Muitas marcas pecam na forma como se direcionam ao seu público-alvo, pois não sabem como criar as suas personas.
Mal elas sabem que toda a sua comunicação deve ser baseada em um target, para assim, ter mais assertividade na mensagem.
Você sabe para quem o seu produto ou serviço está destinado? Comece respondendo essa pergunta e, depois, complemente-a com outros detalhes, que serão importantíssimos para te ajudar a definir como, o que e onde falar com o seu consumidor.
São eles:
Quanto mais informações sobre o seu público-alvo, mais fácil será para definir a comunicação com o mesmo. E, um ótimo treino para isso, está em criar personas para a sua empresa.
O termo é autoexplicativo: são personagens ficcionais, que representam o seu público-alvo, em uma espécie de “modelo” de quem estará sendo impactado, de alguma forma, pela sua marca.
Enquanto o público-alvo é definido por informações generalizadas sobre as pessoas que compram os seus produtos (como idade, estado civil, gênero, formação, profissão, região do país e hábitos de compra), as personas se constrõem com características mais pessoais (como ambições, valores, estilo de vida, hobbies, uma breve história sobre a sua vida e rotina, redes sociais favoritas).
Tendo isso em mente, vamos exercitar? Responda os questionamentos abaixo sobre as suas personas, de acordo com o seu público-alvo:
Pronto! Você acaba de criar a sua persona. Mas, lembre-se: algumas informações só servirão para concretizar em sua mente uma imagem da mesma – o que pode ser muito útil, não é mesmo?
Além disso, as personas devem bater de fato com o público que consome os seus produtos, pois criar um personagem com hábitos de compras diferentes será irrelevante ao seu negócio.
Não necessariamente. Pode ser que a sua marca possua diferentes tipos de público-alvo e, por mais que pareça desafiador, criar um target extenso é extremamente viável.
Imagine que você é o dono de um restaurante japonês, o Japa10. Pense em seus clientes e defina os seus personas. Eles não são parecidos com os exemplos abaixo? Confira:
Criar promoções para família de Renato, com o objetivo de aumentar a sua frequência no restaurante;
Criar promoções para moradores da região, para atrair novos consumidores.
Como você viu acima, o Japa 10 pode oferecer inúmeros benefícios aos diferentes tipos de persona que têm, através de diversas estratégias de marketing e vendas, que vão além do atendimento e comida de qualidade (essenciais para qualquer restaurante).
Por isso, é muito importante prestar atenção em qual perfil mais utiliza os seus produtos ou serviços. A partir disso, é possível montar planos de marketing, como conteúdos que engajam com o seu público; ter um norte de como se relacionar com os seus clientes; qual tom de voz usar e ter insights de como melhorar o seu produto ou serviço.
Sim! Definir a sua persona é bastante fácil e traz informações e resultados importantes para o seu serviço ou produto. Lembre-se de avaliar bem o seu público-alvo e definir objetivamente as características dos seus personagens, para que suas respostas sejam as mais concretas possíveis e permitam uma melhor definição. Pratique, estude o seu target e faça bonito no seu conteúdo!
O que observar ao contratar uma empresa para criar o seu site Não simplesmente ter um site, mas, ter presença...
O e-mail marketing é uma importante ferramenta de divulgação de seu site, produtos, eventos e outros assuntos que sejam relevantes...
© Mentores Digital 2021 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Mentores