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Análise da eficiência de sites e ferramentas essenciais

Análise da eficiência de sites

É essencial fazer a análise dos resultados obtidos quando se tem um site. Não basta deixá-lo online e acreditar que tudo esteja resolvido. Para isso, é importante usar ferramentas para análise de sites específicas que permitam fazer seu monitoramento.

São elas que ajudam a entender melhor como o visitante navega no endereço e quantas conversões ocorrem nesse ambiente. Essas informações são ótimos indicativos, já que permitem propor melhorias e transformar o endereço em um canal importante de aquisição de clientes.

Se você quer saber quais ferramentas para análise de sites usar nesse processo, continue com a gente! Apresentamos, a seguir, algumas opções que podem ajudá-lo a monitorar a eficiência do seu espaço na web. Boa leitura!

1. Google Analytics

Bastante completo, o Google Analytics é gratuito e pode ser usado em qualquer site. Com ele, é possível mapear os dados de acesso: como os visitantes chegam ao site, quantas pessoas o acessaram em um determinado período, quanto tempo permaneceram, quantas páginas viram, que áreas visitaram e por aí afora.

Assim, a empresa pode saber quais são os produtos mais procurados pelo público, que páginas têm baixo desempenho e outros detalhes que podem ajudar a definir novas estratégias. Como é integrado ao Google AdWords, permite avaliar de forma qualificada o tráfego do site e otimizá-lo sempre que necessário.

2. Hotjar

Ferramenta de All-In-One Analytics, o Hotjar não concorre com o Google Analytics, mas o complementa. É pago, mas oferece um período de teste gratuito. Ajuda a entender o que os usuários da página buscam e com o que interagem no site. Para isso, mostra as áreas mais clicadas e o comportamento de rolagem da tela.

A ferramenta tem um diferencial interessante: grava em vídeo o que os visitantes fazem no site. Assim, pode-se ver o que fizeram antes de deixá-lo ou qual caminho percorreram ao fazer compras. É possível criar filtros nos vídeos para analisar tráfegos específicos: de dispositivos móveis, de quem abandonou o carrinho e outros. Além disso, o Hotjar oferece:

  • Funis de conversão: mostram, em vídeo, em que páginas o usuário sai do site;
  • Análise de formulário: permite avaliar o abandono do visitante no formulário de contato;
  • Polls: apresenta pesquisas ao cliente em páginas específicas, em que ele esteja prestes a deixar o site.

3. SEMrush

Bastante útil para avaliar estratégias de marketing de conteúdo e oferecer insights sobre os concorrentes, o SEMrush ajuda quando a dúvida é sobre quais palavras-chave utilizar, como montar uma boa estratégia de link building e similares.

A ferramenta é paga, mas oferece dados bastante relevantes para análise. Permite avaliar de forma global o site, a pesquisa de palavra-chave e até a concorrência. Ou seja, além de examinar seu endereço, é possível analisar qualquer outro domínio. Isso ajuda a entender tendências e ter insights sobre o que explorar.

Outras funcionalidades interessantes são o detalhamento sobre o posicionamento orgânico e a reunião de informações em painéis de fácil navegação. Com o SEMrush, então, a estratégia de marketing de conteúdo da empresa ganha fôlego!

O uso de ferramentas para análise de sites é essencial para entender o comportamento do consumidor. Afinal, é pelo acompanhamento de métricas que se podem identificar tendências e esclarecer dados para, a partir disso, reconhecer e otimizar áreas com baixo rendimento.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário para expor suas experiências ou esclarecer dúvidas que tenha sobre o tema. Entre na discussão com a gente!

Avatar mentores postou 16/06/2018
toasty