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Digital Branding: ultrapassando as fronteiras da comunicação tradicional

Marketing Digital

Digital Branding: ultrapassando as fronteiras da comunicação tradicional

Afinal, para que serve o Digital Branding? Tendo em vista, o atual cenário de consumo altamente influenciado por emoções e sensações que uma empresa consegue transmitir para que seus clientes realizem compras com ela, torna-se necessário focar em ações que possam cumprir esses objetivos do modo mais sutil e eficiente possível. O marketing digital dispõe do Digital Branding para auxiliar as empresas nesse quesito.

Interessado em saber como esse recurso funciona e como aplicar na comunicação que sua empresa faz com o público? Confira as dicas que separamos para você a seguir!

Diferenciando sua marca pelo Digital Branding

A experiência de marca, como o marketing tradicional, se estabelece na realização de uma comunicação consistente com seu público, seja diretamente com cada cliente ou ao divulgar seus produtos e valores.

O marketing digital, com a diversidade de ações que comporta, incorporou o branding para orientar essas ações, formando o que conhecemos como Digital Branding.

Podemos chamar de Digital Branding o conjunto de ações que constroem e promovem o perfil de uma marca, e como esse perfil se reflete no exercício de suas atividades.

Os principais objetivos de uma estratégia de Digital Branding são a diferenciação de uma empresa de seus concorrentes, e, diante disso, a identificação com seu público. Tudo é feito por meio de ferramentas de marketing digital, sobretudo o design, a presença nas redes sociais certas e a produção de conteúdo.

Afinal, como se constrói uma marca pelo ambiente digital? A seguir vamos ver como as ferramentas de marketing digital contribuem para o branding digital.

Estabelecendo um DNA

O planejamento de Digital Branding se confunde com o planejamento inicial de um negócio. Quais valores adotar? Qual é o diferencial do produto? Qual público priorizar? O Digital Branding busca deixar pontos como esses claros para o cliente em potencial.

Ao se estabelecer com clareza o posicionamento da empresa no mercado, sua visão e as especificidades de seu produto, isso passa a compor o DNA da marca.

Ações de Digital Branding têm o objetivo de revelar esse DNA de modo sutil. Isso é colocado em prática por meio da adoção de um tom de voz específico, da produção de conteúdos adequados e de sua apresentação em formatos e locais que estejam de acordo com os hábitos do público-alvo escolhido.

Todas essas ações devem convergir em valores semelhantes, formando uma identidade única, como:

  • uma agência de marketing arrojada, preocupada em maximizar os ganhos de novos empreendedores;
  • um escritório de advocacia engajado na defesa de consumidores;
  • uma corretora de seguros preocupada com a proteção de seus segurados diante de fatalidades.

Independentemente do ramo de negócio que estivermos falando, ações coesas contribuem para a construção de uma identidade bem definida para a empresa.

Criando identificação com o público

O primeiro e mais claro impacto que uma estratégia de Digital Branding gera é diferenciar uma empresa de suas concorrentes. Em mercados extremamente concorridos, é preciso não apenas se diferenciar, mas se mostrar como a melhor opção.

Uma das principais formas de se alcançar esse objetivo é estabelecendo uma relação emocional e mais próxima com o público visado pelo negócio.

Atualmente, não é suficiente que uma empresa ofereça um bom produto. A identificação do consumidor com os valores da empresa e a especialização dela em abordar problemas mais pontuais têm sido critérios bem fortes que o levam a realizar uma compra. Uma marca que agregue valor ao cliente tem mais peso nesse momento.

Portanto, tem sido mais sensato para um negócio se posicionar explicitamente sobre seus valores e sua visão de mundo para se aproximar de um público que compartilhe desse perfil, em oposição a uma abordagem mais generalista e que pouco diferencia uma empresa da outra no mercado.

O Digital Branding organiza as ações de comunicação de um negócio visando utilizar os recursos de marketing digital para passar um conjunto de valores e visões para seu público, traduzido em um DNA. Quanto mais coeso for esse DNA, maior é a identificação do público com a marca, bem como seu engajamento emocional com o que ela representa.

Como anda a experiência de marca da sua empresa? Tem conseguido assumir um DNA específico no ambiente digital? Queremos saber suas experiências e opiniões! Deixe um comentário!

Delvair Raul Macedo
postou 15/05/2018
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