0
         
Marketing Digital, Tecnologia

Por Delvair Macedo - 17/08/2017

UI Design e UX Design: entenda as diferenças

Um tema muito comum na comunidade de designers diz respeito à diferença entre UI Design e UX Design, que, apesar de semelhantes, ainda causam muitas dúvidas.

É fácil confundir os dois termos e, por mais que sejam parecidos, suas abordagens são diferentes, mas convergentes. O UX está relacionado à experiência do usuário e seus sentimentos em relação ao sistema, enquanto o UI é a forma como o usuário consegue alcançar essa boa experiência.

Conheça mais sobre o conceito, as diferenças e a importância de ambos:

O que é UX Design?

wireframe: UX Design

Wireframe desenhado por um UX Designer antes de passar pelo UI

O UX Design (User Experience Design) parte da premissa de que, ao projetar um sistema para o usuário, é necessário proporcionar a melhor experiência possível. Nesse contexto, é importante levar em conta como a interface se comporta com usuários reais.

Os requisitos básicos para proporcionar um bom UX Design é atender os anseios e as necessidades específicas dos usuários, possibilitando uma boa experiência. Para isso, não basta elementos visuais, mas também diagramação e arquitetura que reflitam o que o cliente/usuário espera do sistema.

O UX designer se utiliza de técnicas e processos com intuito de descobrir quais os elementos e processos que vão ser mais interessantes para o cliente, levantando as informações mais relevantes para isso.

O que é UI Design?

UI Design

UI Design aplicado no wireframe do slide anterior.

UI Design é a abreviatura de User Interface Design (Design de Interface do Usuário). Está relacionada à interface, o meio em que o usuário interage com um sistema ou dispositivo. Aqui, trataremos das interfaces digitais, que incluem interfaces gráficas de aplicações para web e softwares.

UI é uma interação que ocorre por meio de elementos capazes de gerar alguma ação entre o usuário e esse dispositivo. São exemplos de elementos os menus, os botões, os links etc. Trata-se da parte “visível” do sistema com o qual o usuário vai interagir, entretanto não vai se limitar a isso.

A User Interface está sensivelmente ligada à forma como será realizada a interação entre o usuário e o sistema, indo além da estética e da aparência da parte gráfica.

Um projeto adequado de UI antecipa-se às necessidades do usuário, garantindo que a interface seja simples e intuitiva. Isso assegura uma experiência de interface adequada às necessidades do projeto e minimiza dificuldades de uso e frustrações do usuário. O UI designer vai projetar informações em formas e cores para que o projeto seja mais atraente ao usuário.

Qual a diferença entre UI design e UX design?

Para explicar as diferenças entre esses conceitos, vamos representar UX e UI como se fosse um carro. Enquanto o UI trata do desenho físico do carro — ou seja, sua forma —, o UX seria a sensação de dirigir o carro — ou seja, a experiência do condutor em usar esse veículo.

Levando isso para um projeto de design de um site, por exemplo, o UI seria o desenho do projeto do site e o UX é toda a parte que o usuário irá interagir na página.

“Um site ou sistema com um bom UI e um UX fraco, é aquele típico site que é bonito mas quando você começa a mexer a experiência é ruim, é complicada.. Já o oposto, o site com bom UX e um UI fraco, é prático e simples, mas não tem aquela interface que te convence, impressiona e agrada.”
Raul Macedo

Por que ambos são importantes?

Ambas as abordagens são interessantes para o projeto, pois é um trabalho que vai além de dar aos usuários os apontamentos do que querem. É um ciclo que envolve testes A/B e de interatividade, tecnologias de acesso e navegação, pesquisa, estudo comportamental, análises, conversões, métricas e a previsão do que o usuário fará após ser impactado pela interface.

Também é indispensável estabelecer metas e objetivos claros relacionados ao comportamento do usuário, verificando, assim, se é possível obter os resultados esperados.

E aí, conseguiu entender a diferença entre UI Design e UX Design? Restou alguma dúvida? Deixe um comentário para que possamos ajudá-lo!

Veja Também