Qual é a importância do design em testes A/B?

Design

Qual é a importância do design em testes A/B?

Quem está acostumado a lidar com marketing digital sabe como a prática de realizar testes A/B é a melhor forma de otimizar a taxa de conversão de uma landing page. Porém, o que muitos desconhecem é a importância do design em testes AB, pois ambos estão interligados por estarem focados em resultados.

No entanto, quando falamos em design, muitos pensam que ele é importante apenas em questão de estética ou beleza, mas essa crença está bastante errada, pois o design afeta diretamente os resultados de conversão — fato esse que pode ser claramente validado pelos testes A/B.

Vamos entender melhor essa relação nas linhas a seguir. Continue sua leitura para saber mais!

Primeiramente, o que são testes A/B?

O teste A/B é uma experiência controlada cujo objetivo é comparar duas versões de uma página para descobrir qual delas tem maior aceitação pelo seu público-alvo, ou seja, variantes A e B de uma página são testadas para saber qual obteve melhor conversão.

Essa estratégia possibilita conhecer melhor o gosto dos seus visitantes, além de ajudar na tomada de decisões mais assertivas a partir de resultados mais concretos, baseados em números e não em suposições.

Como essa estratégia funciona na prática?

Um dos principais benefícios dos testes AB está na facilidade da sua aplicação prática, pois para a sua execução é necessário apenas a montagem de uma página complementar a original e a utilização de algumas ferramentas básicas.

Para realizá-lo, é preciso criar duas páginas: uma será a principal e a outra uma página teste, sendo que ambas devem diferir em apenas uma característica, seja ela uma imagem, a cor de um botão ou a presença de um vídeo, por exemplo.

Após a criação das duas páginas, é necessário esperar um determinado período para depois fazer a análise de ambas e averiguar qual gerou maior trânsito e aceitação do público.

Quando fazer testes A/B?

O teste A/B pode ser feito sempre que houver dúvida se algum elemento do site está ou não cumprimento o objetivo proposto — como a incerteza se determinado título, o layout de uma página, ou a cor de determinado botão está ajudando na conversão de clientes, por exemplo.

O principal foco do teste A/B é analisar qual das páginas de captura está sendo mais eficiente para convencer o seu visitante a deixar seus dados, como nome, telefone, e-mail, ou até mesmo, realizar uma compra.

Nesse sentido, o design também tem sua grande participação. Vejamos como a seguir!

Qual é a importância do design para a conversão?

Elementos de tipografia

O design é um dos grandes responsáveis por manter a atenção, o interesse e a interação do visitante com o conteúdo do site. Dessa forma, os elementos tipográficos são fundamentais para ajudar a otimizar a experiência do usuário e potencializar a conversão.

Arquitetura da informação

Quando as informações estão bem distribuídas nas páginas, o visitante não encontra obstáculos e nem objeções para chegar até suas landing pages.

E ainda falando sobre a relação entre design e tipografia, a disposição da headline, o corpo do texto, o backgroud, dentre outros elementos, também são responsáveis por influenciar o comportamento do usuário, conquistar sua atenção e estimular sua permanência no site.

Cores dos itens nas páginas

Embora sejam desconsideradas por muitos, estudos comprovam que cada cor produz determinado sentimento nas pessoas. Dessa forma, a escolha da cor ideal para sua página ou para os elementos desta é essencial para converter mais leads.

Disposição dos elementos

Um fator importante a ser considerado no design de um site é a disposição dos elementos nas páginas, incluindo a hierarquia tipográfica das tags, pois isso  pode ser decisivo para atrair e influenciar na decisão de compra.

porém, há uma ressalva a ser feita: o design pode ser interessante, bonito e atraente, mas somente isso não é suficiente para converter — o principal é que ele seja, realmente, funcional.

E a única forma de verificar sua funcionalidade é por meio dos testes A/B —  ferramenta indispensável para avaliar se o design está exercendo o seu papel coadjuvante na otimização dos resultados.

E aí, gostou do nosso post de hoje? Então que tal nos seguir no FacebookInstagram e LinkedIn? Temos muitas coisas interessantes por lá! Esperamos você!

Bárbara
postou 17/03/2022

© Mentores Digital 2022 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Mentores