Blog
Pesquisa
homem segurando um smartphone mostrando aplicativos, uma alusão à escolha entre construir um app em android ou IOS.

Android vs IOS: Por que criar seu app para as duas plataformas?

Android, IOS… Com certeza você já ouviu falar deles e, mais do que isso, deve utilizar um (ou até os dois) no seu dia a dia.

O Android é um sistema operacional para smartphones e tablets sendo uma plataforma aberta de desenvolvimento. Já o IOS é um sistema fechado e utilizado por marcas específicas.

Cada plataforma possui seu próprio funcionamento e não há como dizer que uma é melhor do que a outra por serem diferentes, e a escolha ser meramente uma questão de gosto pessoal ou até mesmo do poder de investimento que será feito (em tese, aparelhos com IOS são mais caros).

Como ambos são muito populares, quem decide investir em aplicativos precisa considerar esses dois cenários. Descubra abaixo por que criar seu app para as duas plataformas.

Velocidade e consumo de memória

Esses dois conceitos estão amplamente ligados em Android, IOS e qualquer outra plataforma. Se comparamos os dois sistemas mencionados, podemos dizer que o IOS se caracteriza por ser mais leve e ágil, enquanto o Android é mais robusto.

É claro que melhorias são feitas e o Android tem evoluído no quesito velocidade a cada nova versão. Mesmo que não haja uma concorrência bruta entre esses dois sistemas, ambos querem alcançar o topo de principal plataforma e investem para se tornarem cada vez melhores.

Recurso dos aparelhos

O Android conta com uma biblioteca de recursos maior, especialmente pela maioria dos aplicativos produzidos serem feitos para essa plataforma. Isso permite incorporar funcionalidades àquelas já presentes no sistema.

O IOS, apesar de ter menos recursos no geral, conta com algumas funcionalidades exclusivas e que acabam se tornando um diferencial para quem faz aquisição de aparelhos com esse sistema operacional. A escolha entre ambos se baseia, em grande parte, nessa “disputa” entre quantidade de recursos vs. ferramentas exclusivas.

Segurança

O IOS sempre teve uma grande preocupação com segurança e o reconhecimento da impressão digital para acessar o aparelho é um grande exemplo disso. Já o Android, assim como no quesito velocidade, também foi melhorando com o tempo os seus mecanismos de velocidade.

A tendência é que ambos sigam criando soluções ainda melhores nesse sentido, afinal a segurança é uma preocupação cada vez maior.

Bateria

A duração da bateria depende mais do modelo do celular do que do sistema Android, IOS, etc. Nesse cenário, podemos dizer que o Android sempre foi mais transparente no sentido de permitir acompanhar o desempenho da bateria.

O IOS chegou próximo somente na sua versão 8 (IOS 8), criando um sistema de controle parecido com o do Android, facilitando bastante a vida dos usuários.

Por que investir nas duas plataformas: Android e IOS?

A tendência maior na hora de criar um aplicativo é escolher uma das plataformas. Porém isso vai contra o processo de definição do público-alvo. Quando consideramos o perfil ideal de cliente, dificilmente levamos em conta o sistema operacional mobile que ele utiliza por um simples motivo: é quase impossível coletar dados sobre isso.

Podemos acrescentar a esse ponto a constante mudança de sistema, já que um usuário Android hoje pode ser IOS amanhã e vice-versa. Portanto, a melhor maneira de respeitar isso e atingir todo esse público é investir na criação de aplicativos para as duas plataformas.

Por meio dessa ação se atinge uma fatia maior do mercado e se ganha mais visibilidade, especialmente pelos clientes notarem e valorizarem a sua preocupação em oferecer uma experiência mais personalizada para eles.

E como fazer para criar um aplicativo para Android, IOS e outros? É simples! Basta contratar uma agência especializada em desenvolvimento que consiga atender essa demanda de forma conjunta e com o mesmo padrão de qualidade. Apesar dos sistemas serem diferentes, os objetivos dos aplicativos são os mesmos, independentemente da plataforma, o que facilita a criação de uma estratégia dupla.

Quer acessar mais dicas incríveis como essa? Então assine a nossa newsletter e tenha a comodidade de recebê-las diretamente no seu e-mail!

Avatar mentores postou 04/01/2019
toasty