8 ferramentas EaD que estão mudando a educação a distância

Ensino à Distância

8 ferramentas EaD que estão mudando a educação a distância

Ao pensar em educação a distância, algumas pessoas se sentem receosas quanto à qualidade do aprendizado proporcionado aos alunos em uma plataforma EaD (ou Ambiente Virtual de Aprendizagem). Geralmente, essa insegurança costuma se basear em informações equivocadas ou em um pensamento tradicionalista, que acredita que as ferramentas EaD não são tão efetivas quanto as presenciais.

Contudo, esse tipo de modalidade de ensino tem gerado resultados bastante positivos, sendo adotado não só por faculdades, mas também por empresas que buscam capacitar os seus profissionais de forma eficiente.

EaD representa 40% das graduações
O levantamento, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revelou que 40% dos estudantes que ingressaram em cursos de graduação em 2018 optaram por cursos online

São mais de 9 milhões de alunos matriculados em cursos de ensino superior a distância – um crescimento de 17% entre os anos 2017 e 2018 e mais de 5% ao ano, desde de 2016. 

Em 2020, com o isolamento social, o interesse pela modalidade de educação a distância se intensificou: segundo levantamento realizado pelo Google, houve um salto de 130% nas buscas por especializações a distância.  

Para aprimorar o processo de aprendizagem online e dar uma mão aos professores e instituições dessa modalidade, listamos abaixo 8 ferramentas EaD que proporcionam benefícios tanto aos alunos, quanto às organizações. Veja:

1. Plataforma EaD ou Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma plataforma que reúne, em um só lugar, todas as ferramentas utilizadas durante o ensino a distância, como materiais de estudo (as aulas e bibliotecas virtuais), links para vídeos e podcasts, chat e fóruns. Em outras palavras, o AVA pode ser associado a um grande menu inicial, onde os estudantes encontram todos os caminhos necessários para acessar as ferramentas utilizadas durante as aulas.

Por ser online, ele pode ser acessado de qualquer local, em qualquer horário, basta o usuário digitar o seu login e senha para acessar a sua conta própria. Nesse ambiente, o uso fica restrito aos participantes cadastrados.

Entre os demais benefícios proporcionados pelos ambientes virtuais de aprendizagem, destacam-se:

  • A personalização do ambiente de acordo com o que a instituição busca oferecer;
  • Uma navegação fluida e prazerosa devido à organização das possibilidades do curso; 
  • Criação de regras, gatilhos e condicionais para que o aluno percorra a trilha de aprendizagem desejada pela instituição de ensino.

2. Bibliotecas virtuais

É na biblioteca virtual que os alunos podem acessar e baixar os materiais didáticos e paradidáticos dos cursos, como apostilas, livros, textos, artigos e exercícios.

Isto é, durante uma aula, o professor pode citar um livro ou conteúdo disponível na internet e arquivá-lo na biblioteca virtual, para que todos os alunos possam consultá-lo depois. 

Trata-se de uma excelente ferramenta para professores e instituições que produzem os seus próprios e-books e apresentações de slides materiais valiosos para o aprofundamento do aprendizado e para a divulgação do trabalho da instituição na forma de publicação virtual.

3. Conteúdos multimídia

Texto, infográfico, vídeo, áudio ou jogos: cada estudante tem o seu método favorito de aprendizagem. Enquanto alguns absorvem melhor o conteúdo em uma leitura, outros aprendem de forma mais fácil por meio de videoaulas ou áudios.

Pensando nisso, as ferramentas multimídias EaD conseguem atender a diferentes necessidades de alunos, oferecendo uma diversidade de técnicas de educação.

Dica! Os jogos costumam ser uma ótima forma para engajar e por em prática teorias abordadas em diferentes disciplinas. E o melhor: podem ser desenvolvidos de forma customizada para empresas.

4. Gamification

Falando em jogos, a gamificação na educação a distância pode ser transformadora! Além de despertar interesse nos alunos pela disciplina e aumentar o seu engajamento com a aula, o jogo pode ajudar professores e alunos a desenvolverem autonomia, colaboração e criatividade.

Trata-se de uma ferramenta essencial para o ensino a distância, pois torna as aulas online mais atraentes, contextualizadas e produtivas para os estudantes.

Lembrando que gamificar não significa apenas utilizar jogos prontos em sala de aula, mas sim de criar dinâmicas através de elementos de games (missões e desafios, pontuações e rankings, prêmios, avatares e cenários) para alunos resolverem situações-problemas.

Você sabia?
Uma versão especial do Minecraft, o game mais jogado na Xbox Live, foi desenvolvida para salas de aula e está sendo usada em mais de 115 países no mundo. O MinecraftEDU conta com recursos que tornam o jogo mais acessível e eficaz em sala de aula, como personagens não-jogadores, lousas, pasta de câmera e muito mais!

5. Fóruns

São espaços onde os professores podem interagir com os alunos, esclarecendo as suas dúvidas e explicando melhor algum conteúdo. Os fóruns de discussão também podem ser utilizados entre os estudantes, para troca de experiências sobre a matéria.

Como as perguntas e respostas ficam registradas no fórum, uma única pergunta pode resolver uma dúvida compartilhada por vários alunos.

Além disso, lá ainda é possível compartilhar links, vídeos e demais materiais encontrados por professores e estudantes, transformando o fórum em uma ferramenta colaborativa. 

6. Chats

Diferente do fórum, o chat costuma ser mais interativo, pois possibilita o contato entre duas ou mais pessoas que estão online em um determinado momento, ou seja, em tempo real.

Através deles, os alunos podem debater e aprofundar questões apresentadas em aula em um ambiente muito mais reservado que os fóruns de discussão.

Por fim, os chats são um incrível recurso para a conversação, interação e envolvimento entre os participantes do curso online.

A imagem é um .gif com vários balões de mensagens surgindo de baixo pra cima. Os da direita são vermelhos e os da esquerda são azuis, ambos contém apenas linhas interna como referência de mensagens, porém nada escrito.

7. Blogs

Os blogs são ideais para a divulgação de conteúdos discutidos em sala de aula online para alunos do EaD e pessoas interessadas no tema. 

Versátil e de fácil edição, é uma ferramenta que possibilita o professor ir além dos textos: imagens, gifs, vídeos e áudios podem ser inseridos pelo educador, com os objetivos de tornar o conteúdo mais dinâmico e chamar a atenção dos leitores.

8. E-mail

Apesar de não ser uma novidade, o e-mail é uma ferramenta extremamente útil para estabelecer uma comunicação direta entre alunos e professores.

Através dele, também é possível que:

  • Os estudantes entrem em contato com o educador para relatar problemas ou realizar questionamentos fora do chat ou fórum, caso necessário;
  • Os professores disparem avisos, relatórios periódicos e informações relevantes sobre o curso para toda a classe. 

A imagem é um .gif de um símbolo de caixa de e-mails com um óculos se encaixando sobre ela, e com a mensagem: "Deal with it"

Como você viu, as ferramentas EaD podem facilitar e complementar o aprendizado de várias maneiras e possibilitar uma interação entre os participantes do curso em qualquer horário e lugar.

E você, utiliza alguma das ferramentas citadas acima ou deseja compartilhar conhecimentos com os colaboradores de sua empresa, através de um sistema de ensino a distância?

A Mentores Digital projeta e desenvolve interfaces com experiências digitais inovadoras, adaptadas para mobile e desktop, e pensadas exclusivamente nas dores e expectativas da empresa e usuário.

Os nossos sistemas de educação a distância são desenvolvidos em plataformas flexíveis e escaláveis, que oferecem um ecossistema inteiro de plugins e integrações permitindo mudar e escalar com facilidade e frequência.

Com muito trabalho e pesquisa, podemos fazer grandes coisas para o seu ambiente virtual de aprendizagem. Conheça nossa Plataforma EaD, entre em contato conosco e se torne digital! Se você ainda estiver com dúvidas sobre esse serviço entre em contato com a nossa equipe através do Instagram, ficaremos felizes de te ajudar! 

Delvair Raul Macedo
postou 08/06/2020

© Mentores Digital 2022 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Mentores