Marketing digital: 4 métricas para acompanhar no seu e-commerce

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Marketing digital: 4 métricas para acompanhar no seu e-commerce

Medir os resultados do seu e-commerce por meio de estratégias de marketing digital é essencial para identificar erros e acertos, otimizar campanhas e tomar as melhores decisões. Nesta jornada, é importante definir métricas mensuráveis e relevantes, isto é, que sirvam para traçar um caminho pertinente ao crescimento do negócio.

Mais que avaliar os resultados, as métricas são instrumentos poderosos para você ter mais consciência e conhecimento da sua empresa. A partir daí, o caminho ficará mais claro para você conquistar as metas traçadas. Para ajudar você nessa tarefa, listaremos 4 métricas de marketing digital imprescindíveis para o seu e-commerce ter alta performance. Acompanhe!

1. Retorno sobre Investimento (ROI)

O Retorno sobre Investimento (ROI) é muito utilizado nas ações de marketing e consiste em uma das métricas mais importantes de marketing digital, pois é essencial que você saiba qual foi o retorno gerado por uma determinada ação.

Se o ROI for positivo e se a empresa tiver capacidade de otimizar a produção, o cenário ideal é maximizar os investimentos em marketing digital.

A fórmula para calcular o ROI é: Ganho obtido – Investimento inicial / Investimento inicial.

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2. Custo de aquisição de cliente (CAC)

O custo de aquisição de cliente (CAC) consiste em você descobrir quanto investe para ter um consumidor. Nessa métrica, é preciso incluir custos como salários de equipe, investimentos em mídias, vendas, etc.

Ou seja, você deve somar todas as despesas de marketing e vendas durante um determinado tempo e comparar com a quantidade de compradores que entrou nesse período.

A fórmula para calcular o CAC: Despesas + investimentos em vendas e marketing / Número de novos consumidores em um determinado período.

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3. A relação entre marketing digital e taxa de conversão

A taxa de conversão consiste em um passo que o usuário dá para se tornar um consumidor. No marketing digital, esse passo pode ser o cadastro de uma promoção, a assinatura da sua newsletter, usar uma versão de teste do seu produto, baixar um e-book ou até tornar-se um novo consumidor.

A taxa de conversão pode ser usada para diversas finalidades, mas o objetivo final é sempre transformar um visitante em cliente. O seu cálculo não tem uma operação exata, pois depende do seu objetivo. No entanto, em geral, consiste no número de visitantes de uma página e no número de usuários que efetivamente concluíram uma ação desejada.

4. Ticket médio e marketing digital

O ticket médio tem por objetivo apontar o valor que cada consumidor gasta, em média, nos produtos ou serviços da sua empresa. O ideal é que você encontre um ticket médio mensal, ou seja, que saiba quanto cada cliente gasta por mês no seu negócio. Dessa forma, você poderá usar essa métrica para ter uma boa ideia do crescimento do seu negócio.

A fórmula para calcular o ticket médio: Ticket médio mensal = Receita mensal / Número de consumidores do mês.

O que você achou dessas métricas de marketing digital? Você aplica algumas delas em sua empresa? Para ter sucesso no seu negócio, como sabemos, é preciso ir além das métricas e partir para a interação com o consumidor!

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Letícia
postou 09/06/2021

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