0
         
Ensino à Distância

Por Delvair Macedo - 07/02/2018

Como vender cursos online e ganhar dinheiro com o meu conhecimento?

O modelo de educação por vídeo vem se popularizando cada vez mais, à medida que ganha espaço entre aqueles que buscam se especializar, mesmo com a correria da rotina e o tempo cada vez mais escasso.

Por se mostrar um método de estudos dinâmico, atemporal e tão didático quanto a modalidade presencial, o ensino online desponta como, muito além de uma oportunidade de aprendizado, uma oportunidade de investimento para aqueles que possuem conhecimento e espírito empreendedor.

Neste artigo, vamos falar sobre como vender cursos online, levando em consideração alguns aspectos indispensáveis na busca pelo sucesso do negócio.

Estruturando bem o negócio

Em primeiro lugar, é fundamental encarar o projeto como um verdadeiro negócio. Pergunte-se:

  • Qual será a estrutura de funcionamento do curso?
  • O conteúdo será disponibilizado em módulos, capítulos ou aulas?
  • Algum recurso adicional será agregado à estratégia?

Outra consideração a se fazer diz respeito à forma de venda do curso: será no modelo de assinaturas mensais (geralmente utilizada quando o conteúdo é amplo e pode ser subdividido em uma série de vídeos mais curtos) ou o conteúdo será disponibilizado na íntegra, mediante o pagamento de uma parcela única?

No momento de estruturação do negócio, também é fundamental estudar e estabelecer o público-alvo ao qual o curso se destina. A partir daí, é possível concluir também de que forma a linguagem deve se ajustar a esse segmento.

Hospedando com credibilidade

Com uma estrutura bem definida, é hora de colocar a mão na massa e partir para os aspectos práticos da venda de cursos online. O primeiro passo para tornar real esse projeto é hospedar o material de estudo.

Nesse momento, é importante pesquisar e contar com a ajuda de quem entende do negócio: hospedar o curso numa plataforma sem credibilidade e com baixa confiabilidade pode acarretar problemas na execução dos vídeos, dificuldade na manutenção do sistema e do uso por parte dos alunos.

O segredo é buscar por um servidor que ofereça:

  • excelente serviço de streaming;
  • recursos de simples execução;
  • alto nível de interatividade entre os usuários;
  • suporte disponível e constantemente atualizado.

Portanto, é muito importante fazer pesquisas e buscar por essas características antes de bater o martelo na escolha da plataforma.

Definindo o local de vendas

Após definir a forma de comercialização do produto, chega o momento de escolher o local de vendas adequado.

Por meio de uma landing page, é possível apresentar argumentos de venda, atrair e reter os interessados em adquirir o conteúdo, podendo direcioná-los a um portal voltado exclusivamente para a venda do material, como é o caso do e-commerce.

Nesse sentido, alguns aspectos importantes devem ser considerados na hora de estruturar um bom local de vendas, como a facilidade no acesso, a responsividade do site (capacidade de se adaptar às mais diversas plataformas sem sofrer distorções ou perdas na programação) e a possibilidade de integração do portal com formas de pagamento online, que conferem agilidade e praticidade ao processo de compra.

Divulgando o curso online

De que adianta ter um curso online completo e bem estruturado se os potenciais consumidores do material não tem conhecimento sobre sua existência? A chave para não viver um pesadelo como esse é: divulgar!

Para garantir que todo o público-alvo determinado para o curso online seja alcançado, é preciso estabelecer um plano de marketing digital eficiente, que saiba conjugar diferentes estratégias e formas de abordagem.

Em alguns casos, posts para públicos estratégicos em redes sociais podem ser o suficiente para levar o consumidor à página de venda do curso; enquanto, em outros, pode ser necessário um processo de nutrição desses contatos — por meio de e-books, e-mails marketing, webinars etc. — antes de convencê-los a, efetivamente, adquirir o material.

Quer saber mais sobre como vender cursos online? Podemos ajudar você nisso! Entre em contato conosco e conheça nossos serviços especializados em Educação à Distância!

Veja Também