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Carrinho de compras: 6 erros que podem causar abandono

O pesadelo do abandono do carrinho de compras

O abandono do carrinho de compras em lojas virtuais é um dos maiores pesadelos das empresas. Ele pode ser o resultado de diversos fatores, tanto da loja quanto do usuário. Por essa razão, é essencial que essa fase do processo de compra on-line seja conferida e testada continuamente.

Muitas vezes, o abandono do carrinho significa que algo deu errado na experiência de compra do cliente. É possível que sejam contratempos pessoais, mas, também podem significar que algo na loja on-line impediu o consumidor de querer continuar com o processo – o que pode colocar em risco a oportunidade de venda.

Para saber quais os eventuais motivos para que isso pode estar acontecendo no seu e-commerce, apresentamos neste post seis erros que devem ser evitados para garantir uma experiência de compra satisfatória em relação a audiência. Venha com a gente!

1. Navegabilidade ruim

Páginas que demoram a carregar, imagens que não abrem, mensagens de erro e botões inoperantes são erros de navegabilidade que podem levar o consumidor à abandonar o carrinho de compras virtual. É preciso, então, manter-se sempre atento às funcionalidades da página para, em caso de falhas, corrigi-las rapidamente.

2. Usabilidade pouco amigável

Quando o cliente chega à página, é essencial que encontre tudo o que precisa com rapidez e facilidade. Assim, os menus, os botões, a busca, entre outras funções, devem estar posicionadas de forma que facilitem a navegabilidade. Essas características são essenciais para conquistar, inclusive, a confiança do consumidor.

3. Falta de responsividade

As compras móveis já são uma realidade e é improvável que seu uso regrida. Dados do Webshoppers 2018 apontam que, em 2017, 27,3% das compras foram feitas por smartphones ou tablets. O mesmo estudo estima que, em 2018, esse número deve chegar a 37%.

Diante disso, é essencial que o e-commerce funcione bem em qualquer tela que o cliente decida usar para fazer suas compras. Além disso, as lojas que são preparadas para atender os clientes móveis ficam mais bem posicionadas na busca do Google.

4. Erros técnicos

Se o cliente está na loja virtual e, de repente, ao invés de ir para o pagamento, a página apresenta um código de programação que o impede de prosseguir, logo, ele vai ficar sem entender o que aconteceu. Pode até ser que tente novamente, mas há grandes chances de que abandone o carrinho ali mesmo.

5. Meios de pagamento insuficientes

O consumidor, muitas vezes, desiste da compra quando descobre que sua forma de pagamento preferencial não está disponível na loja virtual. É essencial, portanto, oferecer as principais bandeiras de cartões de crédito e a opção do boleto bancário.

E mais: o cliente quer ter certeza de que está em um ambiente seguro antes de fornecer seus dados pessoais para a loja. Por isso, reconhecer o uso do protocolo seguro (Hyper Text Transfer Protocol Secure – HTTPS) é fundamental para ele nesta etapa da jornada de compra.

6. Frete e prazo de entrega

Oferecer transparência no processo de vendas deve ser uma das principais metas do e-commerce. Quando começa a jornada de compra, o consumidor quer saber todos os detalhes rapidamente. Em razão disso, a comunicação deve ser objetiva com o intuito de que não haja surpresas no fim do processo.

Apresentar o custo do frete, bem como o prazo de entrega do produto ainda na página da mercadoria, pode fazer toda a diferença. Afinal, se eles não atenderem às necessidades do cliente, ele nem vai prosseguir com o processo. Isso evita frustrações e abandono de carrinho já na etapa de fechamento da venda.

Em resumo, ter um e-commerce que facilite a venda garante a satisfação dos clientes e evita o abandono do carrinho de compras. Assim sendo, é essencial que a loja virtual privilegie esses aspectos para tornar o site mais eficiente, de forma a oferecer uma experiência que realmente faça o cliente prosseguir com a compra.

Quer saber mais sobre como sua loja virtual deve tratar estes e outros aspectos? Assine nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão diretamente no seu e-mail!

Avatar Aline Sousa postou 30/04/2018
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