0
         
Ensino à Distância

Por Delvair Macedo - 16/11/2016

7 ferramentas EAD que estão mudando a educação a distância

Ao pensar em educação a distância, algumas pessoas se sentem receosas quanto ao aprendizado proporcionado aos alunos. Essa insegurança costuma se basear em informações equivocadas ou em um pensamento tradicionalista, que acredita que as ferramentas EAD não são efetivas tão quanto ao ensino.

Contudo, esse tipo de sistema tem gerado resultados bastante positivos, sendo adotado não só por faculdades, mas também por empresas que buscam capacitar seus profissionais de forma eficiente.

Além disso, a possibilidade de usar ferramentas EAD diferenciadas auxilia o processo de aprendizado, proporcionando inúmeras vantagens para aluno e instituição. Confira, a seguir, 7 dessas ferramentas que podem interessar à você:

7 ferramentas ead que estao mudando a educacao a distância

1. Ambientes virtuais de aprendizagem (plataformas EaD)

Os ambientes virtuais reúnem as ferramentas usadas no decorrer do curso, como materiais de estudo, links para vídeos, chats e fóruns. Para acessá-los, os alunos inserem login e senha, e o uso fica restrito aos participantes cadastrados. Por ser online, eles podem ser acessados de qualquer local, em qualquer horário.

Além de personalizados de acordo com o que a instituição busca oferecer, esse ambientes dão ao estudante uma visão organizada das possibilidades do curso e permitem uma navegação facilitada.

2. Bibliotecas virtuais

É nas bibliotecas virtuais que os alunos podem acessar e baixar os materiais do curso, como apostilas, livros e textos. O professor pode citar um livro ou um texto disponível na internet e deixá-lo arquivado na biblioteca para que os alunos tenham acesso posteriormente.

Trata-se de uma opção para instituições e professores que produzem seus próprios e-books e apresentações de slides, pois são materiais complementares valiosos para o aprendizado e até mesmo para divulgação do trabalho da instituição na forma de publicações virtuais.

3. Áudios, vídeos e jogos

Cada pessoa aprende melhor de uma maneira. Enquanto algumas absorvem todo o conteúdo somente realizando uma leitura, outros aprendem melhor por meio de videoaulas ou áudios. Pensando nisso, essas ferramentas EAD abrangem as necessidades de mais alunos, oferecendo diversidade de métodos.

Jogos costumam ser uma excelente forma de engajamento e de prática para as disciplinas, podendo ser desenvolvidos e customizados especificamente para a empresa.

4. Fóruns

Fóruns são espaços em que professores podem interagir com alunos, tirando dúvidas e explicando melhor algum conteúdo, e em que alunos podem também conversar sobre a matéria entre si.

Como as perguntas e observações ficam registradas e podem ser vistas por todos, uma única pergunta pode resolver a dúvida de vários alunos. Lá, podem ser compartilhados links, vídeos e materiais adicionais encontrados tanto pelos professores quanto pelos alunos, o que o torna ainda uma ferramenta colaborativa.

5. Chats

Diferentemente do fórum, os chats costumam ser mais interativos e proporcionam o contato entre pessoas que estão online num dado momento, ou seja, em tempo real. Os próprios alunos podem manter uma comunicação e se ajudar por meio dessa ferramenta, proporcionando um envolvimento maior entre os participantes do curso.

6. Blogs

Dentro dos blogs, é possível colocar diversos conteúdos, de maneira prática e simplificada, para auxiliar os alunos no decorrer do curso. Por ser uma ferramenta versátil e de fácil edição, também é possível inserir textos com imagens e vídeos, chamando a atenção dos alunos e desenvolvendo um canal extra para a divulgação do conteúdo do curso.

7. E-mail

Apesar de não ser exatamente uma novidade, o e-mail é uma ferramenta útil para estabelecer uma comunicação direta com alunos. Assim, eles podem entrar em contato com o professor e relatar problemas ou realizar questionamentos que não queiram fazer nos chats e fóruns, que são acessados pelos outros alunos.

Além disso, é possível enviar a todos eles avisos, relatórios periódicos sobre o andamento do curso e outras informações relevantes.

Como você viu, as ferramentas EAD podem ajudar e facilitar o aprendizado de várias formas, possibilitando uma interação por parte dos envolvidos em horários variados. E você, já utiliza a modalidade de educação a distância? O que achou dessas ferramentas? Deixe seu comentário e participe!

Veja Também