1+
         
E-commerce

Por Delvair Macedo - 23/11/2016

Como a experiência do usuário aumenta seu faturamento no e-commerce?

Comprar e vender pela internet já se tornou algo bem corriqueiro. Cada vez mais, as pessoas estão se habituando com esse tipo de transação. Se o assunto tem a ver com o consumidor, a experiência do usuário deve ser levada em conta, pois isso aumenta o faturamento no e-commerce.

Atrair a atenção do público tem se tornado um desafio no cotidiano dos empreendedores digitais, em face das ofertas existentes no ambiente online. Dessa maneira, melhorar esse contato vai muito além de frete grátis ou descontos exorbitantes.

Quer descobrir como vender, tornando o processo de compra mais eficiente e inovador? Veja!

experiência do usuário aumenta seu faturamento no e-commerce

Invista em um site responsivo

De acordo com uma pesquisa realizada pela Zanox, uma das maiores empresas de afiliação na Europa, o Brasil vem se destacando no que tange às vendas via mobile. O percentual de pessoas que passaram a comprar por meio de smartphones subiu para 90%. Dessa maneira, uma plataforma que não oferece uma interface amigável acaba perdendo vendas, pois reduz as opções disponíveis para os clientes.

Cadastre os produtos corretamente

Esse detalhe é tão importante quanto manter um design atraente e transparente, pois ajuda nas ações estratégicas do presente e auxilia nas atividades futuras. O administrador consegue, por exemplo, gerenciar as informações mais específicas, o que facilita na hora de criar promoções.

Ao invés de adotar a forma padrão na hora de cadastrar, portanto, o melhor a fazer é considerar os atributos do produto. Como isso ajuda na experiência do usuário? Bem, ele vai conseguir encontrar exatamente o que foi procurar, já que a busca tenderá para uma informação particular.

Coloque filtros para facilitar a navegação

A criação de filtros e subcategorias é extremamente importante, pois oferece ao cliente uma busca mais refinada na página principal. Ou seja, ao invés de cadastrar “vestido longo”, “vestido curto” e “vestido tubinho”, o lojista pode utilizar esse recurso para filtrar as peças por preço ou marca, por exemplo. Muitas categorias deixam o menu extenso e não geram uma experiência agradável para o usuário.

Tire proveito dos comentários

Na maioria dos casos, quem compra pela internet está em busca de garantias. Nesse caso, a opinião de outro cliente influencia significativamente nessa escolha. Em função das redes sociais, as pessoas se dispõem a compartilhar os mais variados tipos de assuntos, inclusive suas experiências de compras pela internet. Por isso depoimentos e avaliações do produto são tão importantes para o aumento do faturamento no e-commerce.

Crie “call to action” para melhorar a experiência do usuário

Na tradução, o termo, que também é conhecido por CTA, faz a seguinte referência: “chamada para a ação”. Embora algumas pessoas ainda desconheçam o seu significado, o uso é bem comum, principalmente, nos anúncios publicitários, em que os verbos no imperativo ganham mais força.

Certamente, você já visualizou algo do tipo: “compre agora”, “clique aqui”, “compre já”, “ligue já”. Como isso ajuda? Essa voz de comando funciona como um direcionador de ações do usuário, pois remete a um senso de urgência. O CTA pode ser aplicado tanto em posts de blogs, redes sociais, como por meio de vídeos, imagens e até cores de botões no site, por exemplo.

Convencer alguém de que o seu site é a melhor opção não é uma tarefa fácil, ou seja, não acontece do dia para a noite. No entanto, essas implementações ajudam a trazer acessos e, consequentemente, geram vendas. Tendo em vista que a experiência do usuário aumenta o faturamento nas lojas virtuais, então, esse é um tema que merece toda a atenção.

Gostou de saber mais sobre faturamento no e-commerce? Quer ficar por dentro de outras dicas para alavancar o seu negócio? Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Veja Também