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Ecommerce no Natal: 5 dicas para otimizar vendas

Uma das datas mais importantes, aliás, a maior delas, para a economia do país é o Natal. Para ilustrar, é muito comum ver, nesta época, os shoppings lotados, as filas enormes nos estabelecimentos e a correria para não esquecer nenhum presente. A penúltima semana do mês de dezembro, próxima do 13º salário, torna-se, então, uma das mais agitadas do mercado brasileiro. Essa correria também acontece de modo parecido no mundo virtual. A mudança de comportamento dos consumidores, nos últimos anos, exige que seu Ecommerce também esteja preparado para atender a volumosa demanda desta data tão especial.

Segundo a Ebit, “O e-commerce faturou R$8,7 bilhões no período do Natal em 2017”, e 40% dos consumidores pretendiam, no mesmo ano, realizar suas compras online, de acordo com dados do SPC Brasil. Números, estes, significantes para que as empresas, independente de seu segmento, fiquem alertas e, principalmente, prontas para a grande procura por produtos.

Pensando nisso, preparamos para você algumas dicas essenciais para seu Ecommerce não errar neste Natal e alavancar as suas vendas. Confira!

Planeje com antecedência

Assim que terminada a Black Friday, é hora de pensar nas ofertas de Natal. Algumas empresas, inclusive, realizam campanhas combinadas, pois muitos consumidores fazem suas compras de Natal na própria Black Friday. Na verdade, a partir de setembro, as pessoas já, levemente, iniciam suas buscas pelas palavras-chave “presentes de Natal”, aumentando subitamente em dezembro.

Logo, é imprescindível separar algumas ofertas, prever quais ações de marketing serão feitas e preparar um email marketing bem chamativo para lembrar que o Natal está chegando.

Tenha em mente, também, em quais mídias serão veiculadas suas campanhas, pois cada rede social, por exemplo, possui um público e um jeito de atrair clientes. Isso ajudará muito no processo de criação dos conteúdos para seu Ecommerce.

Crie diferenciais

Fique atento às tendências, compare seus preços com os da concorrência, mas não esqueça de estimular as compras de seus clientes, instigando-os a comprarem produtos personalizados em edições especiais de Natal limitadas, despertando, assim, o senso de urgência e escassez. Aproveite para fazer, também, kits de Natal com aqueles produtos de uma mesma linha, ou que estão encalhados.

É legal, também, aproveitar as ofertas desta data para capturar leads. Por exemplo, o cliente pode ganhar um super desconto, ou um frete grátis, em troca do seu e-mail, em uma landing page, ou em pop-ups para a assinatura da newsletter. Isso vale também para fazer aquele destaque de um produto em promoção, um gancho perfeito para o relacionamento por e-mail marketing.

Outra super dica é criar conteúdos para o blog da empresa relacionados ao evento, como: “Os melhores presentes para amigo-secreto”, “Os 10 melhores presentes para a família”, “6 peças incríveis de decoração natalina”, investindo, assim, no marketing de atração. Fazer parcerias com influenciadores digitais, mostrando em vídeo ou matérias sobre seus produtos, também é algo válido a se pensar.

Decore o visual 

Atualize suas páginas nas mídias sociais, mudando a foto do perfil e de capa com temática natalina. Crie novos banners com produtos especiais e promoções no seu site, entre outras adaptações, enfeitando todas as suas estratégias com aquele apelo emocional que a própria data já carrega.

Criar uma página exclusiva para as ofertas de Natal também é uma maneira eficaz para, em seguida, divulgar nas redes sociais e facilitar a acessibilidade.

Otimize seu Ecommerce

Revise todas as informações e descrições dos produtos, as políticas de privacidade, e dos processos de compra, troca e devolução. Estes últimos, além disso, é interessante deixar bem flexíveis para o cliente não precisar pensar duas vezes antes de comprar.

Facilite também a navegação no seu site, os menus e categorias, para que fique tudo bem intuitivo para o usuário e para que ele não sinta vontade de abandonar o carrinho de compras, assim como devem ser facilitadas as formas de parcelamento, por boleto, PayPal, BitCoins, etc. Inclua, ainda, o botão de curtir do Facebook em cada produto oferecido no seu site, aproveitando o marketing que seu próprio consumidor pode fazer de sua empresa.

Fique de olho no seu estoque e tenha fotos de ótima qualidade para uma melhor visibilidade dos produtos, inclusive, disponibilize a ferramenta de zoom para seus clientes verem cada detalhe. E não esqueça de cumprir os prazos de entrega para deixar seu consumidor sempre satisfeito.

Otimize a responsividade do seu site, para ele poder usar também em modo mobile, por tablets e smartphones. Outra otimização que deve ser feita é dos mecanismos de busca através de SEO, garantindo, assim, seu melhor posicionamento nas pesquisas do Google. Tudo para a melhor experiência para o usuário.

Fortaleça sua equipe

Tenha uma equipe de atendimento superengajada, que possa sanar todas as dúvidas de seus consumidores e ajudá-los na hora que surgir algum problema. O atendimento pode ser feito pelas mídias sociais, chats virtuais do próprio site, e-mail, etc.

A equipe também deve interagir com os clientes nas social medias. Além de gerenciar, precisam responder e tirar as dúvidas, utilizando cada rede da sua melhor e mais apropriada maneira. E, já que estamos falando de redes sociais, uma das melhores estratégias de alcance são os concursos e sorteios que você pode realizar nesse Natal. Mas não esqueça de regulamentar tudo pela Caixa Econômica Federal, senão é proibido realizar este tipo de atividade.

Agora que você já sabe tudo sobre o que deve ser feito no seu Ecommerce para esta data tão incrível, que tal praticar em seu negócio o que você aprendeu aqui? E, ah! Não esqueça de nos contar os resultados nos comentários depois! Até a próxima!

Avatar Ingrid Marina postou 06/12/2018
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