Android, iOS… Com certeza você já ouviu falar sobre eles. Mais do que isso: deve utilizar um (ou até os dois) em seu dia a dia, não é mesmo?
Mas, você sabe as diferenças e desafios para desenvolver aplicativos para ambos os sistemas operacionais?
O Android é um sistema operacional para smartphones aberto, utilizado por diversas marcas do mercado (LG, Motorola, Samsung e entre outros) e, por isso, encontra-se em aparelhos de diferentes tamanhos, pesos e qualidade.
Já o iOS, fabricado pela Apple, é um sistema fechado, usado por marcas específicas e, por isso, os dispositivos eletrônicos que o contêm, têm um desempenho e comunicação entre hardware e software muito parecidos.
Importante! Cada um possui as suas especificidades e não temos como dizer que um é melhor do que o outro. Trata-se de gosto pessoal e poder aquisitivo – visto que os smartphones com iOS tendem a ser mais caros.
Contudo, como os dois são muito populares, quem investe na criação de aplicativos para o próprio negócio deve considerar ambos os cenários. Assim, descubra abaixo porque criar um app para Android e também para iOS.
Quando comparamos a velocidade de reconhecimento dos comandos e a navegabilidade do Android com o iOS, podemos, definitivamente, dizer que o iOS está na frente.
É claro que, a cada nova versão, o Android tem evoluído nesses quesitos. Contudo, ainda tem dificuldades para chegar ao nível de desempenho do sistema operacional criado pela Apple.
Enquanto o iOS é mais ágil, o Android destaca-se por ser mais robusto.
Sim! O Android conta com uma biblioteca de recursos mais rica e variada que o iOS e, isso se dá, pois a maioria dos aplicativos são desenvolvidos apenas para esse sistema operacional.
Apesar de ter menos recursos, o iOS possui algumas funcionalidades exclusivas, que acabam por se tornar um diferencial para o público.
No final, essa disputa resume-se em quantidade de recursos versus ferramentas exclusivas.
Mais uma vez, o iOS sai à frente do Android. Desta vez, no tópico “segurança”.
Pela razão do processo de aprovação de um aplicativo iOS ser muito mais rigoroso, burocrático e caro, os aparelhos com o sistema da Apple são, geralmente, mais seguros.
Vale lembrar que, por possuir um projeto de código aberto, os smartphones com Android podem estar mais vulneráveis aos malwares. Mas, assim como no quesito “velocidade”, esse sistema vem melhorando os seus mecanismos de segurança.
A duração da bateria de um celular depende muito mais do seu modelo, do que do sistema operacional.
Mas, ressaltamos que, como um diferencial, o Android sempre foi transparente com questões relacionadas à duração da bateria, como com quais aplicativos ela está sendo gasta, o tempo restante e o quanto e onde ela foi usada nas últimas três horas de uso.
Além disso, desde as suas primeiras versões, o Android disponibilizava a ferramenta de economia de bateria, enquanto o iOS introduziu a utilização mais detalhada da bateria apenas em sua versão 8.
Quando pensamos em público-alvo, dificilmente levamos em consideração o sistema operacional que ele usa e o motivo é muito simples: é quase impossível coletar dados sobre isso.
Por isso, para atingi-lo e não excluir potenciais consumidores para o seu negócio, a melhor estratégia está em criar aplicativos para as duas plataformas – visto que um usuário de Android hoje pode ser um de iOS amanhã.
Ao preocupar-se em oferecer o seu aplicativo para ambos os sistemas operacionais, impactamos uma fatia maior do mercado e ganhamos mais visibilidade e credibilidade com o público.
Entre em contato conosco! Desenvolvemos soluções tais como essa, com o usuário e a sua experiência em primeiro lugar.
Quer acessar mais dicas incríveis como essa?
Então, assine a nossa newsletter e tenha a comodidade de recebê-las diretamente no seu e-mail!
O termo CRO é a abreviação de “Conversion Rate Optmization" — traduzindo, “Otimização da Taxa de Conversão”. Trata-se de uma forma de...
Uma das essências de um Design Sprint é a imersão, e ter todos os participantes em uma mesma sala colabora...
Criar um e-commerce de sucesso requer muito mais do que apenas colocar uma página na internet e disponibilizar produtos. É...
© Mentores Digital 2021 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Mentores