4+
         
Marketing Digital

Por Delvair Macedo - 16/02/2017

O que é Marketing de Conteúdo e como usá-lo para vender mais

Imagine um cenário em que toda vez que um consumidor tivesse uma dúvida sobre um tema relacionado ao seu negócio, sua empresa pudesse aparecer prontamente para solucionar a questão. Obviamente, ela apresentaria credibilidade e ainda conquistaria um potencial cliente, não é mesmo? Essa possibilidade é a resposta para quando perguntam o que é marketing de conteúdo.

Por meio de um material rico, relevante e que usa uma série de técnicas específicas, o seu público-alvo será atraído para sua página na web de forma espontânea e contextualizada. Ou seja, haverá um número maior de visitas e, consequentemente, um potencial de conversão muito maior, independente se sua empresa trabalhar no ambiente online ou não.

Se é disso que sua empresa precisa, seja para diminuir o número de investimentos em mídia paga ou para gerar maior autoridade no mercado de atuação, chegou a hora de entender melhor do que se trata essa proposta e como ela vai te ajudar a vender mais na prática.

Afinal, o que é Marketing de Conteúdo?

Antes de entender como essa estratégia poderá impulsionar as vendas do seu negócio, é preciso compreender como ela funciona. Ela pode ser resumida como um conjunto de práticas voltadas para a produção de conteúdo relevante para um público pré-definido em busca de gerar tráfego e autoridade.

Após um estudo cuidadoso do nicho de mercado, para descobrir quais são as demandas que um determinado serviço ou produto irá atender, será estruturada uma persona.

Trata-se de uma figura semi-fictícia que terá suas dúvidas e dores resolvidas através de informações ricas. Assim, os canais de publicação de conteúdo serão selecionados e sua estratégia estará pronta.

Assim, só resta produzir o conteúdo usando técnicas como o uso de palavras-chave, SEO, link building, guest posts e outras possibilidades, para atrair usuários que fazem pesquisas em buscadores como o Google, que é o mais utilizado hoje em dia. Com o tempo, suas publicações estarão na primeira página.

Como as vendas são impulsionadas?

A produção de conteúdo por meio das técnicas de marketing de conteúdo pode gerar o aumento de vendas de diferentes formas. Isso depende de quais serão as ferramentas utilizadas para compor a estratégia e qual a forma de atuação  da empresa.

Para deixar mais claro, vamos à três exemplos: o de geração de leads, conversão online e criação de autoridade.

Geração de leads

Se um blog consegue atrair visitantes por meio de postagens relevantes, o usuário com certeza terá interesse em se aprofundar no assunto e solucionar seu problema ou dúvida de forma mais eficaz. É nesse momento que entram os materiais ricos, como os e-books e webinars, por exemplo.

Basta criar banners com chamadas pelo blog ou indicar o download de um e-book ao final do texto para levar o usuário para uma nova página. Assim, será possível solicitar um contato em troca do envio do conteúdo.

É aí que entra a atuação do time de vendas, que deve fazer uma ligação, ou da equipe de marketing na construção de um fluxo de nutrição eficiente que gere conversão.

Atração para vendas online

Enquanto isso, aqueles que possuem um e-commerce tem ainda maior facilidade para aumentar as vendas. Afinal, o cliente em potencial já está consumindo o conteúdo em seu site e tudo depende de sua experiência na loja.

Basta incentivar a compra de forma indireta em alguns posts para que ele considere a aquisição e, em seguida, apresentar os diversos benefícios e diferenciais que seu produto oferece para gerar a compra com apenas alguns cliques.

Criação de autoridade

O conteúdo relevante é o principal elemento na criação de autoridade de uma empresa no mercado. Pense da seguinte forma: uma pessoa precisa melhorar seu desempenho e, ao pesquisar por esse assunto nos mecanismos de busca, encontra textos com informações ricas sobre como fazer o monitoramento em determinado blog.

Ao ler sobre o tema, ela descobre que existe uma ferramenta que controla tudo de forma automática. Se a marca que oferece esse produto é a mesma que ofereceu a ela as informações relevantes, esse consumidor estará mais seguro de que aquela empresa tem conhecimento suficiente para desenvolver uma tecnologia de qualidade — ou seja, venda fechada!

Agora que você já sabe o que é marketing de conteúdo, chegou a hora de se aprofundar nas estratégias online. Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre marketing digital e outras formas de divulgação online!

Veja Também