A Black Friday está chegando! A estratégia de vendas que mais conquistou o comércio varejista e que só perde para o Natal em questões de venda, acontece esse ano no dia 23 de novembro e as empresas já estão se movimentando para oferecer os melhores descontos e ofertas a fim de obter um grande volume de vendas e consecutivo faturamento.
O fenômeno, que já acontece há pelo menos 5 anos no Brasil, impacta em resultados admiráveis principalmente as vendas online. Os eCommerces, então, devem estar preparados para atender as demandas desta data tão produtiva e as plataformas B2B também não devem ficar de fora. Conheça nesse artigo dicas para aproveitar a Black Friday da melhor maneira para seu eCommerce B2B!
Em um momento de crise econômica nacional, o comportamento do consumidor acabou se modificando. Hoje, os clientes estão mais conscientes na hora da compra, esperando por um momento oportuno para gastar.
As datas comemorativas ainda são aquelas que mais dão resultados para os comerciantes. E, aproximadamente neste período, de início de novembro até janeiro, as vendas tendem a “girar”, tendo em vista que muitos trabalhadores recebem o 13º salário e, ainda, a proximidade da data com o Natal. Ou seja, os consumidores já estão se organizando para as compras!
Segundo a G1, “a Black Friday gerou faturamento de R$ 2,1 bilhões para o e-commerce em 2017, alta de 10,3% ante aos R$ 1,9 bilhão registrados no mesmo período do ano passado. O levantamento leva em conta dados de compras dos dias 23 e 24 de novembro, ou seja, na quinta, véspera do evento, e sexta-feira. O número de pedidos cresceu 14%, de 3,3 milhões para 3,76 milhões” (grifo nosso).
Os dados deixam claro que é imprescindível aproveitar esta oportunidade de vendas para um eCommerce. A concorrência também está se preparando, então, destacar-se no meio de tantos é indispensável.
Um segmento B2B, para quem não conhece, do inglês business to business, possui características específicas que o diferenciam do business to customer (vendas para o cliente). A venda ou serviços diretamente para outras empresas é o principal atributo, mas, para isso acontecer, existem outras peculiaridades funcionais que compõem o modelo.
Num eCommerce B2B existe a possibilidade de segmentar o catálogo mediante o perfil do cliente e de acordo com o seu histórico de relacionamento. Além de terem um atendimento diferenciado dos consumidores do varejo, conseguem condições de pagamento e ofertas personalizadas. Mas só realizam o pedido após aprovação de crédito e um valor mínimo de compra.
O pagamento neste segmento acontece depois de recebidos os produtos, por nota fiscal com os impostos referentes, como IPI, ST, ICM e DIFAL, que variam de acordo com o estado, tipo de empresa, classificação do produto, e outros.
Além da redução de preços comum na Black Friday em todos os setores, um eCommerce B2B pode planejar algumas estratégias promocionais para esta, que é a melhor temporada do ano para o comércio eletrônico ampliar suas vendas. Afinal no B2B, diferente do B2C, não há como fazer compras por impulso. Tudo precisa ser devidamente planejado, além de não envolver apenas uma pessoa, mas várias, na decisão de compra. Citamos algumas opções a seguir:
Existem algumas especificidades que devem ser assertivamente planejadas independentemente do segmento de negócio de vendas virtuais devido ao número significativo de acessos dos customers online. São elas:
A Black Friday, também, serve como um “esquenta” para as festas de fim de ano. Os comerciantes percebem, por meio do fenômeno, o que esperar das compras de Natal. Mas é muito provável que os resultados sejam positivos.
Segundo a Ecommerce Brasil “em média, 3 dias “normais” de vendas online no Brasil registram uma taxa de conversão em torno de 2,44%. Durante a Black Friday a conversão cresce, chegando a cerca de 4,13%”. Ou seja, prepare seu site para encher o carrinho dos empresários consumidores!
Mas, quer saber ainda mais sobre Ecommerces B2B para elevar seus resultados?
Gostou deste artigo? Assine nossa news e receba todo mês por e-mail novidades interessantíssimas para seu negócio. Boas vendas e até a próxima!
Você utiliza o Snapchat para divulgar sua loja virtual? Se a resposta para essa pergunta foi não, saiba que você...
Com o avanço da internet e dos dispositivos móveis, ter uma presença no ramo do e-commerce tornou-se essencial para toda...
Comemorações de aniversário são apenas válidas quando elas têm muito bolo e presentes, não é mesmo? Para este ano, ficaremos...
© Mentores Digital 2021 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Mentores