Blog Mentores

Blog Mentores Blog Mentores

blog blog
Pesquisa

Aplicativo de e-commerce: o que o app da sua loja deve ter para vender mais?

Um aplicativo de e-commerce é basicamente uma necessidade hoje em dia para quem tem uma loja virtual. Afinal, essas ferramentas estão cada vez mais presentes nas vidas das pessoas e podem influenciar definitivamente suas decisões de compra. Sua loja agora está na palma da mão do usuário, a apenas um toque na tela de distância.

Como os smartphones são cada vez mais indispensáveis para as tarefas do dia a dia, dar ao consumidor a opção de comprar enquanto olha para a telinha é essencial. Tendo em vista que os hábitos de consumo têm migrado progressivamente para o ambiente on-line.

Segundo o Webshoppers 37, em 2017, 27,3% das compras foram feitas por smartphones ou tablets. Para 2018, a expectativa é que essas compras cheguem a 37%. Isso significa que o crescimento nominal no faturamento do comércio eletrônico deve ser de 12% e atingir os R$ 53,5 bilhões.

Assim, quanto mais canais de vendas a empresa oferecer, melhor. Para que o aplicativo seja bem-sucedido, deve ter algumas características. Quer saber quais são? Continue a leitura deste artigo!

Atenção à usabilidade

Uma das decisões mais importantes diz respeito aos recursos que vão ser adicionados ao aplicativo. De nada adianta ter várias funcionalidades se elas não forem relevantes para o consumidor. É essencial que o app seja simples e intuitivo, e que a experiência do usuário esteja em primeiro lugar.

Auxílio ao cliente

Vale a pena criar um aplicativo que ajude o cliente antes mesmo de ele decidir comprar. Um app de uma loja de roupas, por exemplo, pode ser um guarda-roupa virtual com opções para as diferentes estações do ano, ou mesmo com dicas sobre a melhor forma de combinar as peças com sapatos e acessórios.

Esse tipo de aplicativo de e-commerce pode ser um assistente virtual que permita que o consumidor tenha seu primeiro contato com a marca. Assim, quando decidir comprar, ele vai lembrar dela. Além disso, se gostar das combinações, há grandes chances de que ele já se dirija para o pagamento — e se tudo estiver ali mesmo, melhor ainda.

Boas imagens e possibilidade de zoom

Na hora da compra, o cliente quer ver a foto do produto em detalhes. Por isso, ela deve ser suficientemente clara e oferecer a opção de aproximação (zoom) para permitir que ele tome uma decisão consciente. Sem isso, ele pode ficar em dúvida e preferir não efetuar a compra ou procurar uma loja que ofereça imagens melhores.

Antecipação das necessidades do consumidor

O aplicativo permite que a empresa saiba onde o cliente está, quais estabelecimentos frequenta, em quais horários e muitas outras informações relevantes sobre o comportamento do consumidor. Esses dados, se usados corretamente, podem se transformar em oportunidades de venda.

Lojas que têm unidades físicas podem, por exemplo, oferecer descontos para clientes que já compraram pelo aplicativo quando eles passarem em frente a uma filial. Assim, eles podem adquirir novas peças e ainda conhecer o estabelecimento e o atendimento presencial.

Notificações do tipo push

A quantidade de informações que chega aos smartphones é cada vez maior. Notificações do tipo push são uma boa opção para enviar ofertas exclusivas e relevantes ao cliente pelo aplicativo de e-commerce: ao oferecerem o que o consumidor busca no momento em que ele quer, há mais chances de se tornarem vendas efetivas.

Checkout simplificado

O checkout é um momento crítico para o consumidor, pois ele espera que o aplicativo o leve a essa área de forma rápida e fácil. Essa etapa do aplicativo deve, então, ser elaborada de forma a oferecer uma experiência agradável ao cliente. Basicamente, se for muito difícil concluir a compra, o consumidor vai abandoná-la.

Desenvolver um aplicativo de e-commerce é uma tarefa que requer atenção da marca. É importante pensar na experiência do usuário para ser capaz de oferecê-lo uma ferramenta com design amigável, carregamento rápido e, é claro, a facilidade essencial de tornar as compras on-line mais simples e agradáveis.

Quer continuar por dentro de assuntos similares? Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail nossas publicações!

Avatar Delvair Raul Macedo postou 03/08/2018
toasty