O comportamento na web sofreu algumas mudanças nos últimos anos, inclusive o dos usuários consumidores. Assim, aproveitar da internet como meio de oportunidade de negócio é, hoje, imprescindível.
Mesmo já possuindo sua página nas redes sociais, um blog para conteúdos compartilháveis e o site oficial da empresa, garantindo sua presença digital, é preciso munir-se de estratégias de marketing para converter os seguidores das redes em efetivos clientes.
Segundo a pesquisa Social Media Trends de 2018 da RockContent, 94,4% das empresas brasileiras estão presentes nas redes sociais e, muito provavelmente, estas empresas estão lá, divulgando suas marcas e convertendo seguidores em consumidores. Ainda não sabe como? Acompanhe as nossas dicas:
Além de mostrar seus produtos, demonstre sua essência nas redes sociais. Faça seu público conhecer sua marca. Mostre seu diferencial divulgando, constantemente, publicações que farão o target compreender e se familiarizar com seu negócio.
Publicar conteúdos relevantes no seu blog garantem autoridade para sua empresa, passando a imagem de referência no assunto e a melhor opção para solucionar as dores dos clientes. Uma dica é usar ferramentas como o Google Alerts, o Alltop e o Buzzsumo para procurar inspiração para seus posts de marketing de conteúdo.
Abuse da criatividade e da qualidade de suas matérias, utilizando exemplos e dados para comprovar a veracidade do assunto e incorporando imagens para deixá-lo visualmente atraente.
Planeje os horários e número de posts, com uma frequência que mantenha a sua comunicação e visibilidade. O Buffer e o Hootsuite podem te ajudar neste quesito.
Não subestime os Call to Actions, pois eles instigam o leitor e despertam a vontade de acessar seu site/blog, aumentando seu growth hacking e levando-os para a nova etapa do funil de vendas: a conversão de seguidores em leads, clientes em potencial! O Sniply é um encurtador de URL que pode te ajudar nos posts para redes sociais.
Depois de escrever sobre aquele assunto que é isca para seus seguidores, os interessados entrarão no seu site e é a hora de conseguir o e-mail do seu visitante. Ofereça uma recompensa em troca do e-mail. Um e-book, por exemplo, é uma boa estratégia.
O e-mail marketing ainda é a estratégia de marketing digital que mais gera resultados em vendas, pois afasta o público das distrações existentes nas social medias.
Mande suas news, os últimos posts do blog, convide seu target para um evento, enfim, mantenha o vínculo de relacionamento, fidelizando seus clientes e conquistando os futuros.
Segundo a Techtudo, cerca de 1,5 bilhões de usuários ativos usam a ferramenta. Logo, é uma boa maneira de interagir com o público mandando mensagens pelo aplicativo. Assim como no e-mail marketing, não temos muitas distrações no WhatsApp, e o relacionamento fica mais próximo.
O aplicativo ainda oferece a opção de mandar mensagens para uma lista pré-determinada, sem ter que selecioná-los um a um. Uma dica é criar um campo de contato no seu site com o número do seu WhatsApp e gravá-los na sua agenda.
Pense a longo prazo. Desde o começo do ano, planeje seus posts com as datas comemorativas mais pertinentes ao seu mercado. Usar um calendário editorial segundo a RockContent, “aumenta 3 vezes o tráfego para seu blog”.
Pense, também, em ofertas que despertarão no cliente o desejo de realizar a compra. Frete grátis, descontos e brindes são ótimas opções no caso de e-commerces. Não esqueça de instigar o senso de escassez e urgência, delimitando prazos de desconto e destacando últimas unidades.
Interaja com seu público, sem exceções. Sempre responda os comentários e mensagens inbox, pois isso engaja o cliente e engajamento gera resultados. Quanto mais interação, mais visibilidade e credibilidade para sua marca.
Se sua empresa tem um perfil no Instagram, utilize o InstaStories mostrando a personalidade da sua marca, divulgue fotos dos clientes, faça parcerias e realize sorteios para aumentar o número de seguidores e o relacionamento com o público.
Claro, sempre pense na experiência do usuário ao acessar o seu site. Facilitar o processo de compra e a usabilidade é essencial para manter a vontade do cliente de comprar ainda mais e não abandonar o carrinho de compras. Para mais informações sobre mídias, fale com a Mentores! Assine nossa newsletter e tenha sempre em primeira mão as melhores soluções para seus objetivos de negócio.
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