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Marketing Digital

Por Delvair Macedo - 08/02/2017

Como fazer posts que geram engajamento no Facebook?

Intensificar o engajamento no Facebook é indispensável para as marcas que querem crescer no ambiente digital.

Dados fornecidos pela rede social em 2016 mostram que mais de 99 milhões de brasileiros possuem perfis ativos mensalmente, e o total de usuários já ultrapassa a marca de 1,48 bilhões. São muitos os motivos para ter uma estratégia eficiente para atrair mais público no Facebook, não é mesmo?

O engajamento está diretamente ligado às formas de interação, e isso reflete nos ganhos materiais e não materiais de um negócio. No caso da rede social, o engajamento é a capacidade dos posts de estimular os usuários a comentar, curtir, compartilhar e entrar em contato com a marca por meio de compatibilidade de interesses.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe as dicas que preparamos para você criar posts capazes de gerar engajamento no Facebook!

Poste citações conhecidas

Frases conhecidas e de efeito ditas por especialistas, personalidades, entre outras pessoas inteiradas no assunto são comumente usadas em canais como o Facebook.

O sucesso desse modelo se dá por conta da força que as citações podem ter sobre o público. Portanto, quanto mais relacionada com o propósito da marca a frase for, maior será a identificação do público.

Pergunte ao seu público

As perguntas são convites naturais para começar uma conversa, o que aumenta a interação e a audiência. Trata-se de uma oportunidade que você dá ao seu público de falar algo de seu interesse.

Proponha um assunto relevante, que estimule os clientes a sentirem vontade de respondê-lo e se expressarem. Entre as possibilidades de perguntas, estão:

  • pergunta específica: “qual o seu plano para o fim de semana?”;
  • pergunta com escolha: “praia ou campo? Qual a melhor opção para as férias?”;
  • pergunta com verdadeiro ou falso: “a seleção brasileira perdeu a última Copa nas quartas de finais? Verdadeiro ou falso?”;
  • pergunta relacionada a uma experiência: “o que mais te marcou no primeiro emprego?”;
  • pergunta com imagem: “quais os planos para começar bem o ano” (imagem de fogos, por exemplo);
  • pergunta divertida: “se pudesse sair correndo sem responsabilidades, para onde iria?”.

Compartilhe vídeos

Os vídeos estão cada vez mais em evidência nas redes sociais, e no Facebook não é diferente. Capazes de gerar maior visibilidade e engajamento, alguns vídeos apresentam um alcance gigantesco, tornando possível tirar bastante proveito do formato.

Você pode tanto produzir vídeos — entrevistar profissionais do seu segmento ou dar dicas de práticas relevantes para o seu nicho, por exemplo — ou compartilhar vídeos interessantes produzidos por terceiros.

Uma tendência para 2017 é a postagens de vídeos que contam apenas com legendas, sem a necessidade de um áudio. Atualmente uma boa parcela de acessos as redes sociais se dá em período comercial, no qual muitas vezes não temos um fone ou caixa de som habilitada para assistir o vídeo, por isso, acabamos apenas visualizando o vídeo e muitas vezes ficamos sem entender por conta do conteúdo dominar apenas o áudio.

O ideal é fazer o upload dos vídeos na sua conta, e não postar links externos (ao menos que esteja em um canal seu). Isso ocorre porque o Facebook entende que o link não é um vídeo, e isso pode afetar o alcance da publicação.

Crie conteúdo interessante

Essa é a dica mais importante desse post. A relevância do conteúdo é fundamental para a sua estratégia no Facebook — afinal, se o público não se identificar, não haverá engajamento nenhum.

Pesquise o seu público-alvo, o que ele gosta de fazer, quais são suas dúvidas e necessidades, como ele se diverte e do que ele não gosta. Com essas informações em mãos, defina sua persona. Dessa forma, será possível criar conteúdos com os quais ela vai se identificar, gerando maior possibilidade de engajamento.

Uma dica interessante é lançar posts mais informais, com memes, emojis, opiniões, frases engraçadas e demais conteúdos de humor. Páginas que sabem mesclar conteúdo sério com os mais informais tendem a criar uma base sólida de seguidores: basta saber dosar o humor para não causar impacto negativo à reputação da marca.

Seja consistente

Ter uma consistência frequente de postagens é importante para criar um hábito com seus fãs, mesmo sem perceber. Quando as pessoas curtem sua página, elas esperam que você compartilhe conteúdo que elas estão dispostas a ver.

É aí que encontra-se a necessidade de manter postagens para criar um alcance orgânico maior e acostumar seus seguidores às suas postagens. O ideal é manter uma agenda e segui-la, mas com cuidado para não lotar a timeline dos seguidores.

Planeje: esta é a chave para aumentar o engajamento no Facebook!

Já mencionamos que é interessante ter uma agenda de publicações, mas, mais do que isso, é interessante aproveitar os horários de maior acesso do seu público e estabelecer abordagens para cada horário. Esses e outros pontos vão garantir o sucesso da estratégia e da sua empresa.

E aí, gostou dessas dicas? Quer ficar por dentro de mais novidades para alavancar o marketing digital da sua empresa? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhum conteúdo!

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