Blog
Pesquisa

A importância do e-mail marketing para sua empresa

O e-mail marketing é uma ferramenta utilizada para criar ou manter o relacionamento com o cliente.

Um erro muito comum é acreditar que os e-mails estão ultrapassados, quando na verdade ainda é um dos meios de comunicação mais utilizados. Segundo o site Statista, existem cerca de 3,7 bilhões de usuários de e-mail no mundo desde 2017, e este número tende a crescer.

Dentre os milhares de e-mails que recebemos todos os dias, tem um em especial que pode potencializar vendas. Sabe aquele e-mail que te dá dicas e a maioria das vezes cupons para promoção? Ele mesmo! O e-mail marketing, que tem o maior ROI (Return on Investment) do mercado, ou seja, o lucro é maior que o investimento nesta ferramenta que pode ser o divisor de águas em seu negócio.

No início essa estratégia era vista como invasiva, mas, hoje é uma das melhores formas de se comunicar com o consumidor.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura desse texto e saiba qual a importância do e-mail marketing em sua empresa. Boa leitura!

 

Vantagens

Os usuários de e-mail o encaram como um compromisso. Diferente de redes sociais, onde os mesmos usuários passam batido por publicações, as pessoas verificam o e-mail várias vezes para que nada importante passe despercebido. Sendo assim, é um dos meios mais rápidos de se comunicar com o cliente.

É possível prever o alcance, pois chegará a todos os contatos que você selecionar, a menos que este e-mail esteja desativado ou com algum problema técnico. E o que o torna mais interessante é a possibilidade de cancelar o recebimento, demonstrando respeito pelo público.

O e-mail marketing é importante para uma empresa, pois ele pode ser usado para levar informações, serviços ou produtos aos clientes. É um método eficaz e com custo muito baixo.

Existem vários tipos de e-mails para manter uma boa comunicação entre empresa e consumidor, dentre eles, listamos a seguir os mais importantes para o seu negócio.

 

Tipos de E-mail Marketing

E-mail de boas-vindas

Este e-mail é enviado ao cliente assim que ele se torna um lead. É essencial para sua empresa, pois você está o informando de que tudo deu certo no processo.

Quando o usuário se cadastra, ele espera saber mais sobre você e sua marca. Desta forma, você pode se apresentar e passar todas as informações necessárias para ele progredir e fazer suas compras com segurança.

 

Newsletter

A newsletter é uma excelente maneira de alimentar o relacionamento com seus leads. A principal característica desse e-mail é levar informações periodicamente.

É uma forma de manter o seu cliente por dentro do que está acontecendo e pode abranger diversos assuntos dentro do que você trabalha.

Se você tem um blog, por exemplo, é a oportunidade ideal para enviar seus últimos conteúdos, utilizar chamadas para ação (call to action) condizentes ao seu objetivo e assim alavancar suas visualizações. Também pode estar promovendo um produto, desde que seja relevante para aqueles que buscam dicas e conteúdos para leitura.

 

Campanhas promocionais

Um e-mail promocional não precisa ser necessariamente a promoção de um produto. Pode ser também a divulgação de um conteúdo gratuito ou um evento, por exemplo.

O objetivo deste e-mail é a conversão. Mas é importante segmentar o público para que a oferta chegue em pessoas realmente interessadas no que está sendo oferecido.

 

E-mail sazonal

O e-mail sazonal não deve ser esquecido, pois gera o fortalecimento da marca. É importantíssimo para demonstrar carinho aos seus clientes e mostrar que lembrou deles em datas comemorativas, como o Natal.

Se bem explorada, essa também é uma forma de aumentar suas vendas. Mas é ideal fazer um planejamento e criar um cronograma com antecedência. Também é importante evitar textos grandes e apostar em artifícios visuais.

 

Dicas para não cometer erros

Um erro muito grave é achar que comprar uma lista de e-mails pronta gerará visibilidade para sua empresa. Pelo contrário, enviar um e-mail à uma pessoa que não permitiu pode causar uma imagem ruim para a marca.

O e-mail marketing é uma ferramenta on-line que costuma gerar bons resultados. Mas, para que isso aconteça, é necessário definir um plano de ação que estabeleça a frequência de envios e determine os conteúdos que serão enviados.

Outra dica valiosa é fazer relatórios que permitam mensurar o que está dando certo ou não. Tenha em mente também que há sim retorno financeiro. Então, não perca a chance de investir tempo e dinheiro e amplie os negócios com este meio de comunicação!

Gostou deste texto? Se inscreva na nossa newsletter e receba sempre as nossas novidades!

Avatar Dafly Schneider postou 12/07/2018
toasty