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E-commerce

Por Delvair Macedo - 05/02/2018

Marketing digital para e-commerces: por onde começar uma estratégia?

Na trajetória de uma empresa, o sucesso dificilmente vem de sorte ou acaso. Logo, para alcançarem êxito nas vendas, é recomendável que os empreendedores digitais fiquem atentos às estratégias de marketing digital para e-commerces que estão sendo implementadas no mercado.

Apesar de o comércio eletrônico estar crescendo cada dia mais no país, é preciso que o empresário busque informações de diversas áreas para que consiga sobreviver aos primeiros meses.

Por isso, mais do que colocar a loja no ar, é necessário traçar estratégias integradas ao marketing digital para que, assim, os resultados se tornem satisfatórios. Continue a leitura e entenda!

Compreenda a importância do marketing digital para e-commerces

O termo e-commerce pode ser mais bem definido como um conjunto de transações comerciais de produtos e serviços efetuadas por meio da Internet. Logo, ele aparenta ser um negócio como qualquer outro.

No entanto, é importante que você, empreendedor digital, saiba que, ao estruturar o seu e-commerce, mais do que considerar os aspectos de legislação e logística, é necessário também elaborar um plano de ação de marketing digital.

Afinal, destacar-se e atrair clientes no canal on-line tem se tornado uma tarefa cada vez mais desafiadora devido à grande e crescente concorrência do universo digital.

Elabore estratégias para se destacar e fidelizar seu público

Com a concorrência cada dia maior entre os e-commerces, ganhar a corrida pelo destaque da marca e pela fidelização dos clientes só será possível por meio da elaboração de um plano eficiente de atuação. Então mãos à obra!

Confira sete estratégias de marketing digital para aplicar no seu negócio:

  1. Defina as preferências da sua “persona”, escutando o seu cliente e dando voz a ele, para, assim, melhor entender o que realmente funciona e o que tem potencial de dar certo;
  2. Crie um site responsivo (adaptado para todo tipo de dispositivo, seja desktop ou mobile) com versatilidade suficiente para se adequar às necessidades do seu negócio;
  3. Invista em marketing de relacionamento — ou seja, por meio das mídias sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn, dê espaço para que o seu cliente fale com liberdade e esteja atento para ouvi-lo;
  4. Invista em marketing de busca, cuidando periodicamente do seu SEO e tendo como base um calendário regular de verificações e atualizações;
  5. Invista em marketing de conteúdo por meio de um blog, criando um material relevante, e sempre considere o uso de botões de compartilhamento para promover maior alcance de público e engajamento;
  6. Transforme visitantes em leads ao pedir seus contatos. Você pode fazer isso por meio de uma pop up no seu site para que seu visitante se inscreva na sua newsletter e receba suas novidades ou por meio de uma landing page promocional, por exemplo;
  7. Relacione-se com o lead e promova a venda, isto é, uma vez identificado que o lead está na fase de compra, invista na produção de conteúdo de venda.

Mensure os resultados digitais

O melhor diferencial que o marketing digital pode nos transmitir, quando comparado ao marketing tradicional, é a possibilidade de uso de ferramentas, gratuitas ou pagas, que nos permitem analisar detalhadamente cada resultado.

O Google Analytics é um exemplo de recurso gratuito oferecido pela Google que monitora, por meio de dados do seu blog ou site, as informações sobre o comportamento do usuário.

Contudo, se você, varejista digital, quer avaliar se o seu e-commerce está performando bem, atente também à quantidade de leads gerados, ao número de leads convertidos em vendas, à taxa de conversão de visitas em transações comerciais e à média de valor por pedido.

Aplicando as estratégias de marketing digital para e-commerces, você aumentará as chances de sucesso do seu negócio. Gostou do post? Então siga-nos nas redes sociais e acompanhe as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

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