0
         
Tecnologia

Por Delvair Macedo - 19/10/2016

Veja como a inteligência artificial esta transformando o e-commerce

A Inteligência Artificial (IA) se refere aos sistemas criados para mimetizar as capacidades humanas de pensar, gerir, administrar e tomar decisões corretas. Sua aplicabilidade no e-commerce está cada vez mais presente, em especial no gerenciamento de tarefas e na proteção das operações do negócio.

Desde as atividades mais simples às mais complexas, a IA pode ser determinante para evitar o erro humano, proporcionar redução nos custos operacionais e melhorar a produtividade. Acompanhe agora algumas das possibilidades e avanços da Inteligência Artificial no e-commerce:

a inteligência artificial no e-commerce

 

Benefícios da Inteligência Artificial no e-commerce

Não é de hoje que as aplicações baseadas na Inteligência Artificial impactam positivamente negócios em todo o mundo. Entre os principais benefícios dessa tecnologia, é possível listar:

  • Melhor experiência dos usuários;
  • Otimização da segurança da sua loja virtual;
  • Criação de oportunidades de vendas;
  • Oferta de produtos personalizados;
  • Conhecimento mais específico sobre o público-alvo;
  • Automatização de tarefas do cotidiano do e-commerce;
  • Mensuração de resultados.

Os sistemas de IA para e-commerce também podem auxiliar nas seguintes operações:

Prever o comportamento do consumidor

Os mecanismos de Inteligência Artificial podem analisar o histórico das atividades dos consumidores, prevendo inclusive quais são as suas tendências de compra e necessidades de consumo.

Outro exemplo interessante é prever quando um cliente de um serviço baseado na recorrência (como o Netflix) pode deixar de utilizar o seu serviço (conhecido como Churn), e assim tomar ações para evitar a perda, antes que ela aconteça.

Fazer a gestão de inventários

Ao prever as tendências, as aplicações IA podem selecionar os itens que mais satisfazem a necessidade de venda da loja virtual, focando em produtos de maior saída ou em itens que que estão em excesso nos estoques.

Monitorar os preços

Com as ferramentas de Inteligência Artificial, você pode acompanhar com precisão os preços praticados pelos concorrentes, modificando os valores dos seus produtos de forma dinâmica e em sintonia com o praticado no mercado.

Detecção de fraudes

Já existem aplicações que se valem da IA para impedir fraudes no ambiente do e-commerce. Dessa forma, você cria um ambiente seguro para o seu cliente e evita que essas ações causem prejuízos ao negócio.

Recomendação de produtos e serviços

Baseado no comportamento dos consumidores, um software de IA permite recomendar produtos e serviços que se encaixam exatamente no perfil de cada cliente. Ao mostrar a ele que você o conhece bem e conta com um serviço personalizado, suas chances de realizar uma venda aumentam expressivamente.

Os avanços da Inteligência Artificial no e-commerce

Um case interessante é o da marca de roupas The North Face, que fez uso da Inteligência Artificial para aumentar suas vendas. Com base na plataforma Watson da IBM, a marca desenvolveu um aplicativo para facilitar o processo de pesquisa de produtos:

O Perito Personal Shopper age a partir de um questionário respondido pelos clientes sobre suas necessidades comerciais e planos de viagem. A partir daí, a ferramenta cria um banco de dados que podem ser automatizados, como encontrar artigos de vestuário fazendo e respondendo a perguntas.

Esse sistema foi projetado para responder a perguntas como “Viajando com a família para acampar e preciso de uma tenda. O que devo levar em consideração?”. Com base na nuvem, o aplicativo irá procurar primeiro nos websites da North Face e em outros clientes, oferecendo as melhores opções e informações.

O CEO Kent Deverell conta que o aplicativo foi uma das primeiras tentativas de usar a plataforma Watson para fins de varejo, o que demonstra o esforço da IBM em ampliar sua presença em mercados na América e outros segmentos como hospitais, empresas e e-commerces. Há muitas oportunidades, sobretudo, nos dispositivos móveis, devido às diferentes formas que os clientes interagem com os smartphones.

Os avanços da Inteligência Artificial no e-commerce estão caminhando para realizar ações que fortaleçam essa tecnologia e permitam chegar a resultados surpreendentes. Os consumidores estão propensos a essas novidades e criam um bem valioso e um diferencial diante da concorrência!

Gostou do que leu? Estamos sempre compartilhando conteúdos interessantes em nossas redes sociais. Siga nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!

Veja Também