0
         
Tecnologia

Por Delvair Macedo - 06/10/2016

O que você deve saber na hora de escolher o domínio de um site

Você sabe quais critérios observar na hora de escolher o domínio de um site? O domínio é muito mais do que apenas um endereço. Ele representa o seu negócio, é a identidade de sua empresa online. Por isso, o domínio de um site precisa ser representativo e possuir uma ligação verdadeira com a empresa.

Não importa o tipo de site que sua empresa tem ou pretende construir, se ele funciona como um e-commerce ou se é apenas uma apresentação institucional: o domínio é o resumo de como ela será reconhecida na internet. Bons domínios de sites são facilmente reconhecidos, fáceis de lembrar e representam honestamente a marca.

No post de hoje, apresentamos algumas informações que você deve saber para escolher o domínio de um site da melhor forma possível. Confira!

como escolher o domínio de um site

Por que o domínio influencia o SEO

O domínio é um dos principais influenciadores do posicionamento de seu site nos resultados de buscas. O atual algoritmo de ranqueamento do Google favorece, mais do que tudo, a veracidade e o conteúdo.

Por isso, é importante que o domínio tenha uma relação honesta com sua empresa e seus produtos, afinal, ele é sua identidade online. Além disso, um domínio fácil de lembrar vai gerar mais tráfego. Mais tráfego gera um posicionamento melhor, iniciando um ciclo positivo de crescimento.

Como a extensão do domínio interfere nas buscas

Quando você escolhe o domínio, uma das opções a serem feitas é optar por uma das extensões possíveis, também conhecidas como Top Level Domain (TLD). Existem centenas de extensões possíveis para seu site, como as conhecidas: “.com”, “.net”, “.org”, “.int”, “.gov”, “.edu” e “.mil”. Cada uma faz mais sentido para um determinado tipo de negócio, como educação, governo, ONGs, entre outros.

Para empresas em geral, o “.com” é o que faz mais sentido. Existem também outras extensões mais específicas, como “.social” ou “.photography”. O importante aqui é ter em mente que a extensão “.com” é a mais conhecida e lembrada por qualquer um.

Além disso o Google da mais relevância nos resultados de busca para as extensões .gov, .org e .edu por considerar de utilidade pública, depois vem o .com, e só depois vem as demais como .net, .ind e etc.

Mas atenção, ter um domínio com a extensão “.com” significa maior probabilidade de que o cliente ou usuário se lembre e encontre rapidamente o seu site. Contudo, o “.com” é mais “concorrido” que os outros, ou seja, mais domínios estão registrados com essa extensão, de forma que escolher um domínio vai requerer um pouco mais de criatividade.

Domínio .com ou .com.br qual o melhor?

Entre as extensões .com e .com.br, ambas são boas para o SEO, ou seja, o Google vai tratá-las com a mesma prioridade. Mas uma observação é importante:

  • as extensões que não possuem o .br no final são consideradas internacionais e o Google por padrão vai indexa-las para buscas de diversos países (o mesmo vale para extensões de outras nacionalidades)
  • as extensões que possuem o .br no final por padrão vão indexar para buscas no Brasil.

Se você quer que seu site .com indexe apenas para o Brasil ou que o seu site .com.br indexe internacionalmente, é preciso alterar essa configuração através do Google Webmaster Tools.

E onde registrar um domínio .com ou um .br?

  1. Domínios terminados em .br, sempre registre no registro.br, lá você pode consultar a disponibilidade do domínio e registrar sem ter intermediadores como empresas de hospedagem e etc.
  2. Domínios .com ou outros que não sejam nacionais você tem várias opções, a mais conhecida é a GoDaddy.com.

6 regras essenciais para escolher o domínio de um site

Foque no essencial

Tente ser curto e memorável, de forma que fique fácil de se lembrar. Um bom domínio também deve ser fácil de se pronunciar e escrever.

Palavras-chave no domínio

O domínio é um dos critérios mais relevantes para o Google na hora de ranquear seu site em um resultado de busca, ou seja, quanto mais palavras-chave o seu domínio tiver de relação com a busca pretendida, melhor será o posicionamento do seu site nessa busca.

Ex: A busca mais relevante para seu negócio é Escola de Inglês em Curitiba, então é melhor um domínio talkingles.com.br do que talk.com.br, pois na primeira eu consegui incluir uma palavra-chave relevante para o negócio.

Regra não-dita

Quando escolher o domínio de um site, tente selecionar algo que não seja muito semelhante à concorrência. Além disso, opte por algo que não viole a marca registrada de alguma empresa.

“.com”

Como já vimos, a extensão “.com” é a mais popular dentre as possíveis, de forma que é a mais fácil de ser lembrada por seus clientes e usuários. Portanto, tente escolher um domínio possível nessa extensão.

Pense em uma boa marca

Ter uma marca forte é importante. Mesmo que sua empresa venda apenas um produto ou um serviço, pense em algum domínio que possa crescer posteriormente, que não fique preso a esse único produto ou serviço inicial.

Seja criativo

Hoje, é difícil encontrar um domínio simples e fácil de se lembrar, principalmente na extensão “.com”. Por isso, tente expandir suas alternativas, pense em frases, nomes compostos ou algum verbo relacionado aos produtos e serviços de sua empresa. Mas leve em consideração os pontos anteriores.

E aí, está preparado para escolher o domínio para o site da sua empresa? Restou alguma dúvida ou tem alguma experiência pra compartilhar? Conte pra gente nos comentários e participe!

Veja Também