Como utilizar o WhatsApp Business? Conheça essa ferramenta

E-Commerce

Como utilizar o WhatsApp Business? Conheça essa ferramenta

O WhatsApp, atualmente, possui mais de 2 bilhões de usuários por todo o mundo, sendo que no Brasil e na Índia é uma das redes sociais mais utilizadas. O aplicativo, apesar de não oferecer algo extremamente novo, possibilita o envio de fotos, áudios e vídeos gratuitamente. Em 2014, ele foi comprado pelo Facebook por 18 milhões de dólares.  

Já o WhatsApp Business foi lançado oficialmente no Brasil em 2018 e, a partir dele, é possível criar um canal exclusivo entre empresas e clientes. E, agora, com algumas evoluções de ferramentas, é possível automatizar mensagens pelo Whats, sendo uma forma fácil de atendimento e que pode ser muito útil em momentos que demandam várias respostas ao mesmo tempo, ou ainda, uma maneira de agilizar o atendimento ao consumidor. 

Com a chegada dos chatbots, da inteligência artificial, do analytics e de outras ferramentas, abriu-se inúmeras facilidades e possibilidades dentro do aplicativo. A seguir, listamos algumas das principais inovações na versão business que podem ajudar – e muito – o seu dia a dia. 

A possibilidade de mais contatos em um grupo

No WhatsApp há um limite de contatos que você pode adicionar em um grupo, cerca de 256. Isso impede o envio de mensagens para um grande número de pessoas, já que essa mensagem pode ser interpretada como um spam, não chegando ao usuário final. 

Segundo o próprio blog do Whats, atualmente, no Brasil, cerca de 80% das pequenas empresas utilizam o Whats para se comunicar com seus clientes, porém nem todas fazem o uso da versão business, na qual é permitido o envio de mensagens em massa. Essa versão se tornou uma ótima opção de relacionamento B2C, pois permite que você constitua círculos de audiência engajados e interessados.

Mensagens automatizadas

Com o app é possível cadastrar respostas rápidas como mensagens de ausência, mensagens de saudação e outras que não necessitem de algo específico, como o pedido de um produto, por exemplo. 

O legal dessa função é que você pode definir uma mensagem de ausência para quando não conseguir responder os seus clientes, assim eles são informados sobre quando receberão uma resposta. 

Estatísticas do fluxo de mensagens

Ainda com o WhatsApp Business é possível ter acesso a métricas importantes, como o número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas. Assim, pode-se criar um conteúdo focado ao seu público-alvo. 

Esses dados ainda não são acessíveis via computador, somente pelo app você consegue ver a soma dessas mensagens, porém sem dividir por período enviado. 

O auxílio dos chatbots

Existem algumas ferramentas que disponibilizam esse tipo de serviço, porém é importante observar a diferença na construção dos chatbots. Enquanto alguns são limitados e respondem de forma, literalmente, automática, outros são o que chamamos de chatbots cognitivos, que são capazes de manter uma conversa muito próxima de um atendimento humano. 

Um atendimento prestado por um chatbot cognitivo oferece maior valor para o seu negócio, elevando o nível de satisfação do seu público com o atendimento automatizado.

WhatsApp Business além das mensagens

As mensagens automatizadas através de bots podem facilitar muito o seu contato com os clientes, mas para isso, as mensagens precisam ser bem construídas, com opções de respostas que façam sentido dentro da conversa. 

Bons exemplos de utilização de bots são os bancos Itaú e Bradesco, que desenvolverem um chat de assistência financeira, em que você pode entrar em contato tanto nos aplicativos dos bancos, quanto no WhatsApp. Caso seja algum assunto complicado para resolver através dele, ele te encaminha para um atendente. 

Sua empresa pode se relacionar muito melhor com os clientes através da automatização de mensagens. Se você tem alguma dúvida de como isso pode ser feito, é só falar com a gente! Temos muitas outras dicas para contribuir com o seu negócio. 

Você quer saber mais sobre marketing e engajamento digital? Nos siga no Instagram!

Delvair Raul Macedo
postou 03/03/2020

© Mentores Digital 2022 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Mentores