Blog
Pesquisa

Controle de versão: Organização e segurança para projetos

O controle de versão, é uma ferramenta com diversas funções utilizada em empresas que tenham vários desenvolvedores atuando juntos em um mesmo projeto.

Por exemplo, quando há muitas pessoas trabalhando em um site e duas ou mais pessoas mexem em um mesmo código podem ocorrer conflitos, pois cada um irá salvar a sua versão.

Nessa hora, o controle de versão é essencial, pois, como o próprio nome diz, o programador terá controle dos arquivos que foram alterados e poderá solucionar o problema.

Há vários serviços que podem ser utilizados para esse trabalho como Bitbucket e o GitHub. Vamos entender um pouco melhor sobre eles e as suas vantagens?

 

Sistemas

 

Aqui na Mentores, o programa que utilizamos é o Bitbucket que é similar ao Github e também suporta repositórios usando o Git.

Uma das funções principais de qualquer controle de versão, é manter o histórico desde o início do projeto e o estado de qualquer alteração efetuada pelas diferentes pessoas que contribuíram no desenvolvimento. Ou seja, qualquer alteração feita no projeto ou linhas modificadas serão salvas, o que ajuda a saber o que foi mudado nas diferentes versões.

Os sistemas possuem branches que permitem criar várias versões do mesmo projeto sem uma afetar a outra e também possibilita o merge que é a junção desses branches.

 

Vantagens

 

Um grande benefício, como já foi dito, é o sistema salvar o projeto desde o início e o desenvolvedor ter acesso a tudo que foi feito ao longo do trabalho.

Ele também permite fazer marcações nos códigos, por exemplo, é possível marcar a versão de um código estável para que no futuro o mesmo possa ser resgatado.

Além do trabalho em equipe, uma grande vantagem de usar o controle de versões é você poder trabalhar de qualquer computador ou, também, se o que você estiver utilizando estragar, poderá baixar em qualquer máquina e continuar trabalhando normalmente.

Para finalizar, o sistema traz uma grande segurança ao projeto, pois usa um mecanismo para evitar qualquer agente infeccioso que possa afetar os arquivos. E somente usuários com permissão poderão fazer alterações nos códigos.

Implementar essa ferramenta é essencial para o desenvolvimento de um site. Segundo Pedro, desenvolvedor aqui na Mentores “o sistema é indispensável pois, caso dê algum tipo de erro, ele evita que o trabalho feito seja perdido”.

Gostaria de ler mais textos como esse? Assine nossa newsletter e não perca as novidades!

Avatar Dafly Schneider postou 09/08/2018
toasty