Blog
Pesquisa
Engajamento EaD

EAD: Como aumentar o engajamento do aluno a distância?

Em uma sala de aula, com a presença dos alunos e professor, é difícil manter a atenção voltada totalmente para a matéria. Em uma aula online pelo sistema EAD, isso pode ser mais complicado ainda.

A educação a distância

Atualmente, o método convencional de ensino vem perdendo espaço para o Ensino a Distância, ou EAD. O número de alunos que se inscrevem ou assinam planos para qualquer curso está cada vez maior, ultrapassando 1,3 milhões! Parece surpreendente, mas, quando pensamos nas vantagens que o método online oferece, acaba sendo fácil de entender o por quê.

Quais as vantagens do Ensino Online?

O EAD permite uma redução nos processos, tanto em questão de tempo quanto economicamente. O tempo e dinheiro gastos na realização de matrículas, compra de materiais ou idas diárias à instituição, são economizados quando substituídos por inscrições ou assinaturas rápidas, materiais didáticos online atualizados e fornecidos pelo curso, com a possibilidade de realizar sua aula em qualquer lugar e em qualquer horário.

O aluno tem a opção de realizar cursos de extensão, graduação, pós graduação, atualização, capacitação, treinamentos, entre muitos outros, com uma lista vasta e diversificada com várias alternativas de áreas e assuntos. A autonomia e liberdade do EAD fez com que esse método crescesse tão rápido.

E como destacar o meu EAD?

Primeiro de tudo, com esse crescimento constante do ensino a distância no Brasil, buscar inovação no método de estudo para aumentar o interesse dos alunos e garantir mais resultados para ele e para sua instituição tem sido um desafio.

Porém não é tão complicado quanto parece, quando se buscam alternativas diferenciadas. A Mentores, ao atender alguns clientes com esse tipo de serviço, pode dar algumas dicas de como melhorar o engajamento do usuário.

Design

Pode não parecer algo tão importante, mas o design do portal do aluno é um fator que contribui para o seu aumento de interesse. Ao se deparar com páginas de aparência moderna, bem organizadas e navegação interessante, o usuário atribui credibilidade para sua instituição, vendo a aula como segura e tendo a certeza de que irá acrescentar em seu aprendizado.

Foque muito na organização dos cursos, de acordo com seus assuntos, módulos, tarefas ou outros atributos. Lembre-se que design da informação e didática andam juntos no Ensino.

Multimídia

Entretanto, não se limite ao usar vídeos, áudios e imagens para representar atividades e aulas. Isso inclui videoaulas, gráficos, fotos, arquivos para download, entre outros recursos. Encher os conteúdos com textos, os tornam chatos e cansativos de serem realizados, tirando o interesse do aluno pelo curso.

Linguagem

Saber quem é o seu aluno é um ponto interessante. Demonstrar interesse por ele traz sua empatia pelo curso, com um sentimento de importância.

Por isso, manter uma comunicação e interagir com o mesmo de forma natural se torna um bom diferencial, seja em botões, mensagens, avisos ou no próprio conteúdo do site.

Por exemplo, se o seu público é, em sua maioria, jovem, por que não conversar de forma mais descontraída? Isso faz com que o mesmo se sinta mais “acolhido”. As atividades também acabam sendo mais interessantes, não parecendo meras lições em aulas chatas e entediantes.

Crie uma relação com o aluno

É mais importante do que parece. O cadastro de dados básicos ou de currículos no curso, por exemplo, cria oportunidades para o usuário. O que é mais um estímulo para realizar o seu curso e demonstrar o seu desempenho, além de criar um vínculo profissional entre o EAD e o aluno.

Tenha em mente que oferecer mais do que uma simples aula cria uma relação importante. Uma ajuda na vida profissional, exercícios gratuitamente ofertados ou materiais extras são alguns exemplos de como seu diferencial pode resultar em benefícios para ambos os lados.

Assim, a Mentores aplica esse tipo de oferta em dois EADs. Um exemplo é o Carreira Consciente, com a criação de uma atividade propriamente para o autoconhecimento do aluno, incluindo cadastro de seu currículo. Já no Cursos Aprendiz, são fornecidos simulados e treinamentos importantes para concursos e para o aprendizado extra.

Questões online Cursos Aprendiz

O Cursos Aprendiz, oferece um espaço aberto com um banco de mais de 4000 questões para vestibulandos e concurseiros testarem seus conhecimentos. Com isso eles, conseguem leads e também oferecem uma opção de plano premium para assinatura.

Recompensas

Contudo, reconheça as conquistas do seu aluno. Acertou uma questão? Finalizou um módulo? Fez um comentário interessante? Parabenize-o, recompense-o.

Assim, todos se sentem bem com essa interação, virando um tipo de estímulo para continuar realizando atividades, concluindo aulas ou participando mais, para conquistar, aos poucos, outros tipos de “prêmios”.

Sendo assim, um exemplo interessante é o uso de badges, como feito pela Mentores com o Carreira Consciente. Certas ações foram definidas como resultantes em um badge, para que o aluno colecione de acordo com suas interações.

Então, voltando ao tópico anterior, por o usuário do EAD se tratar de um público jovem, foram feitos com o tema de “Memes”, algo descontraído, divertido e bastante atual. Veja como funciona:

Gamification do EaD

Gamificar o EAD, é utilizar recursos e mecanismos de pontuações e recompensas para engajar o aluno.

Engajar o aluno no EAD não é complicado.

Inclusive, é preciso estar sempre em constate melhoria, em um processo contínuo adaptação e atualização dos cursos. Assim, irá atrair cada vez mais o público, tanto pela qualidade dos materiais quanto pela interação com ele.

Consequentemente isso traz bons resultados para ambos os lados, em desempenho, aprendizado, estímulo e bons feedbacks. Lembre-se: o seu destaque vem dos seus diferenciais, basta colocá-los em prática!

Quer falar sobre o seu EAD?

Me chamo Raul Macedo, sou sócio-fundador da Mentores Design Digital, se quiser falar mais sobre o seu EAD ou seu projeto, clique aqui para marcar uma conversa com nossos especialistas.

Avatar Delvair Macedo postou 16/07/2016
Empreendedor inquieto desde os 22 anos, sou aficcionado pela união do design, tecnologia, marketing e business. Sou Designer por formação e CEO da Mentores Digital. Acredito que o foco no usuário é sempre o melhor caminho.
toasty