Blog Mentores

Blog Mentores Blog Mentores

blog blog
Pesquisa

A relação entre inovação tecnológica e marketing

Estamos sempre em busca de novidades, não é mesmo? E tratando-se de tecnologia, ser uma empresa inovadora aumenta a sua competitividade por ser mais atraente para o público. Com estratégias de marketing precisas e eficientes, avaliando os bons resultados, podemos afirmar que tempo e dinheiro serão economizados.

E o que é inovação tecnológica?

Inovação tecnológica diz respeito aos processos e produtos. Pode ser entendida como um método de solucionar problemas, melhorar a produtividade de uma equipe, a aquisição de um novo software ou uma outra técnica de divulgação.

Tornou-se necessário proporcionar uma experiência única para o consumidor. E, a junção de departamentos como marketing e tecnologia, por exemplo, traz muitas vantagens.

Tecnologia e marketing

Antigamente, os empreendedores planejavam por muito mais tempo até colocar seu projeto no mercado. Hoje, com o mindset digital e com o perfil startup, o mercado exige mais agilidade.

Vamos citar um exemplo de um aplicativo de marketplace voltado para restaurantes. Nele, utiliza-se a tecnologia para a criação do produto digital com diversos estabelecimentos. Porém, de nada adianta criá-lo, sem contar com uma boa estratégia de marketing. Para lançá-lo, utiliza-se cupons de descontos, notificações no próprio app ou mensagens via sms. Isso faz com que as pessoas testem e indiquem para seus círculos de relacionamentos.

A era é digital, mas, a melhor palavra para descrever todas as estratégias citadas acima é relacionamento. O objetivo final é encontrar estratégias inteligentes e coerentes, que aproximem a marca do público-alvo, para engajá-lo e então convertê-lo em cliente.

Com a tecnologia, os 4 Ps se transformaram em 8

O marketing precisou se adequar às necessidades, resultado das mudanças que foram acontecendo (e continuam). Vale lembrarmos quais são e o que significam:

  • Produto: Consiste nas entregas e deve ser pensado de acordo com as necessidades dos clientes.
  • Preço: Deve ser pensado como um todo, não só no seu valor final, mas quanto custou a produção, a marca da empresa e quanto será cobrado.
  • Praça: Onde seu produto será exposto e para isso, é importante conhecer muito bem a persona, pois, assim, conseguirá definir a melhor estratégia para atingí-la.
  • Promoção: Não estamos falando de descontos, mas na forma como o produto será demonstrado ao cliente, ligado diretamente ao Marketing.
  • Pessoas: Este ponto é indispensável. O sucesso depende muito do bom atendimento. Nesse caso, empatia é a palavra-chave para encontrar as melhores soluções para o cliente.
  • Processos: Têm extrema importância, tanto para promover a melhor experiência para o cliente, como internamente, pois, é necessário que cada um saiba sua função e a pratique de forma correta.
  • Posicionamento: É a forma como a marca se apresenta para seu cliente em potencial.
  • Performance: Definir os indicadores e analisá-los, faz parte da Performance. É aqui que terá um “norte” sobre como prosseguir nos negócios e quais os resultados das estratégias aplicadas.

 

Diante disso, podemos dizer que marketing andará sempre junto às inovações tecnológicas, buscando métodos para obter respostas de forma eficiente.

 

Gostou deste texto? Assine nossa newsletter e receba todo mês novidades do blog e LinkedIn.

Avatar Ingrid Marina postou 31/08/2018
toasty