Poucos sabem o que está por trás de um conteúdo digital. Além de ser uma grande estratégia de marketing para fisgar a atenção dos clientes a fim de uma maior geração de leads, existe todo um processo para sanar as necessidades e expectativas dos leitores na hora da criação do texto.
Assim, aliar a produção do conteúdo com a experiência do usuário (UX) garante aos redatores/web-writers uma otimização dos textos para alcançar muito mais que os objetivos de marketing. Confira a seguir nossas dicas para produzir um conteúdo rico que instigue a leitura até o final!
Não é legal apresentar um texto genérico e acabar sendo apenas uma cópia. Isso cansa o leitor, que pode fechar o site sem saber o que você realmente tem a dizer. Por isso crie conteúdos criativos, diferentes e com ideias inovadoras para atrair seu público.
Antes de começar a escrever, levante as melhores ideias dos assuntos pertinentes a sua empresa e que estão em voga no momento. Responda as dúvidas do target, sabendo o que ele procura no Google, por exemplo. Analisar o que seu nicho está produzindo e coletar referências também é válido na hora da produção.
Mas não esqueça de produzir o melhor conteúdo para seus leitores! Disponha de informações únicas que só encontrarão no seu site e com perspectivas diferentes das opiniões comuns. Adicionar curiosidades também compõem o processo.
Também se faz necessário encontrar as palavras-chaves mais relevantes para sua área de atuação e, se preferir, construa um brainstorming com as informações coletadas.
Assim que encontrado o assunto disposto no planejamento de conteúdo, tenha em vista para quem está sendo escrito. Construir a persona da empresa e entender o contexto do usuário facilita o processo de criação.
Fazer pesquisas de mercado e desenvolver card sortings, como no Design, possibilita reconhecer o que faz sentido para o usuário leitor. Analisar a comunicação e linguagem dos clientes nas redes sociais ainda auxilia a descobrir o seu vernáculo (termos que costumam usar).
Não transforme seu conteúdo em publicidade. Escreva como se estivesse conversando com seu cliente. O texto, então, deve ser fácil, claro, rápido e com linguagem próxima dos stakeholders. Tudo seguindo os objetivos de marketing, que podem ser:
Esta é a hora em que o conteúdo mais deve estar alinhado à experiência do usuário. Como é comum no comportamento do leitor web exigir respostas rápidas, as informações mais relevantes devem ser facilitadas para serem encontradas no meio do texto.
Uma dica poderosa que facilita na hora da escrita é produzir um outline com os tópicos mais importantes, como uma estrutura de roteiro para o que será escrito.
Agora é hora de pôr a mão na massa e começar a introdução. É muito importante que nela contenham as informações mais precisas do assunto, pois caso o leitor pense em desistir de ler, já terá uma noção principal do tema proposto. Para que isso não aconteça, lembre-se de instigar o leitor a continuar a leitura e mostrar o porquê realmente valerá a pena chegar ao final de todas as linhas.
Além daquela introdução persuasiva, existem alguns truques para a hora de desenvolver o texto pensando em UX. Como por exemplo:
Adicionar recursos visuais deixam o texto mais dinâmico e visualmente agradável. Alguns blogs de entretenimento apostam em imagens e gifs ao longo do conteúdo. Para blogs mais sérios, infográficos e vídeos são uma boa dica, não descartando as opções anteriores.
Porém há alguns hábitos que são importante evitar. São eles:
Agora que o texto foi produzido, é hora de pensar em outras questões funcionais aliadas ao conjunto emocional do leitor. Veja que ainda estamos falando de experiência do usuário.
Assim como no Design, tudo deve funcionar intuitivamente. Logo, manter um padrão de estrutura e formatação deixam tudo mais fluído e conduzem as atividades numa espécie de hipnose.
Pense sempre no mobile e teste, percebendo como o texto ficará disposto no wireframe do site em todos os devices.
Agora, perceba quais sentimentos despertou no usuário. Ele ficou confuso em algum momento? Compreendeu a mensagem ou esperava ler outra coisa com aquele título? Não esqueça que seu texto deve responder as dúvidas dos prospects.
Teste a usabilidade também observando se o resultado condiz com o objetivo traçado. É interessante analisar se o conteúdo trouxe efetivos clientes, se estes realmente fecharam vendas ou quantos, pelo menos, assinaram a news e assim, aprender com o desfecho para oferecer um conteúdo muito melhor na próxima vez.
Viram como não é tão simples construir um texto para web? Mas com prática fica bem fácil! Assim podemos perceber a importância de produzir um conteúdo de valor para gerar tráfego, influência, engajamento e claro, muitas conversões!
Se você gostou deste texto assine a newsletter do nosso blog e receba todo mês os melhores conteúdos digitais para aprimorar suas habilidades e resultados na sua empresa! Até a próxima.
O e-mail marketing é uma importante ferramenta de divulgação de seu site, produtos, eventos e outros assuntos que sejam relevantes...
O marketing online é um dos segmentos que mais se reinventou nos últimos anos, com a criação constante de novas...
Criar um e-commerce de sucesso requer muito mais do que apenas colocar uma página na internet e disponibilizar produtos. É...
© Mentores Digital 2021 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Mentores