1+
         
Ensino à Distância

Por Delvair Macedo - 09/05/2017

Cursos online no WordPress: conheça 5 plugins para Sensei

Quem usa o WordPress sabe o quanto ele é flexível e oferece ferramentas diversificadas, ideais para o desenvolvimento de aplicações mais complexas. Uma delas é o Sensei, um plugin que permite a criação de cursos online no WordPress, transformando-o em  uma plataforma completa destinada ao ensino à distância.

A ferramenta pode ser integrada ao WooCommerce, outro plugin que permite transformar o site em um e-commerce com diferentes recursos. Além disso, o Sensei permite cadastrar cursos, subir videoaulas, gerenciar tarefas e o desempenho de alunos, disponibilizar certificados de conclusão de curso, entre outras funcionalidades.

Se você ainda não conhece os benefícios do Sensei, não perca o post de hoje:

O que é Sensei?

Trata-se de um plugin de Ensino à Distância para WordPress que permite o desenvolvimento de conteúdos em diferentes formatos, como vídeos, áudios, textos, imagens, apresentações etc.

Dessa forma, o aluno pode acompanhar o conteúdo e seu progresso por meio de uma barra de tarefas, postar dúvidas no fórum integrado ao sistema, entre outras possibilidades.

Quer aproveitar melhor essa ferramenta? Conheça 5 dos principais plugins para Sensei, suas funcionalidades e muito mais!

1. Sensei Course Progress

sensei plugin grátis course progress

Essa extensão gratuita é ideal para cursos com muitos alunos ou para cursos mais extensos, pois nem sempre é simples manter o controle nessas condições.

O Sensei Course Progress fornece uma barra lateral com todas as lições do curso ou módulo que o aluno está cursando. Você terá total controle do progresso dos alunos, permitindo adaptar e melhorar sua estratégia de ensino.

2. Sensei Certificates

sensei plugin gratis certificados ead

O plugin também é gratuito, permitindo emitir um certificado de conclusão de curso os alunos que participaram da formação. O Sensei Certificates gera certificados que podem ser baixados e impressos pelos alunos do seu curso, após a conclusão de um módulo ou do curso todo, de acordo com a sua proposta.

O legal é que o aluno pode acessar o certificado em sua área do aluno sempre que quiser, e baixá-lo em PDF. O único ponto negativo é que não é possível fazer um PDF com mais de uma página para usos como frente e verso (como é o caso se algumas instituições de ensino, que usam o verso para informações complementares).

3. Sensei Media Attachments

sensei plugin grátis media attachments

O Sensei Media Attachments é gratuito e uma ótima extensão para quem tem da cursos online no WordPress. Ele permite anexar arquivos de mídia para seus cursos e aulas online.

Por exemplo, se você tem algum material de leitura e quer disponibilizá-lo em PDF, o Sensei Media Attachments vai ajudá-lo. É só fazer o upload do arquivo para o seu curso ou aula e logo ele será apresentado como um link separado conforme a necessidade.

4. Sensei BadgeOS

gamification no ead - ensino à distância - curso online no wordpress

Este plugin custa de US$ 19 a US$ 79, de acordo com a versão. Ele é capaz de disponibilizar recompensas com emblemas digitais para todas as atividades de aprendizado do Sensei.

O BadgeOS Sensei Add-on permite que os alunos ganhem emblemas virtuais após alguma lição ou teste concluído que faça parte do curso criado no Sensei.

É você quem define as regras e os passos necessários para o recebimento dos emblemas e os alunos podem ganhá-los automaticamente quando completarem as exigências.

Ele é interessante para incentivar e engajar os alunos do EaD à progredirem nas aulas e cursos, através de meritocracia e gamification.

5. Pango Sensei Mode Colapse

sensei accordeon módulos de cursos online no wordpress, plugin pango

Esse plugin é bem simples, ele adiciona uma seta de alternância para os módulos de cursos criados no Sensei. Dessa forma, é possível expandi-los ou minimizá-los conforme o uso. O Pango Sensei Mode Colapse é gratuito.

Já para usuários mais avançados, normalmente o uso de HTML e JavaScript para resolver esse tipo de interação é sempre mais recomendado (deixe os plugins para as interações mais complexas).

Como instalar os plugins

Tanto o Sensei quanto os demais plugins para Sensei são simples de serem instalados. Basta acessar a aba “plugins” no site do WordPress, escolher o plugin desejado, baixar e, assim que estiver terminado, clicar em “install”.

Fácil, não é? Agora não há mais desculpas para deixar de criar seus cursos e lucrar com eles!

E você, gostou desse post? Conhece algum plugin que não citamos aqui? Conte pra gente nos comentários!

Ficou curioso? Conheça nossas soluções para plataforma EaD.

Veja Também