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Como usar o InstaStories a favor de sua empresa?

Sabemos que, não importa o segmento da sua empresa, seu público está nas redes sociais. O Instagram é hoje uma das redes mais importantes da web e mais usadas no Brasil, logo, utilizar dessa plataforma ao seu favor é uma boa dica para se aproximar de seus clientes.

Criado em torno de 2016, o InstaStories é uma ferramenta dentro do Instagram, de fácil acesso (no topo da home do app) e que ultimamente mais prende a atenção dos usuários. Nele você pode postar imagens e vídeos em formato vertical de curta duração, mas que permanecem visíveis dentro de 24 horas.

Neste texto, daremos dicas de como aproveitar essa ferramenta para transformar seus seguidores em leads e engajar ainda mais seu target!

Apareça

Mostre seu cotidiano, a cultura da empresa, o que está acontecendo internamente e como é sua loja física ou escritório. Faça com que seu público lhe conheça a fundo! Divulgue posts do blog e das outras redes, seus vídeos no Youtube e etc. Dar print screens para mostrar o que está postando nas outras redes é uma boa dica.

Exibir cases, e claro, seus produtos, é imprescindível para o Stories, se seu objetivo é transformar seguidores em clientes. Nessa vitrine digital, abuse de storytellings para aproximar-se da audiência.

Aproveite para configurar o compartilhamento automático das suas histórias no Facebook, lá também existe uma ferramenta parecida que pode ser associada. Mas cuidado com o overposting, pois suas histórias podem acabar sendo silenciadas pelos usuários.

Simplifique

Aposte em conteúdos mais simples e use seu próprio smartphone para aparecer no Stories. A ideia aqui é humanizar a sua marca, então, interagir dialogando com o público de forma mais rotineira e criativa, sem medo de experimentar, também é bem legal.

Nunca esqueça da sua identidade visual e poste conteúdos diferentes das outras mídias. No Stories o público quer se divertir, por isso, não seja tão formal, e preste atenção na linguagem e gostos da sua persona para planejar o que será postado. Algumas marcas aproveitam de seus Brand Personas para essa interação.

Conecte

Para conseguir usar a função de link do Stories, aquela de arrastar para cima que leva os visualizadores para o “próximo passo do funil”: direto para seu site, landing page ou blog, é preciso ter no mínimo 10 mil seguidores. Se ainda não alcançou esse número, o jeito é fazer uma call to action bem atrativa para despertar o interesse de entrar no seu perfil e clicar no link que está na sua bio.

Mesmo já tendo 10k seguidores, é válido usar a CTA para lembrar seus espectadores de “puxar para cima”, e sempre encoraje-os a entrar em contato com sua empresa.

Organize

É sempre proveitoso fazer um planejamento dos conteúdos a serem compartilhados. Aproveite datas comemorativas ou promoções relâmpago em sua pauta.

No caso do InstaStories, o horário das postagens não precisa ser obrigatoriamente pensado, pois de qualquer forma a história ficará disponível por 24 horas, mas no caso de uma Live (vídeo ao vivo) essa estratégia deve sim ser delineada – o que é uma funcionalidade bem útil, pois ela notifica seus seguidores no momento em que você “está no ar”, e pode ser usada para conteúdos instantâneos, como aquela novidade que pode acrescentar para seu trabalho e que você não pode perder o timing. Lembre-se de sempre ser natural e divertido e não tem problema nenhum usar as máscaras se você for muito tímido.

Deslize a história para cima e confira seus visualizadores frequentes e sua quantidade. Isso ajuda a conhecer seu público-alvo. Perceba o número de cliques e a taxa de rejeição para entender melhor do que eles gostam e organizar seu cronograma.

Utilize

Dentro do próprio InstaStories, existem também muitas funcionalidades que podem ser aproveitadas. Os Stickers, além de adesivos divertidos, possuem outras aplicabilidades, como:

  • Tags – as hashes facilitam a busca da sua marca ou assuntos relativos;
  • Enquetes – relacionam marca e público;
  • Localização – para o público saber onde você está, seja a sua sede ou lugares interessantes;
  • Perguntas – aproxima seu target, deixando a sensação de que está participando dos conteúdos;
  • Mencionar – para fazer parcerias, melhorar seu networking, quem sabe promover guest posts ou mesmo aproveitar o público de um influenciador;
  • Gifs – deixam o post visualmente mais divertido.

Lembramos que é legal acompanhar o que está acontecendo nos Stories, tanto dos seguidores e dos influencers, quanto da concorrência para compreender seu nicho.

Utilize filtros, efeitos de vídeo, edições de fotos, alinhamentos e humanize-se. Use, também os highlights para destacar histórias antigas e fixá-las no seu perfil, dando mais visibilidade a um conteúdo relevante.

Engaje

Sempre responda seus clientes, seja na DM ou nos comentários. Nas menções do Stories o procedimento é o mesmo. Quanto mais engajamento, mais os algoritmos do Instagram sobem o ranking do seu perfil.

E claro, se possível, anuncie. Vídeos patrocinados geram mais views e aumentarão as chances de alcance e de conversão!

 

Avatar Ingrid Marina postou 21/09/2018
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