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Mulher mostrando prancheta com calendário branco e dourado, uma alusão às datas comemorativas como o Ano Novo.

Marketing em datas comemorativas: dicas para planejar campanhas!

O final do ano está aí e já está na hora de pensar nas suas estratégias para o ano que vem! Um planejamento assertivo é sinônimo de bons rendimentos, independente do segmento de sua empresa. Mas, além de pensar no faturamento, é necessário com maior prioridade refletir sobre a satisfação de seu cliente. Não sabe como? Acompanhe as dicas que daremos ao longo deste conteúdo sobre como utilizar das datas comemorativas a favor de seu negócio.

Perfil do target

Provavelmente seu negócio já possui uma persona estabelecida. Se ainda não possui, é imprescindível começar por aí para saber quem realmente é o seu consumidor. Conhecer a realidade da empresa e a de seus leads, assim como seu comportamento de compras ajuda muito na hora do planejamento, pois as campanhas de marketing devem alinhar-se aos interesses do público-alvo.

Quanto às datas comemorativas, aplica-se o mesmo. Analise as que mais tem a ver com seu público e faça um calendário. Assim você já se organiza para não perder o timing de cada comemoração. Transforme-as em grandes oportunidades de vendas!

Planeje

Crie um plano de vendas, com todas as ofertas e promoções que poderá disponibilizar para seu cliente, mas não esqueça de ser criativo. Fazer aquela campanha com a mesma historinha que o consumidor viu ano passado, não vai fazer com que ele abra seu e-mail nem entre no seu site. A chave é trazer novidades para se destacar.

Uma forma de atrair e relacionar-se com os leads, e que é essencial atualmente para reforçar a sua presença online, são as estratégias de marketing de conteúdo. Aproveite esta tática e inclua as datas comemorativas no planejamento das matérias do seu blog.

Então pegue aqueles assuntos que mais tem a ver com seu negócio e relacione a estas datas especiais. Seja relevante e inovador, preparando conteúdos que agreguem no conhecimento do target. Reforçando: inovar trazendo aquele “que a mais” é essencial para instigar o usuário!

Por exemplo: sua loja vende maquiagens, logo, pode-se pensar em descartar a Páscoa, porque não tem muita relação com seus produtos. Uma ideia de um possível conteúdo seria “dicas de como usar o iluminador para as festas de fim de ano”. Pegamos então um tema referente ao seu negócio, uma data especial e um assunto que é tendência nesta categoria. Tudo pensando no gosto do seu público!

Prepare

Personalize seu Ecommerce com a temática, decore sua loja física, prepare o design de suas campanhas, assim como as fotos de perfil de suas mídias sociais. Mas não exagere! Lembre-se que tem gente que odeia canções de Natal, por exemplo. A ideia é atrair e não fazer seu cliente correr longe de sua loja.

Crie banners criativos e decorados com suas melhores promoções no seu site. E não esqueça de mimar seu público quando ele receber a entrega, com aquele pacote especial num papel de presente superatrativo e um cartão de de/para. Uma lembrancinha como um adesivo da loja, ou qualquer outro brinde, encanta e surpreende a todos!

Divulgue

Agora que já está tudo preparado, é hora de fazer a divulgação. Organize seus e-mails marketing e suas campanhas nas redes sociais. Mas não ache que você fará isso apenas no dia exato da data comemorativa, pois uma campanha de sucesso começa muito antes.
Ou seja, aproveite sua presença digital para atrair, mas comece antecipadamente a mostrar que sua loja está pronta para aquela comemoração. Mande um e-mail marketing especial para sua base selecionada, desejando felicidades, mas não seja genérico. Demonstre criatividade, qualidade e autoridade no assunto.

Em datas como Natal e Ano Novo é legal ligar desejando felicidades para aqueles clientes fiéis, sempre com aquele tom humanizado. Campanhas em áudio é uma promessa de sucesso para os próximos anos.

Se seu negócio é uma loja de artigos para bebês, por exemplo, desejar Feliz dia das Mães e Feliz dia dos Pais para os futuros e recém mamães e papais é uma ótima ideia para conquistar e fidelizar seu consumidor. E é pra isso que as campanhas de marketing devem ser feitas, pensando em atrair, mas, principalmente, fidelizar, pois, com certeza, os pais que ganharam felicitações, lembrarão de sua atitude em outras ocasiões e voltarão a comprar na sua loja.

Existem algumas datas que já estão internalizadas no cotidiano do público e devem ser essencialmente aproveitadas, como Natal, Ano Novo, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Crianças. Os períodos próximos a estas festividades tendem a movimentar e trazer mais resultados para o comércio, além de elas mesmas conterem um considerável apelo emotivo ou comercial. A Black Friday e a Cyber Monday também já podem entrar nessa lista.

Porém, se o foco agora é trazer novidades, uma dica é investir na estratégia do oceano azul, onde quem surfa se destaca perante pouca competitividade, e pensar mais em datas mais desconhecidas, mas que tem tudo a ver com seu cliente. Um Ecommerce de instrumentos musicais, por exemplo, pode pensar numa supercampanha no “Dia do Músico”, uma loja geek de livros e quadrinhos no “Dia do Orgulho Nerd”, etc.

Em datas comemorativas (ou não)

Vale ainda lembrar de algumas estratégias necessárias em todos os dias do ano, e, principalmente, para as datas onde possam ter um maior volume de acessos no seu Ecommerce, por exemplo:

  • Melhore sua página: simplifique todos os caminhos até a finalização da compra, para garantir a melhor experiência do usuário;
  • Facilite o processo de compras: ofereça os melhores descontos e diferentes formas de pagamento, convencendo seu cliente que fará melhor negócio levando o seu produto e não o da concorrência;
  • Otimize a hospedagem: esteja preparado para o aumento de tráfego;
  • Responsividade: certifique-se que seu comércio eletrônico é mobile friendly e que irá rodar perfeitamente em dispositivos móveis;
  • Ofereça excelentes entregas: como frete ou, até mesmo, sedex grátis a partir de um valor x, e nunca esqueça de cumprir os prazos para satisfazer o consumidor;
  • Cuide de seu estoque: mantenha seu site sempre atualizado com o real número de estoque, assim como é necessário um prévio planejamento para não deixar de vender por escassez;
  • Mensure os dados obtidos: disponha-se de ferramentas automatizadas que gerenciam suas campanhas a fim de facilitar a mensuração dos dados e, assim, saber onde estavam os erros e acertos, para fazer bonito nas próximas ações;
  • Atenda humanamente: a equipe de atendimento, via chat online ou redes sociais deve estar engajada o suficiente para responder todas as dúvidas dos clientes e auxiliar nas negociações de modo humanizado;
  • Garanta sua presença online: esteja onde seu público está, usando as redes sociais a seu favor com ações de marketing.

Recapitulando:

  • Planeje suas estratégias de conteúdo;
  • Alinhe com o gosto do target;
  • Otimize seu Ecommerce;
  • Personalize o atendimento;
  • Mande e-mail marketing previamente;
  • Divulgue nas redes sociais!

Basicamente, seguindo estes passos, suas campanhas em datas comemorativas serão possivelmente brilhantes!

A SEBRAE, em 2017, definiu Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal como as datas comemorativas mais pertinentes à campanhas de marketing em um pdf incrível. Acesse, clicando aqui.

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Avatar Ingrid Marina T de C Rodrigues postou 13/12/2018
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