Entenda a diferença entre site, site one page, hotsite e landing page

Marketing Digital

Entenda a diferença entre site, site one page, hotsite e landing page

Alguns termos do marketing digital parecem confusos em um primeiro momento, como a diferença entre site, site one page, hotsite e landing page. Apesar de parecerem iguais, possuem conceitos distintos e características bem particulares. É importante compreender a diferença entre eles para que você possa saber aplicá-los em sua empresa e entender um pouco mais sobre o mundo do marketing digital.

Por isso, entenda e conheça as principais diferenças:

Site

Os sites são a unidade básica da internet. É por meio deles que as pessoas encontram empresas, se informam, consomem e produzem conteúdos.  

A maior parte dos sites são uma coleção de páginas hospedadas em um mesmo domínio. Em geral, eles são bem versáteis, podem ser apenas páginas textuais ou até mesmo uma grande loja virtual.

Um site é a principal forma de manter uma empresa online, é onde os produtos, o que a empresa faz e, principalmente, contato e endereços devem ser evidenciados, para que o cliente consiga encontrá-la sem dificuldades. 

Site one page

É como um site comum, porém possui apenas uma página onde todas as informações são condensadas. Tem o feed de notícias similar como o do Facebook: todo o conteúdo é carregado de uma única vez e a movimentação revela a informação da página.  

Neste caso, é preciso ter uma atenção redobrada no design para que seja chamativo, informativo e, principalmente, compreensível. Pois em uma única página estarão todas as informações necessárias para conhecer uma empresa.

Hotsite

Em geral, são usados para ações de marketing específicas, como: anúncio de eventos, promoções, entre outros. Tratam-se de páginas temporárias, cuja validade respeita um período pré-determinado (podem ser poucos dias, algumas semanas ou até alguns meses).

No hotsite, também pode conter a opção de inscrição, se pensado para um evento, por exemplo. Em uma promoção pode ter o formulário de cadastro, o regulamento, a descrição dos prêmios e outras informações. E até mesmo servir como pré-venda para o lançamento de um produto.

Landing page

A landing page é uma página apresentada ao visitante quando ele clica em um link. Ou seja, pode ser a primeira página de um site, um site one page ou até mesmo um hotsite.

Em muitos casos, porém, ela é pensada para receber interessados em algo que a empresa oferece. Assim, quando a marca lança um e-book, por exemplo, ela cria um espaço para que o visitante saiba mais sobre o produto e possa deixar os seus dados de contato.

O mesmo ocorre para promoções, para os botões que levam às páginas de compra de produtos, para links de pagamento de mercadorias e tantas outras situações similares. A landing page é, então, o local onde o cliente chega sempre que clica em um link por ter interesse em algo.

Saber diferenciar site e hotsite de sites one page e landing pages ajuda a criar opções muito mais interessantes para o público. Vale ter em mente que, independentemente da escolha, é essencial que eles sejam bem construídos e organizados, para que sejam encontrados facilmente pelos clientes.

 

Delvair Raul Macedo
postou 29/01/2020

© Mentores Digital 2022 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Mentores