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Marketing Digital, Tecnologia

Por Delvair Macedo - 13/04/2017

O que é o Pixel do Facebook e como ele funciona?

Não há dúvidas de que a mídia social é imprescindível em uma estratégia de marketing digital. As redes sociais são fundamentais para possibilitar interações entre um negócio e seus seguidores, bem como para divulgar seus produtos. Nesse sentido, o Facebook foi além e criou uma ferramenta bem interessante: o pixel do Facebook.

No post de hoje, vamos falar sobre o pixel e seu valor dentro de uma estratégia de marketing. Continue acompanhando e confira!

o que é o pixel do facebook e como ele funciona?

O que é o pixel do Facebook?

O pixel consiste em algumas linhas de código inseridas em sua página ― e que não afetam a experiência do visitante. É uma ferramenta que te auxilia na mensuração de resultados de uma página: ela rastreia a forma como cada usuário navega na página e armazena os dados em um servidor, possibilitando uma análise posterior.

No caso específico do pixel do Facebook, ele é utilizado em conjunto com anúncios criados na rede. Por meio dele, você consegue acompanhar a atividade dos usuários que clicaram em um anúncio do Facebook e foram redirecionados para o site da empresa.

A partir disso, são medidos, por exemplo, índices de download de materiais ricos, conclusões de compras, entre outros. A mensuração depende da página em que você decide inserir o código de rastreamento.

Em qual página inserir o pixel?

A definição dos pontos de interesse a serem mensurados em uma estratégia ajuda a definir em qual página o pixel cabe melhor.

Se você tem um e-commerce, talvez seja interessante inseri-lo na página de conclusão de compra. Se tem um escritório de contabilidade, por exemplo, pode valer a pena rastrear uma landing page para baixar um material rico.

Como o pixel do Facebook pode ajudar na estratégia?

É importante comentarmos que houve, recentemente, uma atualização interessante que unificou os dois pixels até então existentes: o de conversão e o de público personalizado.

Um deles rastreava as conversões, como mencionamos nos itens anteriores, e o outro era responsável por programar o remarketing para o usuário. Agora, para aumentar a velocidade de navegação, tudo é feito em um só código.

A função mais básica do pixel permite que você meça acessos e interações com o site da empresa originados de anúncios no Facebook. Ao utilizar os dados coletados durante o período de uma campanha, você verifica as práticas mais eficientes e quais devem ser mudadas para alcançar mais público e aumentar seu índice de conversão.

Já a função de retargeting ― ou remarketing ― cria anúncios para o usuário com base em seu comportamento na página da empresa. Assim, é possível exibir promoções de produtos que foram visitados e não comprados, por exemplo, por meio de novos anúncios que aparecem no feed no Facebook.

Outra função interessante da ferramenta tem a ver com os públicos que ela permite alcançar. Por meio dela, você pode direcionar anúncios mais eficientes para usuários com diferentes características e também para aqueles que tenham perfis semelhantes aos de pessoas que já tenham interagido com a página.

Perceba que o pixel do Facebook é uma ferramenta extremamente útil e inteligente para ajudar nos rumos de uma estratégia de marketing. Ao permitir a mensuração de dados, você ganha experiência para potencializar resultados nas próximas campanhas, bem como para alcançar públicos maiores por meio de anúncios direcionados na rede.

Agora que você conhece essa importante funcionalidade do Facebook, siga a nossa página na rede e continue por dentro de muitas novidades!

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