeta potencialmente habitável;
  • Nokia passa a integrar a Microsoft;
  •  XX Copa do Mundo de Futebol, no Brasil;
  • Google anuncia o fim da rede social Orkut em 30 de setembro;
  • A Microsoft anunciou o próximo sistema operacional, o Windows 10;
  • A Embraer apresenta o KC-390 maior avião cargueiro construído no Brasil;
  • Após 15 anos, é publicado o último capítulo do mangá Naruto;
  • NASA realiza com sucesso o primeiro vôo de sua nova nave espacial Orion;
  • Foi confirmada a venda da divisão de dispositivos móveis da Motorola, que antes pertencia à Google, para a Lenovo;
  • Anúncio oficial do flagship da Samsung, o Galaxy S5;
  • O Facebook adquiriu a Oculus VR, companhia que concebeu e fabrica o Oculus Rift, por US$ 2 bilhões;
  • Motorola apresenta o Moto E;
  • O eBay chega ao Brasil;
  • Android anuncia novas versões: Lollipop, Wear e Auto;
  • Apple anuncia o iOS 8;
  • Desafio do balde de gelo para promover a conscientização sobre a doença esclerose lateral amiotrófica e incentivar as doações para pesquisa;
  • Apple anuncia o iPhone 6, iPhone 6s, iPhone 6s plus e Apple Watch;
  • Volta da Nokia ao mercado.

2015

 

 

  • Cristiano Ronaldo ganha o prêmio da FIFA de melhor jogador de futebol do mundo em 2014;
  • Realizada a 87ª edição da cerimônia do Oscar 2015 tendo como vencedor: Birdman, melhor filme;
  • Lançamento do jogo Mortal Kombat X para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One;
  • A Microsoft lança seu novo sistema operacional, o Windows 10;
  • NAS anuncia a descoberta de água líquida no planeta Marte;
  • NASA encontra água congelada e céu azul em Plutão;
  •  Zenfone 2 chamava atenção;
  • Desistência da Nintendo no mercado brasileiro;
  • Nova versão do PlayStation 4: a mais rara do mundo, um modelo criado em comemoração aos 20 anos da linha de consoles;
  • Samsung apresenta o Galaxy S6 e  Galaxy S6 Edge;
  • Vestido azul e preto ou branco e dourado?;
  • Apple traz novidades no MacBook, Apple Watch, iPad Pro e Apple TV;
  • Youtube completa 10 anos;
  • Xiaomi chega ao Brasil;
  • LG lança smartphone com tela curva, o LG G Flex 2;
  • O whatsapp é bloqueado no Brasil por alguns momentos.

2016

  • Pesquisadores do projeto LIGO anunciam que as ondas gravitacionais, previstas na Teoria da Relatividade Geral, foram detectadas pela primeira vez;
  • Início da transição do sinal televisivo analógico para o digital no Brasil, começando por Rio Verde, Goiás (desligamento piloto);
  • Microsoft adquire a empresa Linkedin por US$ 26,2 bilhões, sendo a maior aquisição da Microsoft até então;
  • Juno, sonda espacial da NASA, entra na órbita de Júpiter;
  • O mês de agosto de 2016 foi o mais quente a nível global, que há registos instrumentais globais (início em 1880);
  • Conferência da Apple, onde foi apresentado o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus com a inovação dos fones de ouvido sem fio da Beats;
  • Netflix lançou sua primeira série original produzida toda no Brasil: 3%;
  • Amazon Prime Video chega ao Brasil;
  • Protestos contra o Uber e sua regulamentação no país;
  • A febre do Pokemón Go;
  • Testes do Uber em carros autônomos;
  • Instagram adiciona modo ao vivo e stories;
  • Google lança a Assistente Google;
  • Foram lançados os Oculos Rift (da empresa adquirida pelo Facebook), o Daydream View (do Google) e PlayStation VR (do PS4).

2017

  • O filme La La Land ganha sete Golden Globes;
  • Nintendo, lança o Nintendo Switch e The Legend of Zelda: Breath of the Wild é lançado para Wii U e Nintendo Switch, sendo o último grande jogo da empresa japonesa Nintendo para o console Wii U;
  • Primeiro satélite brasileiro é lançado e entra em operação em junho;
  • Maior ataque cibernético da história. Um Ransomware chamado “wannacry” que infecta e criptografa os dados das máquinas infectou mais de 130 mil máquinas que utilizavam o sistema Windows da Microsoft em mais de 100 países. Os Hackers cobraram cerca de 300 dólares americanos a serem pagos com bitcoins para o ” resgate” dos dados. O Ransomware wannacry foi desenvolvido pela NSA mas acabou sendo roubado por hackers;
  • A sonda Cassini mergulha em Saturno, sendo destruída na atmosfera após estar em órbita do planeta desde 2004, assim encerrando sua missão;
  • Disney compra Fox por 52 bilhões de dólares americanos;
  • Samsung apresenta Galaxy A5 e A7  no Brasil;
  • Yahoo foi oficialmente vendido para a Verizon;
  •  A Nintendo lança o console Switch;
  • Samsung apresenta os Galaxy S8 e S8+;
  • O  “Menino do Acre”: Bruno Borges simplesmente sumiu, deixando escritos criptografados, uma estátua e muito mistério sobre o seu paradeiro;
  • A Microsoft apresentou o Creators Update para o Windows 10;
  • Youtube aprimora o seu design e adiciona modo noturno;
  • A Nintendo revelou o aguardado Super Nintendo Mini;
  • Microsoft apresenta o Xbox One X;
  • Apple apresenta o iOS 11, iPhone 8, 8 Plus e iPhone X
  • Google apresenta o Android Oreo;
  • Nubank chega ao Brasil;
  • Amazon passa a vender mais produtos além dos e-books;
  • O WhatsApp liberou uma função super aguardada: a de apagar mensagens já enviadas;
  • A bitcoin começa a disparar e a ser notada por muita gente ;
  • Disney adquiriu a divisão 21st Century Fox.

2018

  • Electron, da Rocket Lab, torna-se primeiro foguete a fazer voo orbital através do uso de motor alimentado por bomba elétrica;
  • Pela primeira vez, em 150 anos, ocorreu um fenômeno raro na lua “Superlua Azul de Sangue”;
  • Astrônomos anunciam Icarus, a mais distante estrela já detectada no Universo;
  • Copa do Mundo FIFA de 2018, realizada na Rússia;
  • Arábia Saudita permite que as mulheres dirijam;
  • Raro eclipse total da Lua é o mais longo do século XXI com 103 minutos de duração;
  • É lançada a sonda espacial Parker em direção ao Sol;
  • SpaceX anunciou seu primeiro turista lunar, criador do Projeto dearMoon;
  • NASA anunciou que o telescópio espacial Kepler, tendo ficado sem combustível, depois de nove anos de serviço e a descoberta de mais de 2,600 exoplanetas, foi aposentado oficialmente e vai manter sua órbita atual e segura, longe da Terra;
  • Centenário do fim da Primeira Guerra Mundial;
  • Entram em domínio público as obras de Monteiro Lobato e o Mickey Mouse;
  • A sonda InSight chega a Marte;
  • É lançado o jogo de luta Super Smash Bros Ultimate para o console da Nintendo, Nintendo Switch;
  • Entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados (GDPR) na União Europeia;
  • Foi sancionada no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP), tomando emprestadas várias características da lei europeia;
  • A Uber pagou US$ 148 milhões por ter encoberto a exposição de dados de 50 milhões de passageiros e 7 milhões de motoristas;
  • O escândalo Cambridge Analytica: Facebook revelou que dados de 87 milhões de pessoas foram utilizados indevidamente para fins políticos;
  • Facebook alertou 29 milhões de usuários, inclusive no Brasil, cujos dados foram acessados por hackers e fotos privadas de até 6,8 milhões de pessoas foram expostas devido a outro bug;
  • A tecnologia 4G alcança 95% da população brasileira;
  • Em países como Estados Unidos, Coreia do Sul e Austrália as operadoras começaram a instalar o 5G;
  • Google recebeu uma multa recorde de 4,3 bilhões de euros após ser acusado de monopólio;
  • As bicicletas Yellow e os patinetes chegam ao Brasil e ao mundo.

2019

  • Chang’e 4, da CNSA, se torna a primeira espaçonave a pousar no lado oculto da Lua;
  • Chega ao fim o programa de Televisão da Rede Globo Vídeo Show após quase 36 anos na grade de programação;
  • Após quase 12 anos em exibição, o último episódio de The Big Bang Theory é transmitido nos Estados Unidos;
  • Transmissão do último episódio da série de TV Game of Thrones;
  • Avengers: Endgame torna-se o filme de maior bilheteria de todos os tempos (sem ajustar pela inflação), superando Avatar;
  • Astrônomos detectam água na atmosfera do exoplaneta K2-18b, primeira detecção do tipo em uma zona habitável;
  • Sony e Microsoft anunciaram o PlayStation 5 e o Xbox Series X;
  • A Xiaomi abre sua primeira loja no Brasil;
  • Huawei chega ao mercado brasileiro;
  • Amazon traz para o Brasil a Amazon Prime Video e o Amazon Prime Music ao preço de R$ 9,90;
  • Nos EUA, a Disney lança seu programa de streaming, o “Disney+”;
  • Empresas de smartphone lançam celulares dobráveis;
  • Fim da exibição do número de Likes no Instagram;
  • Apple lança  iPhone 11 Pro com câmeras triplas.
Guylherme Custódio
postou 22/01/2020

© Mentores Digital 2022 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Mentores