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Marketing Digital, Tecnologia

Por Delvair Macedo - 20/09/2016

Métricas para blog: 3 razões para não deixar de acompanhá-las

Blogs são canais de comunicação cada vez mais utilizados por empresas dos mais variados segmentos, e com o aumento da relevância dessa estratégia, aumenta também a importância das métricas para blog. O principal motivo para o aumento da popularidade dessa estratégia é uma recente mudança no comportamento do consumidor, que busca, cada vez mais, conteúdo útil que o ajude a solucionar os mais variados problemas.

Nesse cenário, o blog é uma ferramenta fundamental para empresas que querem se destacar e construir um relacionamento com seus potenciais clientes. No entanto, de nada adianta investir nesta estratégia se você não for capaz de mensurar os resultados obtidos com este esforço.

Por esse motivo, vamos mostrar a você a importância de acompanhar métricas para blog e quais são as mais indicadas para o seu negócio. Confira!

métricas para blog

O que é uma métrica?

Como o próprio nome já diz, uma métrica é um número utilizado para quantificar uma tendência, um comportamento ou uma variável de negócio — ou seja, um número que mede e avalia o desempenho de uma ação de marketing digital desenvolvida pela sua empresa.

Elas podem medir qualquer interação que ocorre no ambiente online a partir de uma iniciativa de marketing digital, desde os mais amplos aos mais específicos.

Para serem relevantes, porém, elas precisam ser confiáveis, auditáveis e acionáveis. Isso significa que a sua análise precisa necessariamente motivar uma ação posterior, a fim de melhorar o resultado que aquela métrica apresenta.

Por que é importante acompanhar métricas para blog?

A importância das métricas para blog vai muito além da simples análise dos resultados gerados com os conteúdos publicados. Acompanhar as métricas certas irá ajudá-lo a entender quais investimentos estão trazendo maior resultado, permitindo melhorar o que não está performando bem, reduzir os erros e otimizar o que já está bom para o retorno ser ainda melhor.

São esses números que irão mostrar quais conteúdos atraem mais atenção do usuário e contribuem com a geração de leads da empresa. Futuras pautas e iniciativas de divulgação poderão ser definidas a partir desta análise, afinal de contas, não há como melhorar o que não é mensurado.

Além disso, por meio das métricas é possível comparar o desempenho do seu negócio com as empresas concorrentes, entendendo também como está o posicionamento da sua marca perante o mercado.

Quais as principais métricas para blog?

Cliques e acessos

O sucesso de um blog depende inicialmente da sua capacidade de gerar audiência para o conteúdo publicado. Esse desempenho pode ser mensurado através de métricas que indicam o número de acessos às páginas, e a quantidade de cliques nos links do blog espalhados pela web.

Nesse caso, o ideal é analisar esta métrica filtrando a origem de tráfego e as páginas acessadas, pois são estes parâmetros que vão indicar qual o melhor canal de divulgação, e quais conteúdos geram mais audiência.

Engajamento

As métricas de engajamento são aquelas que indicam se o conteúdo está prendendo a atenção do usuário a ponto de ele ficar mais tempo na página para ler e consumir o conteúdo.

Para entender este ponto vale utilizar as métricas de tempo na página e a quantidade de páginas por visita. Quanto maiores forem estes números, maior será o engajamento dos usuários com seu blog.

Taxa de conversão de leads

Por fim, toda empresa que se preze investe em um blog para potencializar a sua geração de leads. Por este motivo, uma das métricas mais importantes para um blog corporativo é capacidade que ele tem de auxiliar na geração de leads para a organização.

A melhor forma de mensurar isso é através da taxa de conversão de leads, a métrica que calcula o percentual de visitantes do site que se cadastra para manter um relacionamento com seu negócio.

Entender as principais métricas para blog e a importância de mensurá-las é um trabalho essencial para uma empresa que deseja atingir bons resultados com ações de marketing online. E você, já mensura alguma delas no seu trabalho? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe conosco nos comentários abaixo e participe!

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