Loja virtual: confira 6 dicas para contratar bons profissionais

E-Commerce

Loja virtual: confira 6 dicas para contratar bons profissionais

Ao decidir ter uma loja virtual, a primeira ideia que vem à cabeça é quais profissionais contratar para fazer o serviço. Porém, muitas vezes são necessários diferentes expertises para desenvolver todas as áreas de um ecommerce, e bons profissionais tendem a ser especializados em uma área ou outra. Então, que tal dar uma olhada em algumas dicas sobre o que considerar ao contratar profissionais para criar sua loja virtual?

Muito além de contratar um profissional, é importante entender como seu modelo de negócio irá se adaptar ao digital, para que o projeto tenha um resultado perfeito.

Neste artigo, vamos mostrar um passo-a-passo que vai te ajudar a entender as necessidades do seu negócio e como encontrar profissionais à altura das suas expectativas!

1. Avalie as necessidades da sua loja virtual

Ao começar o planejamento de um ecommerce, o primeiro fator a ser considerado é o seu modelo de negócio.

Se você possui um negócio de varejo tradicional com um modelo B2C, provavelmente você espera ter uma loja com funcionalidades como cupons de desconto, formas de pagamento variadas (como Pix, boleto e cartão de crédito) e ferramentas de busca.

Por outro lado, é possível ter uma loja virtual que fuja destes padrões mais comuns e atenda qualquer particularidade do seu negócio, por exemplo:

  • Lojas de assinatura ou recorrência;
  • Modelos de negócio B2B;
  • Lojas exclusivas que só vendem para clientes ou empresas cadastradas, e possuem tabelas de preços diferenciadas para cada cadastro.

De qualquer modo, é importante considerar que existem múltiplos modelos de sites e ecommerce, por isso, tenha uma descrição precisa do seu negócio ao apresentar o briefing para os profissionais que irão desenvolver seu projeto.

2. Analise as plataformas disponíveis para sua loja virtual

Como falamos no tópico acima, é possível adaptar a criação de uma loja virtual ao modelo do seu negócio. Para isso, é possível contar com diversas plataformas que irão possibilitar o desenvolvimento e a hospedagem do seu novo ecommerce.

Para as lojas que chamamos acima de “tradicionais”, o melhor caminho é trabalhar com uma plataforma online, como Nuvemshop, Tray ou Loja Integrada. Apesar destes serviços cobrarem uma mensalidade, que variam conforme planos e podem ser de menos de R$50 a até mais de R$1000, os custos iniciais e de manutenção serão menores.

Já para negócios com particularidades, como lojas B2B, vale a pena investir em uma plataforma open source, como WooCommerce ou Magento.

Lembre-se! Independentemente da plataforma escolhida, custos de manutenção (como pagamento servidores e atualizações) são comuns e irão aparecer ao longo do tempo.

3. Encontre um desenvolvedor especialista

Se uma plataforma online for a melhor escolha para o seu negócio, você irá encontrar muitas ferramentas intuitivas que irã te ajudar a configurar seu ecommerce. Entretanto, para questões de layout e personalização, um toque profissional traz mais credibilidade, tanto para cliente, quanto perante a concorrência e o mercado.

Já as plataformas open source podem ser desafiadoras para leigos, e deixá-las nas mãos de desenvolvedores experientes pode (e vai) evitar problemas.

De qualquer forma, este é um dos principais pontos para escolher um profissional para trabalhar na sua loja virtual: converse com os profissionais ou agências sobre as possibilidades de plataformas a serem utilizadas e valorize um bom portfólio.

4. Lembre-se: desenvolvedor não é designer!

Se você espera encontrar um desenvolvedor que programe e faça o layout da sua loja virtual, não crie muitas expectativas. Em linhas gerais, um desenvolvedor não tem know-how para desenhar uma interface levando em conta conceitos de design, interface e experiência do usuário.

Ou seja, se você pretende ser criterioso no visual do seu ecommerce, é melhor contratar um designer, e após isso um desenvolvedor, ou uma empresa que conte com estes dois profissionais.

5. Leve em conta protótipos e alterações

Muitas vezes, é durante o desenvolvimento do projeto que se encontra o seu caminho. Mesmo tendo clareza do que deseja, pode ser que a implantação de alguns itens seja mais difícil do que o imaginado. Os profissionais envolvidos devem ser capazes de fazer mudanças quando necessário.

Além disso, é essencial que seja validada, no começo do projeto, uma versão mínima e funcional do produto o mais rápido possível. Isso é importante para que o cliente saiba se ele atende às necessidades, bem como para que ele possa oferecer feedback.

Para estes contratempos, agências ou empresas especializadas normalmente oferecem um gerente de projetos para estar à frente de todas as demandas, e organizar prazos levando em conta ajustes e alterações.

6. Pondere sobre o cumprimento de prazos

Durante o projeto, pode ser que haja mudanças inesperadas. A conversa e a troca constante entre clientes e profissionais é essencial para que prazos de ajustes sejam considerados, e prazos de alterações sejam negociados conforme forem aparecendo. Cabe avaliar se extras não planejados irão trazer benefícios importantes.

De qualquer modo, é importante ter em mente que algumas mudanças podem ser benéficas para o projeto, e um bom trabalho leva tempo. Testes periódicos também ajudam a manter a qualidade do produto, além de possibilitar ver o andamento do projeto de uma maneira mais prática.

Dicas para contratar desenvolvedores para sua loja virtual

Está se sentindo perdido ao começar sua loja virtual?

Uma boa opção nesse processo é contratar uma empresa especializada e terceirizar a execução do projeto. De cara, todos os possíveis problemas ficam com o fornecedor, que tem uma equipe especializada e vai encontrar uma solução rápida e viável para eles. Com isso, o cronograma é cumprido.

Além disso, essa opção melhora o retorno sobre o investimento (ROI), minimiza os custos com mão de obra especializada, otimiza os processos de desenvolvimento e implementação e, com isso, permite que a equipe se concentre em tarefas mais estratégicas. Em outras palavras, é uma boa alternativa quando se está em dúvida.

Quer conhecer um case de sucesso em Loja Integrada? Descubra como elevamos a experiência de compra online na ShopB.

Quer entender qual é a melhor opção para viabilizar sua loja virtual? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo a expandir seus negócios!

Letícia
postou 13/05/2021

© Mentores Digital 2021 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Mentores