1+
         
Ensino à Distância

Por Delvair Macedo - 20/06/2017

Ensino a distância em universidades, porque investir?

Você já ouviu falar em ensino a distância, plataformas de cursos online, ambientes virtuais de aprendizagem ou learning management system? São diferentes nomes para a mesma função: tecnologias para apoiar e promover à educação por meio do ensino a distância.

Conhecida popularmente como EaD, a Ensino a Distância tem crescido no Brasil nos últimos anos. Em 2013, um terço das 3,3 milhões de matrículas no ensino superior já correspondiam ao ensino à distância, e hoje esse número é ainda maior.

No post de hoje, entenda mais sobre essa modalidade e entenda por que investir em uma plataforma de cursos online é vantajoso para a sua instituição:

Como funciona o ensino a distância em universidades?

A educação a distância é uma modalidade de ensino que visa a obtenção do diploma com horários e turnos de estudo flexíveis. Com a evolução tecnológica, é possível acessar ferramentas online que são disponibilizadas nos portais das instituições de ensino e iniciar o curso.

Basta que o aluno tenha um computador com acesso à internet e conhecimentos básicos de informática. Depois da escolha do curso e da aprovação no processo seletivo, o usuário se vê diante de uma infinidade de possibilidades em diversos cursos e a oferta de conteúdos, exercícios e trabalhos.

A Universidade pode oferecer desde cursos online gratuitos para promover a educação e criar um primeiro relacionamento com possíveis alunos, até oferecer graduações e pós-graduações completas a distância.

Por que universidades devem investir em plataformas de ensino a distancia?

Além de ampliar a carteira de negócios e de reduzir custos das instituições de ensino, as plataformas de ensino a distancia em universidades permitem que as mesmas tenham controle de todo o processo que envolve o ensino e a aprendizagem.

Abaixo, listamos 5 vantagens das plataformas de cursos online. Confira:

1. Agregam valor profissional à marca

Logos, slogans e conteúdo institucional podem ser trabalhados diante de várias possibilidades tecnológicas. Os recursos de multimídia e design são ilimitados, assim como os aspectos gráficos, que ajudam na construção da imagem da instituição.

2. Melhoram o desempenho do aluno

O estudante tem à disposição um conteúdo didático e acessível a qualquer momento e em qualquer lugar que ele quiser. Isso ajuda na memorização do conteúdo e estimula o aluno a acessar a plataforma diversas vezes ao dia.

3. Permitem padronizar os processos

Além de padronizar o processo operacional para todos os cursos de educação a distância, a ferramenta permite que parte do material seja reaproveitado no lançamento de novos conteúdos, economizando tempo e equipes para disponibilizar o material.

Entre as tendências processuais, a automatização do sistema de cobrança das mensalidades e de correção de provas contribui para a agilidade das dinâmicas acadêmicas, garantindo um significativo corte de custos por meio da otimização das equipes.

4. Estreitam a relação professor-aluno

Embora inicialmente o oposto seja verificado — a separação física entre professor e aluno —, ao mergulhar no conteúdo oferecido pelos cursos a distância, o estudante perceberá que a relação discente-docente vai se estreitar.

Por meio de bate-papos informais entre professores e alunos e entre os próprios estudantes, as barreiras geográficas são eliminadas, assim como as limitações de tempo e de espaço.

5. Permitem trabalhar o inbound marketing

Cursos gratuitos de curta duração são uma forma de envolver o público-alvo, e, posteriormente fidelizar o cliente. Interagir com o estudante de forma ‘sutil’ é uma das estratégias de inbound marketing para atrair alunos.

Como você viu, uma plataforma de cursos online é dinâmica, acessível a grande parte dos estudantes que talvez não poderia arcar financeiramente com um curso tradicional, além de ser uma opção de ampliar o leque de oportunidades de negócio da instituição de ensino.

E você, gostou deste artigo? Tem alguma experiência com plataformas online? Conte pra gente nos comentários!

Veja Também