0
         
Marketing Digital

Por Delvair Macedo - 15/09/2016

Saiba quais são as diferenças entre Branding e Design

Branding e Design são duas ferramentas importantes para as empresas que buscam a melhorar o desempenho da sua equipe de vendas através de novas estratégias.

Apesar de trabalharem lado a lado, muitos ainda se confundem ao pensar que Branding e Design são a mesma coisa. Você sabe as principais diferenças entre esses dois conceitos?  Confira o post a seguir e veja como cada um deles pode ajudar a sua empresa a se destacar no mercado!

diferenças entre branding e design

O que é Branding

Entende-se por Branding a construção e o gerenciamento de marcas. Em outras palavraas, trata-se de uma combinação de estratégias de marketing e comunicação para fazer com que elas sejam reconhecidas e que tenham valor aos seus devidos públicos.

A palavra “brand”, em inglês, significa “marca”. Portanto, o Branding engloba tudo – logotipo, logo, slogan, jingle, entre outros – que faça com que o público reconheça essa marca. Tal reconhecimento é marcado por todas as experiências que a marca proporciona ao seu público.

O Branding também está intimamente ligado com a percepção e o sentimento (bom ou ruim) que os consumidores têm sobre uma marca ou serviço – ou seja, a definição do tom e voz de sua empresa. Assim, o Branding vai muito além da idealização da identidade visual da empresa: sua função é atrair clientes para a sua marca, visando formar uma opinião e um sentimento sobre ela.

O que é Digital Branding

A popularização do mercado digital tornou fundamental que as empresas se preocupassem com seu digital Branding, pois a sociedade mudou sua forma de consumir.

Hoje, o cliente é mais exigente e só se relaciona com marcas que lhe entreguem o valor que ele define como indispensável na sua vida. E é exatamente esse o papel do digital Branding: levar ao cliente o que ele considera como fundamental!

As estratégias de comunicação que compõem o digital Branding são criadas para reverberar as marcas nas redes sociais e outras plataformas com a finalidade de fortalecê-las e consolidá-las.

O que é Design

O processo de Design envolve a idealização, concepção, criação e desenvolvimento de um produto ou serviço. O Design é baseado no conceito de que a forma e o modo que um produto é apresentado ao mercado está de acordo com a sua função.

Dessa forma, o Design se torna uma ferramenta importante para que as empresas possam disponibilizar produtos inovadores no mercado e obterem uma posição de destaque combinando estilo e funcionalidade.

Branding e Design: uma parceria de sucesso

Branding e Design caminham juntos para que a sua marca seja direcionada ao seu público, consolidando-a em um mercado cada vez mais competitivo. Ao combinar as duas ferramentas, as marcas geram mais valor e são capazes de se posicionar melhor no mercado digital, com mais solidez.

Um bom Branding só se faz com um Design que dê conta do recado, pois o público precisa de elementos que os aproxime da marca para que esta possa fazer parte de sua vida!

Comunicar o conceito de um produto ou serviço por meio da construção de uma marca, portanto, é um trabalho sério e de grande responsabilidade. Para que ele seja bem feito, é fundamental que o profissional entenda as diferenças e o papel do Branding e Design. Restou alguma dúvida? Conte pra gente nos comentários: ficaremos felizes em ajudá-lo!

Veja Também