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Tecnologia

Por Delvair Macedo - 17/10/2016

SEO local para PMEs: 4 razões para investir

A maioria dos empresários de micro ou pequenas empresas sofre com a falta de presença no mercado. Afinal, nem todos contam com recursos para investir em grandes estratégias de marketing, mas toda empresa precisa de soluções para vender mais e crescer. Felizmente, existe uma ótima ferramenta para ajudar quem se encontra nessa situação: o SEO local. No artigo de hoje, vamos apresentar mais detalhadamente essa variação do SEO.

Quer entender o que é e quais são os benefícios de investir nessa estratégia? Acompanhe o post e veja tudo que você precisa saber sobre SEO local:

O que é SEO e SEO local?

Para entendermos o que é o SEO local, precisamos primeiro entender o que é SEO. A sigla vem do inglês, Search Engine Optimizaton, que significa algo como Otimização Para Buscas, em tradução livre.

Basicamente, o SEO é um conjunto de técnicas que terão como objetivo fazer com que seu site, blog ou página sejam mais facilmente encontrados em motores de busca, como o Google. Quanto melhor o SEO, maior o seu tráfego oriundo dessas buscas. Partindo desse princípio, SEO local é a mesma coisa — mas focado em resultados de buscas geográficas.

Quando uma pessoa faz uma busca no Google, o site pode entregar resultados de empresas que estejam próximas do usuário. Por exemplo: uma pessoa que procure por “pizzaria” vai acabar encontrando nas primeiras posições da sua busca os restaurantes que estão mais próximos de si.

O SEO local é um conjunto de técnicas que agem para otimizar os resultados das buscas geográficas para o site da sua empresa. Dessa forma, o seu site terá maior visibilidade (e, consequentemente, maior conversão) em uma determinada cidade ou região do país.

Normalmente, as empresas usam esse conceito para aumentar seus acessos na região onde estão localizadas, mas o SEO local pode ser usado para direcionar um público de qualquer lugar para o seu site.

Por que investir em SEO local?

Agora que já vimos o que é SEO local, é hora de responder a pergunta: “por que investir nessa ferramenta para promover o meu negócio?”. Listamos abaixo 4 ótimas razões para que você invista nessa estratégia agora mesmo!

1. É mais barato

Como tem um alcance menor do que o SEO padrão, as técnicas de aperfeiçoamento para buscas locais costumam ser mais baratas. Como não precisa lidar com detalhes técnicos muito específicos, como tamanho das imagens do site ou limpeza da programação, o SEO local exige menos recursos.

2. Fortalecimento da marca

O trabalho do SEO local é especialmente útil quando estamos falando de micro, pequenas e médias empresas de qualquer lugar do país. Com poucos recursos, é possível estar exposto a um mercado rápido e grande, com pessoas próximas que precisam das soluções oferecidas pela empresa em pouco tempo.

Isso cria um fortalecimento da marca na sua região — da próxima vez, os mesmos clientes nem precisarão buscar no Google uma solução e já saberão para onde ir.

3. Conversão maior

O SEO local se destaca por atuar em um estágio bem avançado da jornada de compra de um cliente. Basicamente, essa ferramenta atua quando o consumidor já está pronto para fazer uma compra e só precisa de um lugar próximo para isso.

Assim, o SEO atua para lidar com os leads mais qualificados possível, aumentando ao máximo a sua taxa de conversão. Isso faz com que menos recursos sejam investidos para um retorno muito maior.

4. Menor concorrência

Um dos maiores benefícios do SEO local é o fato de existir menos concorrência na busca pela atenção do consumidor na Internet.

Como estamos falando de atuação local — normalmente da mesma cidade e, em alguns casos, até mesmo apenas do mesmo bairro —, o nível de concorrência enfrentado é o mesmo daqueles que estão na região da sua empresa, mas com uma vantagem: quantos deles fazem uso do SEO local? Provavelmente, apenas uma pequena fração.

Como deu para ver, o SEO local pode ser uma ótima arma para as micro e pequenas empresas que desejam crescer, mas possuem poucos recursos para investir imediatamente. Quer continuar de olho nas novidades do mercado digital? Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhum conteúdo!

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